quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Henrique Alves discute novos IFRNs com ministro

- Publicidade -

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, debateu ontem, em Brasília, com o ministro da Educação, José Henrique Paim, a construção das futuras unidades do IFRN para o Rio Grande do Norte. Segundo o deputado, com base em critérios técnicos, os mesmos utilizados para definir todas as demais unidades já instaladas, o objetivo do MEC é construir dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um em Mossoró, no bairro Santo Antônio,  para  contemplar a demanda por cursos técnicos na região Oeste, e outro em Touros, no Litoral Potiguar, onde a economia local e da região  se diversifica.
Projeto da adutora de Currais Novos é entregue ao ministro da Integração, Francisco Teixeira
Paim assegurou ainda que os campi avançados do IFRN em Parelhas e Lajes deverão funcionar já a partir do próximo mês. Os dois novos campi seguirão o mesmo padrão dos campi avançados de São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará-Mirim.

#SAIBAMAIS#Durante a reunião, o ministro revelou também que está prevista a construção de cinco unidades do IFRN em cidades polos do interior do Estado para fortalecer a regionalização da rede de ensino técnico e superior do instituto. As futuras unidades, ainda sem recursos assegurados pelo governo federal, são para as cidades de Umarizal (para atender ao Médio Oeste), São José de Mipibu (Grande Natal), Alexandria (Oeste), Jucurutu (Vale do Açu) e São Miguel (Alto Oeste).

O ministro explicou ao presidente da Câmara dos Deputados que, assim como em Natal, onde a rede de escolas técnicas foi ampliada, totalizando três unidades (Zona Norte e Cidade Alta, além da sede), o interior ganhará novas escolas com base na demanda por educação profissional e indicadores sociais e econômicos, entre eles o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Assim foram escolhidas as cidades de Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Parnamirim e Pau dos Ferros, as primeiras beneficiadas com a expansão da rede.

Antes da decisão do governo federal de expandir a rede de educação profissional, o Rio Grande do Norte contava com apenas duas unidades do IFRN em Natal e Mossoró e três da UFRN: Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas