sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Henrique reitera: “É hora de somar”

- Publicidade -

Mantendo a postura de não atacar nem agredir seus concorrentes, o deputado Henrique Eduardo Alves foi o único a dedicar integralmente o seu tempo no debate entre os candidatos ao governo do Estado, promovido na noite desta quinta-feira, 28, pela Band Natal à apresentação de propostas. Em suas perguntas, o candidato a governador da coligação União pela Mudança tratou de  assuntos de interesse da população. A mesma atitude teve em suas respostas e comentários. Henrique abordou temas como Educação, Segurança Pública, Recursos Hídricos, redução da máquina publica, fortalecimento da UERN e doações eleitorais.  No último bloco de perguntas, Henrique deixou claro que o vice-governador Robinson Faria não tem autoridade para falar em acordão quando ele próprio chegou a discutir com Henrique a possibilidade de apoiar sua candidatura.
Realizado na Band-Natal, com mediação de Diógenes Dantas, o debate de quinta-feira reuniu os 5 candidatos ao Governo do RN
Em suas considerações finais, disse que a situação do Rio Grande do Norte é muito grave e que é hora de somar experiências e inteligências, em vez do radicalismo e da falta com a verdade. Disse ainda que não é hora de aventura e que isso já aconteceu nas eleições para prefeito de Natal e governador do Estado e o resultado foi desastroso. Saiba como foi o comportamento e conheça as ideias apresentadas por Henrique durante todo o debate:

EDUCAÇÃO
Perguntado sobre quanto de emendas destinou à educação pública do Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Eduardo lembrou que todos os municípios do Rio Grande do Norte receberam o seu apoio, tendo sido beneficiados por suas emendas parlamentares. Especificamente sobre a área da Educação, respondeu que como presidente da Câmara articulou e conquistou o apoio do plenário da Casa para aprovar o Plano Nacional da Educação (PNE) que estabelece investimentos de 10% do PIB na Educação nos próximos dez anos. Henrique disse que o plano para a Educação a ser implantado no seu governo seguirá o PNE, com a criação de escolas de tempo integral, redução do analfabetismo, melhoria do ensino e aprendizagem, valorização dos professores e aumento da taxa de alfabetização de pessoas até 15 anos de idade.

SEGURANÇA
Ao comentar a resposta do PSTU sobre segurança pública, Henrique reafirmou que a segurança pública será prioridade no seu governo e que o gabinete de gestão integrada ficará vinculado diretamente ao gabinete do governador.

RECURSOS HÍDRICOS
Ao comentar resposta do vice-governador do Estado, Henrique lembrou ter viabilizado junto ao

Dnocs a perfuração de mais de 1.000 poços no Rio Grande do Norte. Falou da iniciativa de seu pai, então ministro do governo do presidente Itamar Franco, de retomar o projeto da transposição do Rio Grande do Norte.  E destacou a sua participação para garantir investimentos do Governo Federal na construção das barragens de Santa Cruz do Apodi e de Umari e, mais recentemente, na viabilização do projeto da Barragem de Oiticica, cuja construção era aguardada há mais de 50 anos.

DOAÇÕES ELEITORAIS
Ao responder à candidata do PSTU, Henrique destacou que as doações financeiras feitas por empresas ao PMDB e à sua campanha atendem, rigorosamente, ao que determina a lei, sendo feitas de forma clara e republicana, com os recursos financeiramente claramente demonstrados. O candidato a governador lembrou que como presidente da Câmara e integrante do Poder Legislativo que faz as leis se sente na obrigação de cumprir rigorosamente o que determina a legislação eleitoral, válida para todo o País.

REDUÇÃO DA MÁQUINA
Respondendo a pergunta feita pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, sobre plano de redução da máquina estatal, destacou que eleito governador promoverá reforma administrativa responsável que torne a máquina pública mais eficiente e ágil na análise de novos empreendimentos, na abertura e fechamento de empresas.

FORTALECENDO A UERN
Em resposta a pergunta feita por um telespectador, Henrique asseguro que, eleito governador, promoverá o fortalecimento da política de interiorização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com destinação de recursos do Orçamento Geral do Estado, com a oferta de cursos que interessem  ao mercado regional e atendimento à imensa procura de jovens em busca de acesso ao mercado de trabalho.

APOIOS POLÍTICOS
No penúltimo bloco, em que os candidatos a governador faziam perguntas  a um concorrente de livre escolha, Henrique deixou claro que Robinson Faria não tem autoridade para falar em acordão, pois chegou a conversar sobre a possibilidade de apoio à sua candidatura. Henrique perguntou em quem o companheiro de chapa de Rosalba Ciarlini em 2010 votou para o Senado. Faria, que tem feito críticas aos ex-governadores que apoiam Henrique, confirmou ter votado em Garibaldi, mas omitiu o voto em José Agripino. Disse que Alves só vota em Alves, mas Henrique lembrou que ele, Robinson, nas eleições para prefeito de Natal, apoiou Carlos Eduardo Alves enquanto Henrique ficou com o candidato do seu partido, o PMDB. Henrique deixou claro que ao longo de sua atuação na Câmara dos Deputados tem dado apoio aos prefeitos, aos municípios e aos governadores, independentemente de tê-los apoiado em eleições. “O vice-governador de Rosalba tanto sabe da minha conduta que chegamos a conversar sobre a possibilidade de ele nos apoiar”, respondeu Henrique.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas