sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Henrique, Robinson e João Maia anunciam pacto

- Publicidade -

João Maia, Henrique Eduardo, Robinson e Fábio Faria destacam formação da Unidade PotiguarA eleição de 2010 no Rio Grande do Norte ganha um novo cenário. Os presidentes estaduais do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves; do PMN, deputado Robinson Faria; e do PR, deputado João Maia, anunciaram a formação da Unidade Potiguar, que também passa a ser integrada pelo PP, partido presidido por Pedro Augusto Lisboa. O deputado estadual Robinson Faria afirmou que estão encerradas as conversas isoladas. Esses líderes partidários definiram, com esse acordo, que estarão no mesmo palanque em 2010. O deputado federal Henrique Eduardo Alves destacou que é questão pacífica o fato do grupo apoiar o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, mas no plano local as conversas estão abertas com todos os partidos.

“Não vamos discriminar ninguém. Não podemos ser excludentes. Vamos abrir o diálogo. A vertente é a base do presidente Lula em 2010, apoiando a ministra Dilma Roussef. Mas às vezes no Rio Grande do Norte se impõem realidades diferentes. Essa realidade nós vamos discutir. Agora não podemos excluir”, analisou o líder do PMDB. Ele ressaltou que a aliança firmada é para traçar um projeto em favor do Estado. Henrique Alves ponderou que não há nome fechado para o candidato a governador.

O deputado peemedebista disse que a escolha do candidato a governador por esse grupo será feita com diálogo. “Não é só ungir um candidato. Tem que ter humildade de agregar, somar, escolher  dialogando”, comentou. O deputado federal João Maia observou que está encerrada a fase de conversas isoladas dos partidos que integram a Unidade Potiguar. “Queremos qualificar a discussão. Esse candidato não pode ser escolhido em processo solitário”, comentou.

O deputado estadual Robinson Faria foi incisivo: “Não existe mais PMN, PMDB, PR e PP individualmente. Temos a paciência e humildade de ouvir o sentimento do povo. Não vamos tomar decisão de dentro do gabinete, sem ter oportunidade de ouvir a população”, frisou. Faria destacou ainda que estão mantidas as pré-candidaturas dele e do deputado federal João Maia ao governo. “Cada um mantém a sua caminhada. Mas os partidos pertencem à base do presidente Lula”, destacou  o deputado.  João Maia observou que embora todos tenham pretensões políticas, está encerrada a fase de conversas individuais. Henrique Alves afirmou que a Unidade Potiguar procurará conversar com a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira e o PT. O parlamentar peemedebista, que citou também como pré-candidato ao governo o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT). Henrique Alves afirmou que a governadora foi informada ontem da criação da Unidade Potiguar. E qual foi a reação dela? “Tranquila. Ela sabe que pode confiar em mim”, respondeu Henrique Eduardo.

Garibaldi afirma que pacto “é importante”

O senador Garibaldi Filho considerou “importante” a formação da Unidade Potiguar, o novo bloco partidário integrado pelo PMN, PP, PR e PMDB. Para o parlamentar, a nova aliança contribuirá na consolidação de um processo democrático e transparente na discussão das alianças de 2010. “Acho importante que os partidos, inclusive o PMDB, através do seu presidente (deputado Henrique Alves), firmem o pacto e certamente isso irá contribuir para que tenhamos um debate da sucessão tanto no nível estadual e nacional o mais democrático e transparente possível”, disse o senador. Ele ressaltou que o propósito é de “colaboração”. “Apenas acho que é cedo para avançar em maiores definições. Vamos ouvir os nossos militantes”, frisou Garibaldi Filho.

Iberê afirma que é preciso trabalhar pela união da base

O vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) admitiu que a base governista está desunida. “Estamos trabalhando para manter a base unida”, disse Iberê. Ao ser perguntado se haveria desunião no sistema governista, disse: “Claro que existe e você sabe disso”, respondeu ao repórter. Iberê, tido como nome certo para disputar a reeleição em 2010, afirma que não se sente candidato e diz que está tentando viabilizar sua candidatura.

Ele não se preocupa com o surgimento da Unidade Potiguar, lançada ontem e que tem a participação do PMDB, PR, PMN e PTB. “O deputado Henrique (Alves, presidente estadual do PMDB) me disse que iria se reunir com o PMN e PR. O objetivo é unir a base do governo”, diz.

O racha da base, já admitida pelo vice-governador, decorre do lançamento precoce de seu nome, por parte do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), que afirmou que o partido já tinha um candidato ao Governo. A declaração do deputado agravou uma situação tida como desconfortável para o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), e para o deputado federal João Maia (PR).

Robinson Faria e João Maia acusaram o governo de prestigiar Iberê em detrimento dos demais pré-candidatos – no caso eles próprios, além do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A governadora Wilma de Faria tentou apaziguar o clima de insatisfação ao afirmar que a definição do candidato seria anunciada somente no próximo ano e que 2009 era para administrar. (Com informações do Jornal de Fato).

JA reitera desejo de estar junto

Lideranças comentaram o novo cenário político do Estado face o pacto firmado entre os deputado Henrique Alves João Maia e Robinson Faria. O senador José Agripino Maia, líder do DEM, distribuiu nota à imprensa afirmando que o novo grupo já compõe a base de sustentação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e da governadora Wilma de Faria (PSB). “Respeito o posicionamento que eles anunciaram em relação à sucessão presidencial e reitero o desejo de estarmos juntos em eleições futuras, como já estivemos em eleições do passado”, frisou. Procurada, a governadora Wilma de Faria (PSB) informou, através do secretário de Comunicação Social Rubens Lemos, que não se pronunciará sobre o assunto “até porque não se inteirou do fato”.

Para o PMDB, prioridade é a reeleição

O deputado federal Henrique Eduardo Alves confirmou que a criação da Unidade Potiguar não traz mudança na prioridade do PMDB para o pleito de 2010. Ele afirmou que a defesa principal do partido é pela candidatura à reeleição do senador Garibaldi Filho. No entanto, ponderou que isso não significa que os partidos da aliança já estão fechados em torno do nome do senador peemedebista.

“Não estamos fechados com nomes. Mas Garibaldi é  a prioridade do PMDB. Espero convencer os meus companheiros (Robinson Faria e João Maia) para apoiar Garibaldi Filho. E ele (Garibaldi Filho) terá tempo também para articular e convencer os demais partidos”, comentou o deputado Henrique Eduardo. Ele enfatizou que continua apoiando o governo Wilma de Faria, mas comentou que a escolha do candidato não pode ocorrer com radicalismos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas