quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Homenageando Ticiano

- Publicidade -

Woden Madruga  [[email protected]]

Ticiano Duarte, falecido em 8 de agosto, está sendo homenageado num Encontro Nacional da Maçonaria (Rito de York) que se realiza em Belo Horizonte, desde quinta-feira e que se estenderá até domingo. O evento divide-se em três assembleias: a “Anual dos Comanderias de Cavaleiros Templários do Brasil”, a “Trienal do Supremo Grande Conselho de Mações Crípticos do Brasil” e a “Trienal do Supremo Grande Capítulo de Mações do Real Arco do Brasil”.  Ticiano foi uma das mais expressivas lideranças maçônicas brasileiras. Sempre esteve presente nesses encontros, muitas vezes como palestrante. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente Independente do Rio Grande do Norte, presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) e exerceu ainda vários postos em outros capítulos da Moçaria, aqui no Rio Grande do Norte e também no país.

Roberto Luiz Dias Florêncio, que é o secretário de Comunicação do Grande Oriente Independente do Rio Grande do Norte, está em Belo Horizonte e de lá me mandou algumas informações sobre o evento, a  Maçonaria e seus vários ritos. Por exemplo:
–  No Brasil são praticados oito ritos nas três Potências Regulares. Ticiano tinha o último grau (o mais elevado) em dois ritos:  o Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) e o Rito de York (RY). No REAA, ele era Soberano Grande Comendador e no RY, Comendador. No cotidiano maçônico Ticiano comandava os dois ritos no Rio Grande do Norte.

– No Rito de York, que é dividido em quatro corporações, Ticiano fundou as quatro. Ultimamente era o comendador da Comanderia Rondon de Cavaleiros Templários, que compreendia o Norte e Nordeste.

– A Comendaria Estadual de Cavaleiros Templários, que estava sendo fundada no Rio Grande do Norte e que seria chamada de “Confederação do Equador” será denominada agora de “Comanderia Ticiano Duarte de Cavaleiros Templários”, decisão unânime dos que fazem o Rito de York no Rio Grande do Norte.

Roberto Luiz, que no encontro de Belo Horizonte  falará  sobre  Ticiano Duarte,  me informou ainda que ele, Ticiano, “seria nomeado o representante da Grande Comanderia de Caveleiros Templários Internacional para a América do Sul, que tem sede nos Estados Unidos,  mas diante de seu súbito desaparecimento, a Suprema Grande Comandaria resolveu homenageá-lo neste encontro de Belo Horizonte.”

A organização do Encontro imprimiu um folder com dados biográficos de Ticiano, ilustrado com sua fotografia, ao lado de símbolos maçônicos.  Título: “Grand Honours – Ticiano Duarte, Past Comandante – Comanderia Rondon de Cavaleiros Templários”.
Uma grande figura!

A família de Ticiano está representada no Encontro de Belo Horizonte pela filha Ana Jacira e a neta Ana Paula.

De Política
Deu na coluna de Ricardo Noblat, de O Globo:
– Pela primeira vez em público, Lula admitiu, em entrevista a Roberto D’Ávila, da Globo News, que pode ser desejável um diálogo entre governo e oposição para tratar dos problemas do país.
– Menos por se negar a participar, e mais para ferir a sensibilidade de Dilma, Lula disse que o diálogo depende da presidente da República. E que a iniciativa deve ser dela. Lula lembrou duas vezes em que esteve ao lado de Fernando Henrique Cardoso e de Mário Covas – o primeiro então candidato ao Senado, o segundo a governador de São Paulo em 1994 e 1998.
– Condicionou o diálogo ao estabelecimento de uma agenda de assuntos e propostas “concretas”. E lembrou que os protagonistas do diálogo devem ter procuração dos seus partidos para negociar.
– Aqui mora um dos problemas sérios para que o diálogo produza bons resultados. Lula manda no PT. E se ele e Dilma se entenderem, ela poderá falar pelo partido. Fernando Henrique não manda no PSDB. Há ali pelo menos quatro caciques: o ex-presidente, José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Nem sempre eles estão de acordo.

Audiência da seca
Foi cancelada a audiência pública que a Comissão de Serviços de Infraestrutura, do Senado, tinha agendada para ser realizada em Natal, no dia 27, quinta-feira da próxima semana. A reunião seria para discutir soluções para a crise hídrica que ocorre no semiárido nordestino.

O cancelamento foi determinado pelo fato de que a presidente Dilma Rousseff receberá, até o dia 30, as propostas dos governos estaduais para a realização de obras que podem minimizar os efeitos da seca.
A Comissão de Serviços de Infraestrutura é presidida pelo senador Garibaldi Filho.

Da boa música
A Banda Filarmônica de Cruzeta, regida pelo maestro Humberto Carlos Dantas, Bembém, viajou ontem até à cidade pernambucana de Goiana, por conta de um projeto de intercâmbio cultural, promovido pela Banda Canto da Curica, de lá, uma das mais antigas do Brasil.

A Filarmônica fica em Goiana até amanhã, domingo. As duas bandas vão se apresentar juntas. No repertório compositores potiguares e pernambucanos.

Livro
No outro sábado, 28, a escritora e magistrada Perpétua Wanderley lançará em Natal o seu livro Daqui eu vejo o Cata Vento. Será no espaço Iolla Gourmet, que fica na avenida Campos Sales, em frente ao Seminário de São Pedro.
O livro reúne crônicas sobre o Vale do Assu e tem prefácio do escritor e acadêmico Francisco Fausto de Medeiros.

Glorinha

Anote em sua agenda: dia 27, no Teatro Riachuelo, coisa das 20h30, acontecerá o show “Memórias de Glória, 90 anos de história”. No palco a cantora Glorinha Oliveira, 90 anos de encantamento.  Entre outras belezas ela interpretará poemas musicados de Auta de Souza.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas