quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Honda Fit alcança marca de 500 mil unidades montadas

- Publicidade -

Um dos maiores sucessos de vendas do mercado, o Honda Fit chega este mês à expressiva marca de 500.000 unidades produzidas na fábrica de Sumaré (SP). O resultado revela a trajetória de um veículo que, desde seu lançamento em 2003, revolucionou o seu segmento de atuação e segue acumulando prêmios e conquistando fãs. O modelo se destaca por atender as necessidades de  públicos distintos: do jovem, que busca um veículo com visual moderno, versátil e com boa relação custo-benefício, à família, que prefere amplo espaço interno, segurança e confiabilidade, alguns de seus principais atributos.
O FIT oferece conforto e economia de combustível (chega a rodar 15 km com 1 litro de gasolina)
Entre os reconhecimentos da mídia especializada conquistados durante sua trajetória, figuram os títulos de “Melhor Compra”  (Auto Esporte); “Best Cars” (Motorpress Brasil); “Compra Certa”  (Revista Car And Driver); “Os Eleitos” (Quatro Rodas);” “Carro do Ano para Pessoas com Deficiência” (Revista Reação), entre outros.

Atualmente, o FIT é vendido em mais de 120 países e produzido em 10 unidades fabris de diferentes regiões do planeta. A 3ª- geração, que começou a ser vendida no Japão no final de 2013, conquistou milhares de fãs e figura na lista dos modelos mais vendidos no país.

Histórico do modelo
O FIT foi lançado em abril de 2003, inicialmente nas versões LX e LXL, com motor 1.4, de 80 cv, a gasolina. O câmbio automático era uma inovação: foi adotada uma caixa continuamente variável, chamada CVT, de relações infinitas. A versão de entrada, LX, trazia ar condicionado; direção, travas, vidros e retrovisores elétricos; airbag para o motorista; banco do condutor e volante com regulagem em altura, entre outros itens. A LXL contava, ainda, com rodas de liga-leve; airbag também para o carona; freios ABS com EBD; CD Player e computador de bordo. Em 2005, a Honda ampliou a linha do modelo, lançando o novo Fit EX, com motorização 1.5l VTEC, de 105 cavalos de potência.

Na linha 2007, apresentada em dezembro de 2006, o modelo passou a contar com tecnologia bicombustível para as versões 1.4l LX e 1.4l LXL, com transmissão manual, com o subtanque de partida a frio isolado e injetores de combustível específicos. Na ocasião, a linha FIT contava também com as versões LX e LXL a gasolina, com transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission) e EX, com opções movidas à gasolina e transmissão manual ou automática.

A série especial “S”, com produção limitada a mil unidades, foi lançada no início de 2008, marcando o fim da primeira geração. A versão contava com motor 1.5 e detalhes esportivos como nova grade frontal, saias laterais e para-choque traseiro exclusivo, além de volante revestido de couro, detalhes na cor prata no rádio e maçanetas internas, entre outros.

A segunda geração, versão 2009, lançada em outubro de 2008, chegou com tudo novo. A começar pelo nome, que passou a ser “New FIT”. As versões passaram a ser quatro: 1.4l – LX e LXL – e 1.5l – EX e EXL (novidade), todas com opção de transmissão manual e automática, a única da categoria, de cinco velocidades. O design externo incorporou traços esportivos e o modelo ficou mais espaçoso, uma vez que suas dimensões (comprimento, largura, altura, bitola e entre eixos) foram aumentadas. A motorização também evoluiu. As versões 1.4l e 1.5l passaram a ser produzidas com a nova geração do motor i-VTEC Flex, gerando mais desempenho e economia. O modelo passa a ter 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. Em 2011, a família ficou maior, com o lançamento do novo Fit DX. A versão chegou ao mercado com a proposta de atender a um público ainda mais abrangente. Produzido com rodas de aço e calota com design inovador de 15’, possui motor Flex de 1.4l, com potência de 100 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 101 cv a 6.000 rpm, (etanol), com disponibilidade de transmissão automática e manual.

Em 2012, o modelo chegou à sua versão 2013 e ganhou novo visual. Novo design, para-lamas dianteiros redesenhados, novos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade frontal, novo conjunto de faróis e capacidade do tanque de combustível aumentada para 47 litros, entre outros itens foram aprimorados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas