sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Horta urbana

- Publicidade -

Um encontro saboroso entre produto, produtores e matéria-prima, visando os paladares mais saudáveis e exigentes: será a tônica do A Horta Abre as Portas, que promoverá neste sábado, das 8 às 11h, uma degustação dos produtos da Mediterrâneo Buffet, especializada em antepastos italianos, e a Horta Orgânica de Capim Macio, de onde sai boa parte dos ingredientes naturais usados nos molhos. Será uma chance de provar o que está sendo plantado na área, da melhor forma.
Alexandra Cristina transformou terreno baldio em área cultivável. Seu espaço é famoso pela variedades de produtos
O italiano Michele Maisto, criador do buffet, conduzirá a degustação, que incluirá pasta de tomate seco, pesto de manjericão, tomate seco, antepasto de berinjela e abobrinha, caponata, e os molhos pomodoro, basílico, bolonhesa, e puttanesca. Essas iguarias serão acompanhadas de pães e torradinhas para serem devidamente saboreadas. Toda a parte verde do cardápio é colhida da Horta Orgânica, o que proporciona qualidade superior aos produtos. Michele afirma que esse encontro divulga, promove a conexão direta com o produtor, e mostra ao cliente de onde vem o que ele está consumindo.

Recanto verde: Área urbana fértil e parceria com produtores
O recanto verde de Capim Macio existe há quatro anos e é uma das maiores referências em Natal sobre produtos orgânicos e alimentação saudável. Além da produção própria, a horta conta com uma série de parcerias com pequenos produtores, que possibilita a comercialização sem intermediários. O que não tiver na horta, os parceiros providenciam. A exigência é que tudo seja orgânico.

A horta foi uma ideia da angolana Alexandra Cristina Soares, que vive há 12 anos em Natal. A ação veio da necessidade: ela não conseguia achar frutas e verduras orgânicos na cidade, e resolveu ela mesma plantar. “Esse terreno da horta era de areia de duna. Eu tive que transformá-lo num chão cultivável, e pra isso usei apenas adubo orgânico e minhocas, nada de esterco animal. Deu certo, e eu comecei a colher o que plantava”, diz. Alexandra costuma doar algo de sua produção para escolas da área, até que uma demanda surgiu e ela resolveu investir.

Cerca de 45 itens brotam da horta de Capim Macio. Entre eles estão as várias alfaces (americana, roxa, crespa, etc.), manjericão, tomate, abobrinha, berinjela, alho, escarola, chicória, cebolinha, coentro, pimenta, brócolis, espinafre, rabanete, salsa, agrião, hortelã, mandioca e aipim. Entre as novidades estão a ‘yam’ (um tipo de batata-doce cor de laranja, que os norte-americanos adoram) e a pitaia (a nutritiva fruta do cactos). Entre as frutas mais comuns estão manga, banana, abacate, pinha, abacaxi, e frutas da época em geral.

Feirinha
A horta abre para o público de terça a sábado, tornando-se uma animada feira orgânica. Vem gente de toda a cidade e até de municípios do estado. “Os benefícios do vegetal orgânicos são famosos, e todo mundo quer ser saudável. É o tipo de alimento que melhora o intestino, a pele, o sistema imunológico, a qualidade de vida em geral”, afirma Alexandra. Ela recomenda o horário da manhã, pois à tarde, boa parte dos itens já sumiu. Um autêntico fim de feira orgânica.

Serviço:
Horta Orgânica de Capim Macio. Rua Américo Soares Wanderley, 1937 – Capim Macio. Aberto terça a sábado das 7h30 às 12h, e de 14h30 às 17h. Evento no sábado, de 8 às 11h. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas