sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Hospital Varela Santiago realiza primeiro exame de tomografia

- Publicidade -

Marcelo Filho
Repórter

O dia 24 de novembro representou um marco para o Hospital Infantil Varela Santiago. Uma antiga demanda de pacientes e funcionários do hospital foi atendida com o início da realização de exames por tomografia na instituição. O equipamento foi adquirido com recursos obtidos através da campanha “Amor pelas crianças, o legado da copa”, em que foram vendidas mais de 52 mil camisas alusivas à Copa do Mundo de 2014.

O momento é de festa na avaliação de Paulo Xavier, diretor do Varela. “É a maior conquista em 16 anos à frente da administração. Importante destacar que esta é uma vitória coletiva, graças à participação de toda a sociedade potiguar”, disse. O sucesso da campanha é tanta, que, até hoje, pessoas procuram as camisas.
Tomógrafo foi comprado após campanha de venda de camisetas
A situação anterior à aquisição do equipamento era delicada. Os bebês que necessitavam de exames tomográficos, ao sairem da UTI, eram transferidos em ambulâncias do SAMU dentro de incubadoras para o Hospital Walfredo Gurgel ou para clínicas particulares, o que demandava tempo e prolongava a angústia de mães e pais. “Com isso, a gente espera gastar 1/4 do tempo que antes se levava para realizar os exames”, explica Xavier. Durante a manhã, foram realizados cinco exames de tomografia no Varela.

A campanha arrecadou R$ 1 milhão com a venda das camisas. O equipamento custou 288 mil dólares. Além disso, também foi instalado digitalizador de imagens, que enviará os resultados dos exames a uma clínica em São Paulo e que será disponibilizada online aos pais, sem que haja a necessidade de se deslocar às clínicas da cidade para recebê-los.

A conquista só reforça a importância do hospital para a sociedade norte-riograndense. “Somos respeitados e reconhecidos em todo o Brasil. Atendemos a todo tipo de público, através do SUS. Agradecemos o empenho de toda a população e também o apoio que a imprensa deu para a concretização desse momento”, enfatiza o diretor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas