sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Iaperi Araújo expõe pinturas com tema de São Sebastião

- Publicidade -

A primeira edição do projeto “Privado é Público” de 2012 apresenta ao público natalense toda a devoção e o apreço que o médico, artista plástico e escritor Iaperi Araújo tem por São Sebastião, personagem principal do acervo que ocupa a galeria Newton Navarro da Fundação José Augusto até o próximo dia 31 de janeiro. Natural de Florânia, Araújo homenageia pela quarta vez o padroeiro da cidade onde nasceu e explica que a exposição está dividida em dois momentos distintos: “Valei-me São Sebastião dos Outros” e “Valei-me meu são São Sebastião”.

Iaperi Araújo expõe acervo pessoal na FJA
“Nessa quarta exposição coletiva adoto o mesmo formato da anterior: mostro quadros novos que produzi especialmente para a ocasião, junto com trabalhos de outros artistas que também se inspiraram no santo”, explicou. A primeira vez que abordou a temática, em 1994, Iaperi criou 20 telas e na segunda convidou outras pessoas para dividir com ele a galeria com quadros especialmente pintados para a ocasião.

São Sebastião sertanejoDesta vez reúne 26 obras, 20 do acervo pessoal e seis inéditas – as únicas que estão à venda. “Esse acervo me acompanha há bastante tempo, são trabalhos de artistas que admiro, e não pretendo me desfazer deles”, garantiu. Há quadros de Leopoldo Nelson, Jomar Jackson, Arruda Sales, Nivaldo Rocha e uma escultura do primo Sebastião Didi.

Araújo, que também responde como presidente do Conselho Estadual de Cultura, ainda incluiu na mostra exposição oratório e estandarte alusivos ao santo italiano, também padroeiro de outros lugares do RN como Pirangi (em Parnamirim), Caraúbas, Nova Cruz, Caiçara do Rio dos Ventos, Parelhas e do bairro natalense do Alecrim.

De acordo com ele, São Sebastião é um santo bastante presente no imaginário religioso do brasileiro: “Padroeiro da Igreja, protetor dos povos contra  as grandes catástrofes, epidemias e guerras, esta Esta homenagem ao santinho de túnica vermelha é a quarta que faço em honra às minhas origens do chão floraniense do sertão do Seridó.”

Representações nordestinasSão Sebastião é uma paixão antiga na vida de Iaperi Araújo, que considera essa exposição “um documentário de estética e fé. Também pesquisador dos costumes, tradições e histórias do RN, Iaperi lembra que São Sebastião está entre os santos que não foram pintados pelos grandes mestres do Renascimento como Michelangelo, “e sua imagem acabou sendo processada aqui no Brasil em um ambiente mais próximo do nosso, por isso algumas pinturas trazem ele junto com paisagens sertanejas. Somos um povo historicamente sebastianista, há todo um vínculo do nome de São Sebastião com Dom Sebastião (rei português que acabou gerando todo um culto messiânico em torno de seu nome).”

Serviço: Exposição coletiva “Valei-me São Sebastião”, organizada por Iaperi Araújo para o projeto Privado é Público. Aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Newton Navarro da Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641 – Petrópolis).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas