sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ibama combate a pesca irregular da lagosta

- Publicidade -

O Ibama deflagrou operação para combater a pesca irregular de lagosta no litoral potiguar. Batizada de “Marambaia”, a ação tem o objetivo é identificar o armazenamento de tambores vazios de produtos químicos, pneus e diversas sucatas que são utilizados na confecção das conhecidas armadilhas ilegais para a pesca da lagosta, chamadas de Marambaia. Os primeiros alvos, em fiscalização que ocorreu na última sexta-feira, 13, foram os municípios de Rio do Fogo e a praia de Muriu, em Ceará Mirim, localidades bastante conhecidas pela prática da pesca ilegal da lagosta.

No total foram apreendidos 214 pneus e 122 tambores de produtos químicos. Também foram recolhidas 22 marambaias prontas para serem lançadas no mar. Três pessoas foram autuadas em R$ 420 mil cada e deverão responder na justiça por crime ambiental, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão.

Segundo a chefe da fiscalização do Ibama RN, Cláudia Zagaglia, o lançamento de marambaias para capturar lagostas é uma infração grave, pois além de poluir o mar, acaba contaminando as lagostas que, se forem consumidas, podem causar intoxicações nos seres humanos. “A lagosta produzida no Rio Grande do Norte é quase totalmente irregular”.

O Ibama alerta que todo depósito de material tóxico ou potencialmente poluidor, como tambores, pneus, botijões necessita de licença ambiental para funcionar. Situações suspeitas que envolvam essas embalagens podem ser denunciadas pela Linha Verde 0800-61-8080.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas