quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Ideia luminosa

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Se alguém perguntar quando aconteceu pela primeira vez no futebol brasileiro um time usar publicidade n camisa dos jogadores, com certeza  pouquíssimos saberão responder. Mas, não faz tanto tempo assim, foi em 1982, o clube pioneiro – e aí é a surpresa, foi o Democrata FC, de Sete Lagoas/MG. O anúncio estampado foi o de uma distribuidora de material esportivo – Equipe – pagando mensalmente a importância de Cr$ 19 mil, assim mesmo com material esportivo para o Democratas. Logo depois, o anúncio já era de um banco – o Agrimisa. Curioso nesse detalhe é que o idealizador do anúncio no Democratas tem o nome de Geraldo Costa, apelidado de Geraldo “Negocinho”… No futebol do RN, ABC e América foram pioneiros já na fase do Machadão, a publicidade oficial do governo José Agripino quando governador  lançou o plano de sorteios.

Idéia (2)
Trinta e três anos depois, a publicidade no uniforme dos jogadores é um negócio altamente rentável, carreando  milhões, e sendo os espaços disputados por grandes anunciantes. Atualmente, além de marcas de cerveja e refrigerantes, têm medicamentos, vestuários. bancos (Caixa, Itaú, Banco do Brasil, cartões de crédito, etc). O Democratas, que nunca passou de um um clube de médio a pequeno, hoje atravessa situação financeira difícil com um pequeno anunciante. O próprio clube tem posição secundária nos estaduais do Campeonato Mineiro. Vale acrescentar que, praticamente não existe mais qualquer clube que não fature algum dinheiro (ou milhões) com anúncios no uniforme. Pode ser até no bumbum, inclusive dos árbitros… O apitador corre de um lado pra outro anunciando o produto, melhorando o seu cachê.

Enfrentando o perigo
No futebol brasileiro, tamanha é a busca para arrecadar mais alguma grana, que os clubes se vêem obrigados a jogar cedo ou tarde demais.  Ontem, os jogos América x Vitória, Socorrense x Sport e Botafogo/PB x Ceará começaram às 22h. O torcedor que tem carro consegue chegar em casa nos primeiros minutos da madrugada. Se utilizou  um coletivo aí ficou difícil chegar antes das 2horas do dia seguinte.  Em compensação, na própria Copa do Nordeste tem jogo “noturno” começando às 18h.

PIOR ENTRE PIORES
Números levantados pelo companheiro, pesquisador  Marcos Trindade mostram que, dificilmente o time do Força e Luz escapará da degola para a 2ª divisão da FNF. O time elétrico tem zero ponto, isto é, nem ao menos um empate esporádico de 0x0. Outro ponto negativo nos números é que a média de público pagante em todo o Estadual é de apenas 1.032 torcedores. Foram 30 jogos, arrecadação total de R$ 31.582,00 do campeonato.

FESTEJO CORRE RISCO
A sede do América FC, na av. Rodrigues Alves, também conhecida como Babilônia Rubra, corre risco de não ter suas instalações passado por recuperação elétrica e hidráulica. O acordo com a “Casa Cor” não vingou, e eis o clube próximo de completar um século, com muita coisa ainda pra consertar. Tudo indica que vem por aí outro espigão. Olhando-se da parte externa, a impressão não é tão ruim  mas internamente pouco há o que se elogiar.  E faltam apenas um pouco mais de 150 dias, ou pouco mais de 150 dias para o centenário.

MORDIDA VOLTA À CENA
Novidade absolutíssima essa da maraca Adidas estar lançando chuteiras F-50 Tattoo, inspirado nas célebres mordidas do avançado uruguaio Luiz Suárez, atualmente jogador do Barcelona. Ele viu seu nome nas manchetes após a  mordida aplicada em Chiellini, redundando numa punição severíssima. ele, que já havia protagonizado outras mordidas. Na coluna desta  sexta-feira darei mais detalhes.

Time elétrico vai mal
Se não conseguir pelo menos um ponto no seu próximo jogo valendo o Estadual, neste final de semana contra o América o Força e Luz não somente sobra na classificação, como corre risco de retornar  à 2ª divisão da FNF. O time tem zero ponto.

SAÍDA ESPONTÂNEA
A roda viva do futebol tem sempre os dois lados: o craque e o perna-de-pau, o goleiraço e o frangueiro, o fisicamente bem preparado e o relaxado/embromador, tem quase todo jogo um treinador demitido e o que pede pra sair. No Baraúnas, aconteceu em vez do técnico ser demitido, ele pediu demissão. Trata-se de Paulo Moroni, que aceitou o convite de um clube piauiense, onde já trabalhou, e se preparou  pra viajar. 

Correção
Leitor nos liga informando que Libânio e Noé Silva seguem vivos ao contrário de nota escrita ontem. Pedimos desculpas

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas