sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Ideias à beira mar no Acampamento da Juventude em Tibau

- Publicidade -

Yuno Silva – repórter

Sol, mar, música, cinema, teatro, artes visuais e vivências à beira mar. Essa é a combinação que pontua a primeira edição do Acampamento Cultural da Juventude Potiguar, projeto que movimenta a faixa de areia na praia de Tibau, litoral Norte do RN, entre os dias 4 e 7 de setembro. A programação é extensa e inclui palestras, debates e oficinas. Entre as atrações musicais já confirmadas destaque para a cantora Khrystal, o sanfoneiro cearense Waldonys e o saxofonista carioca George Israel (do Kid Abelha). A iniciativa, capitaneada pela Prefeitura de Tibau, pretende ressaltar o papel dos jovens na atual conjuntura social e política, através do intercâmbio e da valorização cultural, e dar visibilidade ao potencial turístico da região. O acapamento segue o mesmo modelo de outro que ocorre na praia de Icapuí, no Ceará.
O cantor e compositor Waldonys participa do Acampamento
O tema escolhido para nortear as atividades é “A Cultura Norte-riograndense de vento em popa” e o slogan a ser reverberado “O RN começa aqui!”. Para participar, os interessados devem se inscrever no site acampamentotibau.com. O acesso ao evento é gratuito.

“A intenção é reunir jovens de todos os cantos, de todas as idades e estilos. Nossa programação é eclética e democrática”, valoriza Adriano Lima, idealizador do Acampamento. “Acredito que promover o intercâmbio e tratar de temas sócio-ambientais-e-políticos importantes para a juventude, a partir do viés cultural, seja uma maneira interessante de instigar a participação”, emendou Lima.

Entre os eixos temáticos em pauta estão Juventude e Mídia; Juventude e Meio Ambiente; Juventude e Direitos Humanos ((Mulheres, Igualdade Racial, Drogas, LGBT); e Juventude e Cultura.

A estrutura do Acampamento Cultural da Juventude Potiguar será montada na praia, com direito a palco, tendas e circo, entre outros espaços de convivência. Quem for, literalmente, acampar, uma área foi delimitada para oferecer segurança e suporte como eletricidade e banheiros.

“Durante os quatro dias do Acampamento vamos botar em prática medidas de redução do impacto, como coleta seletiva de lixo e ações de conscientização ambiental”, adiantou Adriano Lima.

O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura, da Prefeitura Municipal de Tibau e da JA Lima Produções, e conta com patrocínio do Ministério da Cultura (via lei de incentivo Rouanet), do Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo e da Agrícola Famosa, mais apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Sebrae/RN.

“Este momento é tão importante para Tibau, quanto sua emancipação em 1995. Estamos investindo em formas alternativas de se buscar o desenvolvimento e garantir a almejada emancipação social e econômica”, verificou o secretário Municipal de Turismo de Tibau, Milton Guedes, co-idealizador do projeto.

Cortejo, música e filmes na praia
A abertura do Acampamento da Juventude Potiguar está marcada para início da tarde da próxima sexta-feira, dia 4, com cortejo cultural saindo do centro de Tibau até a praia. Em seguida a música ganha o palco com performances do DJ Camarão Nativo, as rappers Caboclas Mc’s, a banda Skarimbó e a cantora e compositora Khrystal. No sábado (5) a festa fica a cargo das bandas Ponta de Lança e A Cruviana, dos cantores Júlio Lima e maGo daSilva, e do carioca George Israel, saxofonista do Kid Abelha.

Música regional
No dia 6, domingo, música regional com o grupo de violões Ecoarte, Waldonys e Forró Pegada de Aço, mais presença da Orquestra Sanfônica de Mossoró. Para encerrar a série de shows, na segunda (7), feriado nacional da Independência, o público confere apresentações do grupo Chorinho de Grossos, a banda de reggae Megalion e a Banda de Frevo de Icapuí (Ceará).

Em tempo: sábado (5) e domingo (6) será montada estrutura para exibição de curtas-metragens potiguares. O programa ainda não está fechada, então realizadores ainda podem enviar seus filmes para fazer parte das sessões à beira mar.

Serão oferecidas oficinas de teatro, grafite, percussão, fanzine, zumba, permacultura e horta orgânica, pintura em tecido e capoeira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas