quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Idema divulga ‘Água Azul’ nas praias do RN

- Publicidade -

As praias urbanas de Natal (Ponta Negra, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Redinha) recebem hoje e amanhã, das 9h às 15h, a campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento. A campanha é realizada pelo IDEMA em parceria com o IFRN.

Ao todo estão sendo visitadas 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. A expectativa é apresentar o trabalho a uma população aproximada de 10.000 banhistas durante o verão.

Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas.  Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.

O monitoramento das condições de balneabilidade das principais praias do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvido desde 2001, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – IDEMA, como parte do Programa Água Azul. É também uma das ações de gestão da orla marítima do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. A coleta e a análise semanal de amostras de água das praias nos pontos selecionados são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, mediante Convênio de Cooperação Técnica com o IDEMA.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas