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Idema moderniza sistema de licenças ambientais

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O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) apresentou hoje à imprensa a ferramenta “Comunica”, nova funcionalidade do sistema de licenciamento ambiental informatizado do Instituto. A ferramenta foi criada para garantir maior agilidade de comunicação com o órgão e os empreendedores. A Petrobras, uma das empresas que mais requer licenciamento no órgão, irá testar o sistema nesta fase inicial. Dentro de vinte dias, o sistema será aberto a todos os empreendedores.

O diretor geral do IDEMA,  Marcelo Toscano, explicou que uma dos principais gargalos do licenciamento é a comunicação de solicitação de providências e encaminhamentos aos empreendedores realizados pelos técnicos. São medidas necessárias no decorrer do trâmite do processo.

Quando o empreendedor entra com o  pedido de licença ambiental e está faltando algum documento ou um complemento ao projeto é emitido pelo IDEMA a chamada solicitação de providências. O documento segue via Correios, podendo demorar tempo considerável até que a pendência seja resolvida.

Com o novo sistema criado pelo setor de Tecnologia de Informação e Comunicação do IDEMA, o empreendedor vai receber na Central de Atendimento uma senha e com ela acompanhar seu processo diariamente. A senha permite que o empreendedor tenha acesso via Cerberus, sistema de informática que gerencia os processos do IDEMA, aos dados do seu processo por e-mail. O sistema vai permitir que ele tire dúvidas das providências que foram solicitadas diretamente com o técnico.

Já o técnico do IDEMA tem a responsabilidade de enviar as solicitações e responder aos questionamentos. Os colaboradores também são beneficiados porque com a agilidade na comunicação garantem que as etapas do processo sejam mais rápidas e seu trabalho ganhe em produtividade. “Temos o objetivo de resgatar a credibilidade do IDEMA. Estamos investindo em tecnologia da informação para garantir mais transparência e celeridade ao nosso trabalho”, explica Marcelo.

Por questão de segurança dos dados, todas as informações trocadas entre empreendedor e técnicos serão auditadas. Ou seja, elas ficarão gravadas podendo ser acessadas em caso de dúvidas. O empreendedor não saberá o nome do colaborador do IDEMA que está analisando seu processo também para garantir a privacidade do profissional.

Outra inovação já implantada no IDEMA foi o acesso direto aos processos e visualização em tempo real do andamento dos mesmos pela diretoria. Quando realiza suas reuniões, o mesmo pode acessar o sistema e buscar soluções. “Hoje nós acompanhamos os pareceres técnicos diretamente de nossos computadores. Além do acompanhamento dos processos, uma das metas da atual gestão é criar um portal para o empreendedor com todas as informações disponíveis para quem usa os serviços do IDEMA”, ressalta o diretor geral.

Central de Atendimento

A Central de Atendimento, que funciona na avenida Nascimento de Castro, na sede do órgão, é a porta de entrada dos processos no IDEMA. O local, que possui pessoal treinado em atendimento e oferece um conjunto de informações.

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