sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

IFRN de Mossoró é a melhor escola do Estado, diz Enem

- Publicidade -

A lista das melhores escolas do Rio Grande do Norte no Exame Nacional do Ensino médio – Enem 2012 – comprova a força da qualidade do ensino dos principais institutos federais do Estado e o crescimento das escolas católicas no âmbito das particulares.  Comprova também que o avanço do Complexo Educacional Henrique Castriciano é consistente e não obra de campanhas de marketing.

A liderança do Campus IFRN Mossoró, com 619,10 pontos, deve ser vista como natural. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) é a principal escola do Rio Grande do Norte, considerando escolas públicas e privadas, já há algum tempo.
Campus do Instituto Federal de Mossoró lidera ranking do Enem
É a chamada escola forte, que atende a um grande número de alunos, consegue ter áreas de excelência, bons professores, e desperta na comunidade o desejo de ter seus filhos estudando lá. É com certeza uma escola de ponta e deve, por justiça, estar entre os melhores institutos federais do Brasil.

O IFRN Mossoró, seguido a uma certa distância pelo IFRN Currais Novos e pelo IFRN Zona Norte Natal, é a gigante evidência de que uma escola pública pode ser boa, democrática e eficiente para a vida.

Os três IFRNs presentes na lista das 20 melhores escolas do Enem 2012 fazem parte da mais bem sucedida rede de escolas da história do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro. Mas o mais antigo campus O Natal Central, situado na Salgado Filho não está entre as primeiras, apesar de ter bom número de inscritos no exame.

Crescimento

A rede federal de ensino técnico tem hoje 19 escolas e está presente com grandes e estruturadas escolas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que a rede tem a maior estrutura do Estado quando o assunto é Esporte, Laboratórios, Auditórios. Além disso, como informou o ex-secretário estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares, a rede incentiva sistematicamente na qualificação de docentes oferecendo cursos de mestrado de doutorados. “Os cursos são realizados na própria instituição ou em diversas universidades de país”, disse.

O IFRN foi até a comunidade. Foi de verdade. Foi até o aluno. Foi até o atleta. Foi até as famílias que sonhavam com uma escola forte e completa nas proximidades de suas vidas.

O IFRN foi até onde as pessoas vivem. Se essas pessoas vivem em Rafael Godeiro, por exemplo, lá perto está o IFRN de Apodi. Se elas vivem em Cerro Corá, lá perto está o IFRN Currais Novos. Se elas vivem em Bento Fernandes, lá na vizinhança está o IFRN João Câmara. Se elas vivem em Jandaíra, pertinho está o IFRN Macau.
Escola Agrícola de Jundiaí

A outra escola pública presente na lista das 20 melhores do Enem no RN é a Escola Agrícola de Jundiaí, instituição vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Situado  no município de Macaíba, é a parte da UFRN mais representativa fora de Natal.

A Escola Agrícola de Jundiaí, até por sua natureza, não tem a desenvoltura, muito menos o alcance da rede IFRN, mas se mantém firme como escola forte de ensino médio e profissionalizante. São ofertados cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática.

Rede estadual de ensino

No outro lado da história está a rede estadual de ensino, responsável direta pela oferta do ensino médio público. Sem maiores novidades mantém sua trajetória de queda dos últimos anos. Trajetória que é comprovada, não apenas pela avaliação do Enem, mas pela própria falta de credibilidade das escolas estaduais junto à comunidade.

Melhorar a rede estadual de ensino é uma questão que vem se arrastando ao longo dos últimos anos. Questão que não se resolve de forma isolada. Questão que precisa de lideranças reais na Educação para conduzir as reformas e entendimentos necessários visando escolas melhores e com oferta de ensino com qualidade. E isso não existe ainda.

As notas do Enem por escola foram divulgadas na terça-feira (26) pelo Ministério da Educação, através do Inep. Estão na lista entre as melhores  tradicionais  estabelecimentos de ensino católicos como Marista, Neves, Salesiano, Maristella, Master Cristi, Santa Terezinha além do Contemporâneo, Overdose, Mundial, PH3, entre outros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas