terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Igreja encerra homenagens à padroeira da Redinha

- Publicidade -
Sem a pompa do passado, sem a presença maciça de políticos como geralmente acontece em anos de eleição, mas com a renovação de fé que a caracteriza há mais de 100 anos, foi encerrada neste domingo (25) a festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Redinha, antiga estância balneária incorporada a Natal em 1938, vila de pescadores e refúgio de boêmios até os anos 1980.
A festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes foi encerrada neste domingo
A festa foi aberta no dia 15 com uma carreata saindo do Santuário do Parque das Dunas em direção à igreja de pedras, como é conhecida a capela da Redinha. Desde então foi cumprida uma programação pontuada por missas e novenas sempre contando com a presença de padres e diáconos convidados.
 
O domingo começou com a missa dos pescadores seguida de café comunitário. No meio da tarde houve a tradicional procissão fluvial com barcos conduzindo a imagem da santa pelo rio Potengi até a Base Ary Parreiras, enquanto outra procissão percorria as ruas do bairro.
Na Pedra do Rosário, tradicional ponto de peregrinação de católicos, pouco mais de vinte pessoas desceram as escadarias para saudar os participantes da procissão e pedir proteção divina.
O calor sufocante de um domingo de verão, em que o termômetro marcou 33 graus, afastou os fiéis do trajeto da procissão. A aposentada Edna Bacurau veio de Barro Vermelho em companhia de uma vizinha, mas teve o cuidado de deixar o celular em casa com medo de ser assaltada. A dona de casa Rita Fernandes observou que a cada ano há menos barcos na procissão. “Os católicos precisam participar mais da vida religiosa.”
#ALBUM-5520#
No retorno houve o encontro das imagens e missa de encerramento das festividades ao ar livre. A Redinha é uma das comunidades pertencentes à Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Parque das Dunas, zona norte de Natal.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas