sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Imagens da vida de palhaço

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

A infância do menino José Milton Mariano da Silva poderia ter sido igual a tantas outras se não fosse sua paixão pelo circo. Nascido em São José da Lage, interior de Alagoas, José Milton resolveu ganhar o mundo aos treze anos quando decidiu se juntar a trupe do Circo do Mágico Nelson. Fugiu três vezes antes de ouvir do pai a pergunta que mudou para sempre sua vida: “É isso mesmo que você quer?” A resposta está estampada até hoje, 44 anos depois desse episódio, no rosto daquele garoto que sonhava ter sua própria lona. E assim surgiu o Palhaço Facilita, personagem principal de um documentário que será lançado nesta quinta-feira (18), às 15h, no Museu de cultura Popular Djalma Maranhão.
Palhaço Facilita participa do lançamento, amanhã, no TCP e vai exibir o documentário no  seu circo, no próximo dia 20
A exibição de amanhã também será inédita para José Milton/Facilita, que já marcou para sábado (20) uma sessão especial no próprio circo que hoje está montado na zona Norte de Natal.

Idealizado há três anos pela diretora Érica Lima, o documentário em média-metragem “O Circo do Palhaço Facilita” conta a trajetória do picadeiro mais tradicional do RN em 28 minutos. “Desde que passei pelo Estado, há cerca de 38 anos, sabia que aqui era o meu lugar”, disse o Palhaço. Batizado por Luiz Gonzaga, Facilita segue firme com seu sonho e não pensa em se aposentar: “O circo vai existir enquanto houver crianças na plateia”, garante o José Milton, que começou sua carreira como Palhaço Desmantelo. “Uma vez fui entrar no palco e Gonzagão, que fazia shows em circos montados pelo interior do Nordeste, perguntou como me chamava. Não gostou do nome, e disse que a partir daquele dia ficaria conhecido como o Palhaço Facilita – título de uma música dele muito famosa na época”, contou.

“…Tua saia, Bastiana, termina muito cedo/Tua blusa, Bastiana, começa muito tarde/Mas ela respondeu: Oi, facilita/Pra dançar o xenhenhém, oi, facilita/Pra peneirar o xerém, oi, facilita/Pra dançar na gafieira, oi, facilita/Pra mandar pra lavadeira, oi, facilita/Pra correr na capoeira, oi, facilita/Pra subir no caminhão, oi, facilita…”

A vida é um filme

A ideia surgiu quando Érica foi assistir o espetáculo pela primeira vez, “vi o filme ali, na minha frente” e disse para si: “Isso tem que ser registrado. Era um domingo, fim de tarde, e fui falar com ele para saber se autorizaria a produção de um documentário. Aceitou na hora!”, lembra a diretora. “Inscrevi o projeto em alguns editais e acabou sendo aprovado no Fundo de Incentivo à Cultura – FIC 2010 da Prefeitura de Natal. Levamos cinco meses para finalizar o documentário”, disse. Agora a intenção de Érica Lima e equipe de realizadores do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura do qual a diretora faz parte é colocar o filme para rodar em festivais nacionais e internacionais. “Há proposta de reduzir o tempo do documentário para 15 minutos, assim teremos mais chances de exibição”, observa.
A diretora Érika Lima e o produtor Jéferson Rocha, da ‘Caminhos Comunicação’, que já produziu, pelo menos, quatro documentários
O doc reúne depoimentos do próprio Palhaço, da filha Andréia e do genro – ela dança e faz o número do tecido, enquanto ele é palhaço no Circo Portugal. “Conversamos com ela quando Circo Portugal esteve na cidade. Andréia disse que também já passou pelo Circo do Beto Carreiro, em Santa Catarina, mas disse que prefere a vida itinerante”, contou Érica Lima. Como as principais imagens do documentário foram gravadas durante um espetáculo especial realizado em abril deste ano para comemorar o aniversário de Facilita, o cantor Fernando Luiz que fazia participação especial também está entre os depoentes – inclusive, Fernando assina a trilha sonora original d”O Circo do Palhaço Facilita”.

José Miton não é de família circense, mas acabou dando início a uma nova geração: o filho André também atua no picadeiro de um circo de renome internacional.

“Esta foi a primeira vez que uma pessoa teve interesse em fazer um documentário sobre meu circo. Esta cada vez mais difícil encontrar espaços nas cidades para montar a lona, sem falar que temos que competir com a televisão, com a internet, com o vídeo game”, lamenta. “Apesar das dificuldades, o circo nunca vai se acabar enquanto houver crianças na plateia”, reforça.

Cotidiano

Atualmente montado na zona Norte de Natal, próximo a área de lazer do conjunto Panatis, o Circo do Palhaço Facilita é formado por 15 pessoas que se dividem para desempenhar todas as tarefas: artistas que trabalham tanto na montagem da lona, quanto na bilheteria, no carrinho de pipocas e no picadeiro. A trupe apresenta 14 números, entre eles performances de malabarismo, contorcionismo, trapézio e mágica. Mas é o Palhaço e a macaca Xuxa, há 22 anos parceira do artista, as grandes atrações da humilde lona que começou como empanada.

“Quando decidiu deixar o Circo do Mágico Nelson, há 38 anos, Facilita teve que se separar da família e começar do zero. Ele descreve essa cena de forma emocionante”, relembra a diretora. “Sua ex-mulher era filha do dono do circo onde trabalhava, e quando decidiu ficar no RN não tinha estrutura para manter a esposa e os dois filhos pequenos. Só depois eles vieram, mas o casamento não deu certo e Facilita acabou ficando sozinho novamente”, explica.

Coletivo audiovisual

Jornalista e radialista, Érica trabalha como diretora de produção da TV Universitária e faz questão de dividir os créditos do documentário com a equipe do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura: “Nosso grupo já realizou outros projetos audiovisuais e todos trabalhamos juntos, independente de quem esteja na direção”, frisa – na produção estão Alexandre Santos e Jeferson Rocha, também responsáveis pela edição do documentário.

O Coletivo ganhou forma em 2006, durante as filmagens do curta-metragem “Com quantas Ave Marias se faz uma Santa”, e de lá para cá realizaram o conceitual e inclusivo “Mais que um filme legendado” (2007), realizado com pessoas surdas, e a série “Almas da Rua” (2009). vale registrar que os recursos para a produção do documentário “O Circo do Palhaço Facilita” incluem 100 cópias em DVD que serão distribuída em escolas e instituições de forma gratuita.

Reencontro

“Queremos mostrar com este filme um pouco do cotidiano de um pequeno circo, que como tantos outros sobrevive de forma precária,  mas sempre com muita esperança, bom humor e força de vontade. Também ficamos muito satisfeitos de ter proporcionado o reencontro de facilita com sua filha e o genro, e espero ter conseguido mostrar na tela o homem que existe por trás do personagem”, disse a diretora, para quem a realização do documentário representa a concretização de um projeto que há muito tempo estava em forma de sonho. “O lançamento do documentário proporciona uma sensação de dever cumprido por poder contribuir para chamar atenção sobre a importância da arte do circo e, principalmente, da figura do palhaço, que tem uma tarefa tão grandiosa de levar alegria para as pessoas”, conclui Érica Lima.

Serviço

Lançamento do documentário “O Circo do Palhaço Facilita”, quinta-feira (18), às 15h, no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão – Ribeira.

Exibição especial sábado (20), às 20h, no Circo do Palhaço Facilita – Av. Dr. João Medeiros Filho, Conjunto Panatis – Potengi (ao lado do escritório da Caern na zona Norte, próximo da área de lazer). Ingressos no local: R$ 3 (arquibancada) e R$ 4 (cadeira).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas