quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Imagens do Enem são postadas em redes sociais durante prova

- Publicidade -

Poucas horas após o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mesmo sob ameaça de eliminação, imagens da prova e do cartão de resposta circulam neste sábado, 26, nas redes sociais. O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) afirmou que pelo menos uma das imagens compartilhadas pelo whatsApp, antes do início da prova, é falsa. Outras fotos do exame e do cartão de resposta postadas no Instagram podem ser verdadeiras.

#SAIBAMAIS#O instituto está avaliando a autenticidade das imagens e afirmou que se for comprovada o candidato ligado à divulgação do material será eliminado. Também estão distribuídas nas redes imagens ridicularizando a prova e ironizando um eventual vazamento. No início da noite, o Inep deve divulgar um balanço do primeiro dia da prova.

Ontem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) prometeu mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. No ano passado, 65 inscritos foram eliminados por essa situação. “Temos um monitoramento eficiente. No ano passado, em questões de minutos identificávamos quando um participante postava uma foto. Vamos manter esse acompanhamento”, disse Mercadante.

O sucesso do Enem deste ano é fundamental, na avaliação do governo, para enterrar de vez as críticas à organização do exame, usado hoje na seleção de universidades de todo o país, inclusive todas as federais. O Exame tenta deixar para traz o histórico de problemas.

No passado, a realização do exame já passou por falhas de segurança. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. O exame foi cancelado e uma nova prova foi aplicada aos inscritos.

Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, foram copiadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas