quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Iniciativas turísticas vão e vêm, mas precisam de apoio

- Publicidade -

No começo era só o rio. Depois vieram as jangadas indígenas, os navios franceses, portugueses, holandeses e, por fim, os natalenses. O Potengi viu Natal nascer e crescer à sua margem. Mas ainda é um cartão postal pouco explorado pelo turismo da capital. Algumas iniciativas já foram levadas pelas águas, enquanto outras persistem em ter o Potengi como um dos cenários naturais mais bonitos da cidade.
O rio Potengi “tenta” encontrar seu espaço no roteiro de lazer
Crepúsculo do Potengi
O Pôr do Sol no Potengi é o projeto cultural mais duradouro à margem do rio. Realizado há seis anos no Iate Clube, reúne música, cultura popular e natureza como atrativos. Ocorre às terças, quartas e quintas, das 17 às 19h – mas depende do número de reservas: no mínimo, grupos de 30 pessoas. O roteiro é conhecido: na hora do pôr do sol, o saxofonista Luís Dantas, a bordo de um barco pequeno, toca “Royal Cinema”, de Tonheca Dantas. A seguir, apresentações de Isaque Galvão, Itanildo Show, e os repentes afiados de Manoel do Coco. Há serviço de bar e restaurante oferecidos pelo Iate Clube. Entrada: R$20. Reservas pelo 8875-3160 e 3202-4402.

Aulas fluviais
#SAIBAMAIS#O projeto Barco Escola Chama Maré faz do rio Potengi a melhor aula de campo que se pode ter. O barco catamarã, iniciativa governamental em parceria com o Idema, apresenta o rio de forma pedagógica para estudantes e professores das redes pública e privada, estimulando a educação ambiental e abordando aspectos ecológicos, culturais, econômicos e sociais ligados ao Potengi. A chamada ‘aula-passeio’ dura 1h30, partindo do Iate Clube no sentido Forte dos Reis Magos/boca da barra, entra pela gamboa Jaguaribe, voltando pelo base naval e porto de Natal. O passeio é orientado por professores e monitores próprios do Barco Escola. A iniciativa existe desde 2006.

Música a bordo
A Toa Toa Passeios Náuticos foi uma das pioneiras em investir nos passeios de lazer no rio Potengi, em meados da década passada. Antes dela, no início de 2000 uma empresa uruguaia iniciou um projeto de passeios ao luar com música ao vivo, mas esbarrou na falta de apoio no setor e desistiu de tocar a empreitada. Já a  Toa Toa chegou a incrementar os passeios com projetos musicais a bordo, convocando nomes como Pedro Mendes e Geraldinho Carvalho. Atualmente está fora do ramo.

Palco náutico
Entre o asfalto e o rio, o quase centenário Sport Club de Natal serviu de palco para diversas apresentações musicais. A partir do Circuito Cultural da Ribeira, músicos como Simona Talma e Andróide Sem Par se apresentavam na balsa da rua Chile, em shows intimistas. Por enquanto, não se sabe de novos shows no local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas