sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Inovar para crescer

- Publicidade -

Kleber Cavalcante de Sousa [ Administrador, professor, e escritor ]

Grandes transformações em nossa sociedade, tem ocorrida em razão principalmente pelos avanços tecnológicos, e em especial pelo grande acesso e facilidade para adquirir conhecimento. Percebe-se uma mudança nos paradigmas da sociedade, mudança de valores, de conceitos, e até reformas sociais e políticas como as ocorridas em virtude da  “primavera árabe” – movimento da população exigindo mudanças políticas em nações do oriente médio. Estes movimentos só alcançaram o êxito, graças à força das redes sociais, um dos maiores fenômenos midiáticos da era contemporânea, pois usando celulares – tipo smartphones – as pessoas entravam nas redes sociais, como TWITTER, FACEBOOK, etc, e divulgavam e mostravam em tempo real, o que estava acontecendo. É inegável que a tecnologia adquirida para se desenvolver as redes sociais, bem como integrar num mesmo aparelho celular, a internet, rádio, imagens, sons, e comunicação por voz, só aconteceu devido a capacidade de inovar de algum empreendedor, que foi capaz de vislumbrar ou criar  necessidades futuras numa sociedade em constante transformação.

A era contemporânea é caracterizada pela grande produção de conhecimento, entretanto muito do que se tem produzido não tem muito utilidade para a maioria da população, e neste sentido é importante evidenciar o papel da cultura da inovação, que é de criar nas organizações um ambiente propenso para que as pessoas sejam capazes de compartilhar suas idéias, seus projetos, e assim construindo um ambiente favorável para desenvolver novos produtos e serviços.

Fato é que a INOVAÇÃO é de fundamental importância para o desenvolvimento das organizações, e para a realizar grandes transformações no mundo em que vivemos. Nenhuma nação do mundo conseguiu se consolidar geo-politicamente sem ter cientistas e pesquisadores capazes de produzir conhecimento em prol  da sua população e da transformação do mundo. O Brasil a cada dia que passa começa a ocupar um papel de destaque no cenário mundial, pelos resultados econômicos, e pelo exemplo de democracia, mesmo com os problemas sociais e éticos que aqui ainda são observados. Temos um povo bastante criativo e empreendedor, competências estas importantes para se desenvolver a cultura da inovação.

No Brasil a cultura da INOVAÇÃO começa a ganhar destaque nos meios acadêmicos e empresariais, com a criação dos NIT´s – Núcleos de Inovação Tecnológica – das Instituições de Ensino Superior, responsáveis pelo fomento, capacitação das empresas, organizações para  produzir e patentear seus novos inventos. Neste sentido o Governo Federal, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia tem incentivado seus pesquisadores para realizar pesquisas mais voltadas para resolver problemas comuns da sociedade. Pois, a bem pouco tempo atrás, muitas destas pesquisas ficavam bem restritas ao ambiente acadêmico, sem grades resultados para a população.  A grande força propulsora das transformações do mundo contemporâneo é a detenção de conhecimento e da informação.

Para obter diferenciais competitivos e atender a alta exigência dos consumidores modernos é preciso usar a INOVAÇÃO, buscando tornar a empresa mais competitiva e garantir a sua sobrevivência por mais tempo.

A INOVAÇÃO está baseada na mudança na forma de pensar e de agir, fazendo com que as empresas sejam capazes de descobrir novos procedimentos, processos, produtos ou serviços, novas embalagens, formas de atendimento ou de distribuição, ações de marketing, parcerias. A cultura da INOVAÇÃO quando bem implementada em empresas e instituições públicas favorece ao desenvolvimento das pessoas, e o fortalecimento das organizações, que se tornam mais capazes para enfrentar as grande mudanças destes novos tempos.

Portanto, para uma organização crescer e se manter ativa no mercado competitivo, se diferenciando dos concorrentes, é necessário implementa estratégias  voltadas para modernizar a sua gestão, favoreçam o uso de tecnologias e dando oportunidades as pessoas para participarem ativamente dos processos e das mudanças organizacionais, com idéias, e através de ações efetivas em prol da melhoria contínua., e sempre incentivando-as a  compartilhar o conhecimento com o grupo e aplicá-lo em prol das pessoas , da organização e do mundo em que vivemos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas