quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Intercâmbio entre rios grandes

- Publicidade -

Yuno Silva – repórter

As ações culturais de artistas potiguares durante o mundial de futebol alçam voo com o Baile Enfeitado. Projeto apresentado pela Associação República das Artes, contemplado no edital Concurso Cultura 2014 do MinC, o Baile levará para Porto Alegre (RS) a tradição do aboio sertanejo, o forró pé de serra com o Forró de reis e os brincantes do Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante.
Grupo tradicional de São Gonçalo do Amarante planeja viagem para o RS
A caravana composta por 25 pessoas, entre brincantes e equipe de produção, deve embarcar dia 1º de julho para o Rio Grande do Sul, e se tudo correr conforme o planejado os potiguares irão passar dez dias na capital gaúcha se apresentando em praças e centros culturais. Ao todo estão previstas dez apresentações, mais a possibilidade de realizar oficinas. O mestre Dedé Veríssimo, do Boi Calemba Pintadinho; o mestre aboiador Elias Baraúnas (batizado José Ezídrio), de Monte Alegre, que também fará a Catirina do Boi; e o rabequeiro Damião Cosme de Oliveira são os principais nomes da caravana.

#SAIBAMAIS#A viagem ainda não está 100% garantida devido expectativa do grupo quanto à liberação do adiantamento de parte da verba de R$ 150 mil (valor bruto) para custear despesas básicas como transporte aéreo, hospedagem e alimentação. O fotógrafo e pesquisador Lenilton Lima, membro do Ponto de Cultura Boivivo que responde pelo Baile Enfeitado, acrescenta que os recursos adiantados pelo Ministério da Cultura também servirão para adquirir equipamento de sonorização e confecção de novo figurino. “Esse adiantamento (30% do valor aprovado) estava previsto dentro do projeto, mas como tivemos que deixar a documentação em ordem acabou atrasando”, justificou.

Segundo Lenilton Lima, o contrato assinado já está com o MinC. “Disseram que o adiantamento (cerca de R$ 45 mil) sai 12 dias após publicação do contrato no Diário Oficial da União, o que aconteceu dia 13 de junho, então estamos considerando o prazo até 25 de junho. De qualquer forma começamos a produzir o figurino esta semana, com ajuda de parceiros, para não atrasar. A correria maior agora é para comprar as caixas de som, as passagens e roupas de frio”, frisou.

Movimento inverso

Enquanto o Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante desce rumo ao Sul, os gaúchos do Grupo Beira D’estrada sobem para uma série de apresentações no RN. O grupo emplacou o Projeto Cultural Fandango Tradicional Gaúcho, no Concurso Cultura 2014, e promove cinco apresentações gratuitas até o próximo dia 21 de junho, sempre às 19h30, no Teatro de Cultura Popular (TCP/FJA) – com exceção do dia 18, que terá seminário sobre Cultura Popular na Academia e participação do fandango potiguar (de Canguaretama) a partir das 14h também no TCP. Ainda estão programados dois dias de seminário: 25 e 26, sempre às 15h, no IFRN, com as pesquisadoras Irende Vanderbergue e Graça Cavalcanti.
Os gaúchos do Grupo Beira D'estrada apresenta danças e ritmos tradicionais do RS
A proposta do Grupo Beira D’estrada, além de promover o intercâmbio, é mostrar a pluralidade da cultura gaúcha. O show tem duração de 1h30 e apresenta músicas tradicionais, danças e vestimentas típicas, além de breves intervenções com curiosidades e “causos” gaúchos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas