quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Inverno terá chuvas regulares

- Publicidade -

Período chuvoso dentro da normalidade para o semi-árido do Rio Grande do Norte em 2012. Essa foi a conclusão a que chegaram meteorologistas de todo o País reunidos em Natal na 4ª Reunião de Análise Climática para a região Nordeste. Entre os meses de março a maio, a previsão é  que o volume de chuvas fique entre 500 e 650 mm,  – número semelhante aos de 2011 – com as precipitações mais significativas começando já na segunda quinzena de março. 

Para se ter uma ideia do que esses dados representam,  de março a maio de 2009, época das grandes enchentes, choveu cerca de 1.200 mm no interior do Estado. Segundo o gerente do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, a estimativa para 2012 se baseia no comportamento das correntes oceânicas, que, no período, não passarão por grandes mudanças.“Há 40% de chances de que as chuvas não ultrapassem  essa marca e 35% de que elas fiquem abaixo do normal”, disse.

  A ocorrência do fenômeno La-Niña, (resfriamento das águas do Pacífico) contudo, deve garantir um ano sem secas tanto para o semi-árido do Estado quanto para o Norte e Nordeste do País.

Apesar de um período  com a  ocorrência de chuvas regulares e esparsas, o meteorologista da  Emparn, Wellington Pinheiro, fez uma alerta aos agricultores da região: “ainda não é época de começar a plantar, pois a estação chuvosa ainda não iniciou. Eles devem ter cautela”. O período do plantio, de acordo com ele, está previsto para o final de março ou início de abril.  

A faixa litorânea do Rio Grande do Norte deve sofrer  pequena influência dessas chuvas. “Não descartamos a possibilidade, já que estamos falando do mesmo fenômeno – a zona de convergência intertropical – mas a influência será mínima”, disse o meteorologista.

 O risco de novas enchentes, por sua vez, é mínimo. “Esperamos um inverno tranquilo, mas se chover acima da média em determinado município, as autoridades devem ficar atentas”, completou Wellington. 

A Emparn divulga um boletim diário com as médias das chuvas. Se previsões fora da normalidade forem observadas, prefeitura e órgãos competentes, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, serão acionados.

Defesa Civil do Estado realiza treinamento

Atenta ao período chuvoso que se aproxima, a Defesa Civil do Estado prepara uma série de oficinas e simulados para os próximos dias, no município de Assu.

O foco das atividades será a capacitação dos funcionários do órgão e da  população nos municípios,   que deverão aprender a como agir em caso de enchentes.

De acordo com o Tenente Coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil estadual, outras cidades deverão receber as oficinas nos próximos meses. “Em reunião com a Defesa Civil em Brasília, solicitei a participação de mais onze municípios, entre eles Mossoró, Natal, Ipanguaçu, Caicó, Parnamirim, Pendências e Macaíba”, explicou.

RISCO

Complementando as oficinas, a Defesa Civil realizará junto aos municípios reuniões de esclarecimento e prevenção. “A última que fizemos foi em Assu. O risco de transbordamento da barragem Armando Ribeiro Gonçalves é sempre alto, precisamos estar preparados”, contou.

O treimaneto da Defesa Civil contra enchentes e problemas que possam ser provocados pelas cheias terá início no município de Assu. Mas só deve ocorrer em 26 de março próximo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas