quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Inverno x economia

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

A chegada das chuvas, pelo menos essa “pancada” no começo de março, mexe com a economia do Estado. Quem irriga é beneficiado com a redução da conta de energia (São Pedro faz o serviço). É ruim para o turismo e para o comércio de rua, quando a chuva ocorre no litoral como agora, mas além dos pequenos irrigantes do entorno da cidade, a chuva favorece à cultura da cana-de-açúcar em quase todo o Agreste. Por outro lado, não é bom para a carcinicultura quando inunda os viveiros de camarão e, na construção a atividade vem a zero, mas pode ser a “pressão” que faltava para elevar o preço do sal que está baixo, em torno de R$ 30,00 a tonelada a granel.

CONSEQUÊNCIAS
Mais três períodos de fortes chuvas no interior, em abril, maio e junho, os reservatórios poderão recuperar parte do que se evaporou ao longo dos últimos dois anos. Vai ajudar de forma significativa a viabilizar, neste início, o programa RN Sustentável, na parte voltada para a área rural. Também favorece os segmentos cerâmico e de laticínios, com ampla repercussão no interior potiguar. 

Crescimento
A atividade econômica do País, pela prévia do Banco Central, cresceu 1,2% em janeiro, no melhor resultado desde 2009. Um bom começo de ano, mesmo com a economia ainda fragilizada pelo fraco desempenho do último trimestre de 2013. O País tem potencial para segurar um crescimento acima de 2% ao longo de 2014, desde que os prometidos investimentos públicos e privados sejam concretizados.

Internet
A E-Consulting anuncia a projeção do mercado de varejo online para 2014. De acordo com a consultoria, o comércio eletrônico no Brasil movimentará cerca de R$ 53,1 bilhões neste ano, registrando um crescimento de 22,63% em relação ao ano anterior. presentando em 49,7% do varejo online. Umas das razões do destaque para este boom é a aquisição de produtos mais caros.

INVERNO
Continuam as boas chuvas em todo o Estado, já com acúmulo d`agua em vários reservatórios, com chuvas  acima de 10 milímetros. É esperar que as chuvas possam aumentar no Oeste, Seridó e região Central.

Respeito ao consumidor
Hoje, 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. No dia 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos John Kennedy discursou sobre os direitos dos consumidores ao Congresso americano. A definição estabelece um grupo econômico amplo que afeta e é afetado por quase toda decisão econômica pública ou privada. Somente 21 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Consumidor, legitimando e reconhecendo a data, em homenagem à Kennedy, que foi o primeiro a abordar a discussão do tema formalmente no mundo.

CONSCIENTIZAÇÃO
O consumidor brasileiro ainda precisa aprender a cobrar seus direitos. Ainda há muito para avançar. Por sua vez, as empresas estão longe de atingir o nível desejável de relacionamento com seus clientes, que lhes possibilite resolver problemas de consumo diretamente entre eles, sem a intermediação dos órgãos de defesa do consumidor.

1 – A francesa Louis Dreyfus Commodities, que no RN opera da Usina Estivas, assumiu os ativos de processamento de milho da Kowalski Alimentos, empresa paranaense adquirida no fim de 2013. Trata-se da primeira operação de processamento de milho da empresa no Brasil, que até agora atuava apenas no comércio do grão. A companhia passa a atuar de forma mais completa na cadeia do milho no país.

2 – A BRF,empresa criada com a fusão entre a Sadia e Perdigão, anuncia a primeira onda de lançamentos de 2014. A ação envolve itens de oito categorias, entre eles, pratos prontos, frios, congelados, empanados, in natura, spreads e lácteos. Os novos produtos da BRF estão agrupados em ondas de lançamentos, envolvendo itens de oito categorias.

3 – Grandes empresas potiguares que atuam no mercado fitness estão apoiando o maior evento de esportes outdoor do planeta. O XTERRA Camp Rota do Sol, que acontecerá hoje, (15), na Praia de Cotovelo. Presente em 17 países e com mais de 150 etapas no mundo, sendo a final no Havaí, o XTERRA tem formato único, envolvendo toda a família com total segurança, e agrega saúde, turismo, meio ambiente e esportes.

OPORTUNIDADE
Das mil vagas oferecidas pela empresa de hospitalidade CSM Catering, 100 são exclusivas para alunos, professores e funcionários da Wise Up, escola de inglês patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014. A oferta de emprego vale apenas para oo Mundial. “Quero Vestir a Camisa”. Para quem não é da Wise Up, o primeiro passo para ingressar na seleção é fazer um cadastro através do site: www.querovestiracamisa.com – também até hoje.

PASSAPORTE

Viajar com o animalzinho de estimação está mais fácil, com a entrada em vigor a Instrução Normativa MAPA nº 54/2013, que institui o uso de Passaporte para o Trânsito de Cães e Gatos em viagens internacionais. Substituiu o Certificado Veterinário Internacional (CVI), utilizado atualmente. A vantagem é que o documento tem validade vitalícia e reúne todas as informações zoosanitárias.

PARCERIA
A Ecocil em parceria com a imobiliária Habitacional inauguraram um estande de vendas no Natal Shopping, onde está sendo apresentado o Solar João e Marilda, o maior apartamento em área privativa de Natal, com 503 metros quadrados. São 25 andares de um condomínio de alto padrão, com apenas um apartamento em cada piso, vizinho à Maternidade Januário Cicco.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas