quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Jesus e Dom Eugenio

- Publicidade -

O imeio é datado de 14, sábado, mas só percebi sua chegada na bacia das almas na tarde de segunda. É da lavra de Jesus de Rita de Miúdo, escriba do Acari, escritor, blogueiro e tuiteiro, além de pastorador de papéis velhos que contam a história de sua terra e de sua gente. Desta feita, Jesus de Miúdo cuidou da ficha genealógica de dom Eugênio de Araújo Sales, onde se cruzam importantes famílias daqueles sertões seridoenses. Vejamos o que Jesus pregou:

“Caríssimo Woden das manhãs de todos os dias:

Li com imensa satisfação a notícia sobre o movimento encabeçado pelo Dr. Paulo Balá para a construção de uma estátua de Dom Eugenio de Araújo Sales, em Acari, terra onde o cardeal nasceu. Ambos ainda são primos.

O Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales (Acari*08/11/1920 + Rio de Janeiro 10/10/2012), nasceu no quarto do meio da casa grande da Fazenda Catuana, hoje abrigo de idosos do Acari. Era filho do senhor Celso Dantas Sales e de dona Josefa de Araújo Sales, conhecida em nossa terra pelo epíteto carinhoso de Téca.

É da família materna de Dom Eugênio que vem o sangue acariense. Avôs maternos do Cardeal: Leolina Sérvula de Araújo e Manoel Ubaldo da Silva Neto, que tiveram cinco filhos: Francisca, Cândida, Mirtes do Major Sátiro, Mário e Téca, mãe de Dom Eugênio.

Os bisavós maternos: Cândida Mercês da Conceição e Antônio Honorato de Araújo, que tiveram os filhos: Leolina (abó do cardeal), João Evangelista de Araújo (Joca Honorato), Maria Leonízia (casada com Miguel), Vicência Otília, casada com Hermógenes, que tiveram os seguintes filhos: Jaime, Justino, Sefiza, Isaac e Francisco; Auta, casada com Silvino Medeiros. Filhos: Félix, Antônio Medeiros, Perpétua, Raimundo, Sara, José, Cândida, Hermes, Rute e Lourdes. Edwiges (bisavô do escritor Antônio Quintino Filho, de Currais Novos); Manoel Balbino, casado com Adelaide de Francisco Raimundo (filha, América Romana); Avelino Augusto, José Conegundes (esposa, Maria Querubina; filha: Maria Altina).

Antônio Honorato de Araújo, o bisavô materno do cardeal, era filho de Manoel de Araújo Pereira Filho (Manuelzinho do Salgadinho) e de Maria Leocádia de Medeiros.

Cândida Mercês da Conceição, bisavó, era filha de Félix de Araújo Pereira (Félix dos Garrotes, bisavô do doutor Paulo Balá) e de Maria Suzana da Anunciação (esta, irmã do Padre José Modesto Pereira Britto, fundador de Granito-PE, do Padre Francisco Justino Pereira Britto, primeiro vigário de Jardim do Seridó, e sobrinha do Senador Padre Francisco de Britto Guerra, latinista do Seminário de Olinda e Senador Imperial, sobrinha-prima também do Barão de Assu, baronato criado por Dom Pedro II.

Em anexo uma foto de Dom Eugenio, quando de sua formatura no Ginásio Marista, isso em 1936.

Um abraço tipo quebra-costelas, Jesus de Rita de Miúdo.”

Gonzagão

Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo, com o título “Bilhete pro Seu Lua”:

– No ano do centenário de Gonzagão, Elba Rabalho, uma de suas melhores intérpretes, lançará em agosto o CD “Forró brasileiro”. No repertório, “Bilhete pro Seu Lula”, composto por Gonzaguinha em homenagem ao pai.”

Dalton Trevisan

Em outra nota, Ancelmo Gois fala na expectativa do escritor curitibano Dalton Trevisan comparecer hoje à Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, para receber o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Arredio de natureza, o escritor está com 87 anos e não deu certeza de sua presença. Não gosta de sair de Curitiba.

Calçada

O leitor Arnaldo Madureira manda um imeio: “Você em sua coluna de terça-feira, ouvido o Mestre Gaspar, disse que o decreto de “calamidade pública” para o calçadão de Ponta Negra deveria ser estendido a outras calçadas de Natal. Pois bem, coloque na sua lista a calçada da sede da delegacia do DNCOS no Rio Grande do Norte. Fica na rua Pacífico de Medeiros, no Barro Vermelho. Perto de onde você mora”.

Aftosa

O Ministério da Agricultura e da Pecuária fará uma auditoria no Rio Grande do Norte, no dia 30,  no rasto da febre aftosa. Saberá se o Governo cumpriu as metas de vacinação que poderá tirar o Estado no vexatório isolamento na região (os animais não podem ser transportados para outros estados, sem passarem por uma quarentena).

A expectativa entre os criadores é de que o Idiarn (Instituto de Defesa e Inspeção da Agropecuária do Rio Grande do  Norte) tenha avançado e o Estado saia da área do “médio risco”, igualando-se a Pernambucano, Ceará, Alagoas e Sergipe, que já cumpriram suas tarefas há mais tempo.

Saúde

O caos na saúde pública do Rio Grande do Norte está nas manchetes nacionais. A vez agora ficou para o Hospital Rui Pereira, de Natal. É o destaque de ontem do UOL. Ao seu lado aparece também o Walfredo Gurgel.

De Casa

A revista EcoNordeste, de Fortaleza, número de junho, traz um artigo de Benedito Vasconcelos Mendes sobre a Arquitetura de Taipa.  Mostra uma casa construída há mais de 200 anos “toda feita de taipa, com madeirame de aroeira e envaramento amarrado com tiras de couro cru”.

Em Lagoa de Velhos tem uma desse mesmo feitio. Uma raridade hoje nos espaços urbanos. Poderia ser um espaço cultural, não é. Está fechada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas