segunda-feira, 13 de maio, 2024
26.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Jornalismo reconhecido no RN e no Brasil

- Publicidade -

Em apenas cinco anos, a TRIBUNA DO NORTE subiu 30 vezes ao pódio das premiações jornalísticas locais, regionais e nacionais,. Somente em 2014, o jornal conquistou nove prêmios. A listagem inclui 16 prêmios de reportagens em jornalismo impresso, sete em webjornalismo e sete na área de fotografia.
Renata Moura, editora de Economia da Tribuna do Norte, recebe do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, o prêmio nacional da CNI 2014 em webjornalismo
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pela TRIBUNA DO NORTE fez com que, no ano passado, o jornal potiguar superasse gigantes como a Revista Veja, Época Negócios e iG em número de premiações. O jornal potiguar ficou em 33º lugar dentre os veículos de comunicação mais premiados do Brasil. Além disso, a jornalista e editora de Economia, Renata Moura, está entre as jornalistas mais premiadas do Nordeste. Os dois rankins são elaborados pelo Portal dos Jornalistas.

“Conseguir realizar trabalhos como estes, premiados em âmbitos regional e nacional, competindo com grandes veículos, é a prova de que é possível fazer bom jornalismo, independente das circunstâncias que nos encontramos”, avaliou o jornalista e diretor de Redação, Carlos Peixoto. Os prêmios, de acordo com ele, representam o reconhecimento do esforço da equipe de jornalistas – repórteres, fotógrafos, editores – em realizar um trabalho de qualidade para informar ao público.

As reportagens premiadas entre 2010 e 2014 apuraram gargalos e soluções em prol do crescimento e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e também abordaram campos polêmicos como a oferta de serviços públicos de Saúde e obrigatoriedade da implantação da Inspeção Veicular no Rio Grande do Norte que, a partir de uma investigação jornalística da TRIBUNA DO NORTE e posterior abertura de procedimento investigatório pelo Ministério Público Estadual, resultou suspensa 48h antes do início dos serviços.

A série de reportagens produzidas pelo repórter Ricardo Araújo expuseram, com base em documentos, as dúvidas em torno da legalidade do processo licitatório que culminou com a vitória da Concessionária Inspar no certame. Os preços abusivos cobrados pela concessionária para a verificação do nível de poluição expelido pelos veículos foi o pontapé inicial para as investigações que resultaram na suspensão do serviço.

Internet
No ano passado, dos nove prêmios, seis foram para reportagens produzidas para a Internet. Por três vezes, a TRIBUNA DO NORTE levou o primeiro lugar, deixando para trás grupos de comunicação maiores e  vencedores de outras edições. A reportagem “Eólica: Nova Indústria, Novas Oportunidades” (http://tribunadonorte.com.br/eolica/), conquistou o Prêmio CNI de Jornalismo da Confederação Nacional da Indústria, na categoria nacional de Webjornalismo. Estavam na disputa a Folha de S Paulo e o JC/Online NE10.

Outro prêmio nacional conquistado pelo jornal potiguar com a mesma reportagem foi o CNH de Jornalismo. Na mesma premiação saíram vitoriosos: iG; Diário de Pernambuco; Jornal do Commercio; Economia SC; Infomoney; Época Negócios; Exame e O Tempo. A reportagem, assinada pelas jornalistas Cledivânia Pereira e Renata Moura levou meses para ser produzida e contou com o incondicional apoio de uma equipe de mídia e tecnologia.

“Desde 2010, eu já venci 18 prêmios pela TRIBUNA DO NORTE entre estaduais, regionais e nacionais. Eu sempre tento buscar o máximo de ineditismo na pauta, mesmo que ela não seja tão inédita. Duas das reportagens premiadas, foram feitas para a internet, com temas não muito novos, só que o modo de apresentação fez a diferença”, relatou a jornalista Renata Moura. Em 2014, a jornalista ocupou a 17ª posição na lista dos jornalistas mais premiados do Nordeste, de um ranking com posto por 53 jornalistas.  

Os vídeos foram produzidos pela TV Tribuna, com captação de imagens e edição realizadas por Bernardo Luiz, Diego Ciríaco e João Victor Wanderley; Camila Cahu assinou a arte e o desenvolvimento do site ficou sob a responsabilidade da equipe de Tecnologia da Informação da TN, formada por Jonathas Rangel Berico e Kauê Pereira.

Outra reportagem vencedora na categoria Webjornalismo foi a “Costurando o Desenvolvimento (http://tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento/) que faturou o Prêmio BNB de jornalismo, do Banco do Nordeste, na categoria nacional. Além dos prêmios que garantiu, desde o ano passado, a TRIBUNA DO NORTE foi finalista em três premiações nacionais.

A reportagem “Costurando o Desenvolvimento” foi selecionada no 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, da Fecomercio SP em parceria com a Fundação Dom Cabral. A série de reportagens “Crescer”, publicada na edição impressa, foi finalista do prêmio CNH de Jornalismo Econômico em 2013. No mesmo ano, outra série, a “RN autossustentável em energia” foi finalista do Prêmio Jornalista&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.

Todas as premiações
Veja abaixo a trajetória de reconhecimento do trabalho jornalístico desenvolvido pela TRIBUNA DO NORTE. Em apenas cinco anos, o número de prêmio chegou a 30.  Em 2014, ocupou a 33ª posição entre os jornais mais premiados do país e a repórter Renata Moura foi a 17ª mais premiada do Nordeste, entre 53 jornalistas da região, conforme ranking do Portal dos Jornalistas (www.portaldosjornalistas.com.br)
Foto de Magnus Nascimento sobre efeitos da seca no sertão potiguar é a vencedora nacional do Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade
2010
Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – Vencedor na categoria Jornalismo Impresso com a reportagem “Ventos da mudança sopram no RN”, de Renata Moura.

Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Vencedor nacional com a fotografia “A fruticultura cresce em meio à crise mundial”, de Alex Régis.

2011
I Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Norte – Vencedor na categoria Impresso com a série de reportagens “Inspeção Veicular”, de Ricardo Araújo.

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Vencedor estadual na categoria Jornalismo Impresso com a reportagem “Assentados ganham com exportação”, de Renata Moura.

2012
Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 1º lugar com a fotografia “Nova energia, velhas receitas”, de Emanuel Amaral.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 2º lugar com a fotografia “Farinha mecanizada”, de Júnior Santos.

II Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Norte – Vencedor na categoria Jornalismo Impresso com a reportagem “Prescrição: Ambulancioterapia”, de Roberto Lucena.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – Vencedor na categoria Jornalismo Impresso com a série de reportagens “Empreender”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Vencedor na categoria Jornalismo Impresso com a série de reportagens “Empreender”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Vencedor na categoria Regional 2, com a série de reportagens “Empreender”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Vencedor na categoria Regional 2, com a fotografia “Os frutos do planalto do retiro”, de Júnior Santos.

2013
Prêmio CNI de Jornalismo – Vencedor na categoria regional Nordeste , com a série de reportagens “Crescer”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

I Prêmio Sistema Fecomercio RN e Jornalismo – Vencedor geral, com a série de reportagens “A locomotiva perde força, mas há soluções”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

I Prêmio Sistema Fecomercio RN e Jornalismo – Vencedor na categoria Impresso, com a série de reportagens “A locomotiva perde força, mas há soluções”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio CNH de Jornalismo Econômico – Finalista com a série de reportagens “Crescer”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio BNB de Jornalismo – Vencedor na categoria Regional 2, com a série de reportagens “Crescer”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade – Finalista com a série de reportagens “RN autossustentável em energia”, de Sara Vasconcelos.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 1º lugar com a reportagem “RN espera novos frutos do petróleo”, de Sara Vasconcelos.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 2º lugar com a reportagem “Mineração tem retomada no RN”, de Luiz Antônio Felipe.

Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade – Vencedor nacional com a fotografia “No interior do RN, rebanho não resiste e morre de sede e fome”, de Magnus Nascimento.

Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Vencedor regional com a fotografia “Novos horizontes para a pesca potiguar”, de Alex Régis.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 1º lugar com a fotografia “Programa do biodiesel terá segunda chance no Estado”, de Júnior Santos.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 1º lugar na categoria Webjornalismo com a reportagem “Costurando o desenvolvimento”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

2014
Prêmio CNI de Jornalismo – Vencedor nacional na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Eólicas – Nova Indústria, Novas Oportunidades”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

Prêmio CNH de Jornalismo Econômico – Vencedor nacional na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Eólicas – Nova Indústria, Novas Oportunidades”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

Prêmio Estácio de Jornalismo – Vencedor regional na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Eólicas – Nova Indústria, Novas
Oportunidades”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

Prêmio Sistema Fiern de Jornalismo – 1º lugar na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Eólicas – Nova Indústria, Novas Oportunidades”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN) – Vencedor na categoria Jornalismo Impresso, com a reportagem “Solução para lixões custará R$ 173 milhões”, de Roberto Lucena.

Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Vencedor nacional na categoria Webjornalismo com a reportagem “Costurando o desenvolvimento”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Vencedor estadual na categoria Webjornalismo com a reportagem  “Costurando o desenvolvimento”, de Andrielle Mendes e Renata Moura.

4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, da Fecomercio/SP e Fundação Dom Cabral – finalista na categoria webjornalismo com a reportagem “Costurando o Desenvolvimento”.

2º Prêmio Sistema Fecomercio
RN de Jornalismo – Vencedor geral com a série de reportagens “Consumo”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

2º Prêmio Sistema Fecomercio RN de Jornalismo – Vencedor na categoria Impresso com a série de reportagens “Consumo”, de Cledivânia Pereira e Renata Moura.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas