quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Jucurutu solicita garantia federal

- Publicidade -

Mais um município potiguar solicitou tropas federais. O Tribunal Regional Eleitoral aprovou o envio de tropas para a cidade de Jucurutu. O pleito agora será submetido ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso acate a solicitação, serão 37 municípios potiguares com tropas federais.

A diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral, Ana Esmera Fonseca, explicou que após a aprovação das tropas federais, o que já ocorreu para 36 cidades do Rio Grande do Norte, o Exército é o responsável por definir o contingente de homens que atuarão nos locais. Essa decisão passa pelo  número de eleitores, de seções e locais de votação de cada cidade.

O pedido enviado pelo TRE para o TSE foi feito a partir de solicitação de juízes eleitorais com a justificativa da necessidade de reforço das tropas “para a manutenção da ordem e da segurança pública no dia da eleição”.

#SAIBAMAIS#No caso dos 36 municípios que já estão com o pedido de tropas federais aprovados, esses também contarão com o trabalho da Polícia Militar, que ficará guardando os locais de votação. A tropa das forças federais atuará nas ruas.

A estimativa do Comando Geral da Polícia Militar é colocar seis mil homens para atuar no dia do pleito. Mas o trabalho desses militares começa na véspera quando eles recebem as urnas, às 6h, dos Correios e conduz até os locais de votação.

A partir desse momento, a Polícia Militar fica guardando o local e no dia do pleito repassa as urnas para os mesários. Ao final da votação, é também o policial militar que recebe as urnas para fazer a entrega aos Correios, que encaminham à Justiça Eleitoral.

O pleito deste ano no Rio Grande do Norte terá 7.443 seções, distribuídas em 1.621 locais de votação. Mas a diretora geral do TRE esclareceu que algumas seções serão agregadas, já que têm um número pequeno de eleitores.

“Com essa agregação deveremos chegar a cerca de 6.900 seções”, comentou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas