quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Junior Achievement forma 130 alunos em Campo Grande

- Publicidade -
Nadjara Martins
repórter
“No começo eu achei que o curso não ia me ajudar em nada, mas com o tempo comecei a organizar minhas finanças e a entender o caminho que quero seguir”, aponta Pâmela Cristina Marilu, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio. Ela é uma dos 130 estudantes da cidade de Campo Grande, interior do Rio Grande do Norte, que receberam ontem (27) à noite o diploma do primeiro curso da instituição Junior Achievement do município.
Antônio Gentil fez palestras para os concluintes no RN
Desde que foi implantado no RN, em 2005, a Junior Achievement formou 36.075 alunos em diversas áreas, com foco em sustentabilidade, potenciais econômicos locais e gerenciamento de pequenas empresas. O curso oferecido em Campo Grande foi de economia pessoal, desenvolvido para alunos de 1º ao 3º ano da Escola Estadual Professor Adrião Melo. Além deste, a instituição anda mantém o curso “Nosso Planeta, Nossa Casa” para 400 alunos nas três escolas municipais.
De acordo com Ana Maria de Araújo, coordenadora do programa na cidade, os cursos não são voltados para a formação de mão de obra, mas funcionam como um complemento para o currículo dos estudantes. No município, as aulas eram ministradas no horário inverso ao das aulas, e priorizavam atividades sobre acesso ao mercado de trabalho e noções sobre movimentação financeira. “O nosso objetivo é que o aluno desenvolva a cultura empresarial por completo”, apontou.
A cerimônia de diplomação, que aconteceu em frente à Igreja Matriz de Sant’Ana, contou com a presença de diversas autoridades, como João Hélio Cavalcant, diretor técnico do Sebrae RN. O empresário Antônio Gentil, franqueado da empresa O Boticário no RN e nascido em Campo Grande, apresentou a palestra “A viagem dos sonhos” para os alunos. Ele é um dos apoiadores do projeto Junior Achivement na cidade. “Agradeço a dedicação de todos. Temos muito o que fazer pelos jovens e para que a cidade cresça”, afirmou. 
Gentil anunciou que a empresa O Boticário também se comprometeu em selecionar quatro estudantes que tenham desenvolvido trabalhos com foco no desenvolvimento regional. Os autores serão contratados durante um mês como trainees da instituição. Aos jovens empreendedores, Antônio Gentil ainda deixou um recado. “Não façam nada por dinheiro. Imaginem o que as pessoas querem que vocês têm a capacidade de atender a esses anseios”, disse.
O prefeito de Campo Grande, Francisco das Chagas Vieira, também anunciou que o município passará a arcar com “projetos interessantes” que sejam desenvolvidos pelos alunos com foco no crescimento local, desde que avaliados em até R$ 5 mil. “Todo tipo de educação é importante. É fundamental que tenhamos esse tipo de conscientização (economia pessoal) entre os alunos”, salientou.
A Junior Achivement é uma instituição criada nos Estados Unidos em 1919, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo desde a educação básica. No RN, o projeto chegou em 2005, a partir de parcerias do Sebrae com os municípios e empresários. Em outubro, a previsão é que sejam abertas mais 80 vagas para cursos de economia pessoal em Campo Grande.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas