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Leilões de ferrovias atraem chineses

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Brasília (AE) – Os chineses vão participar dos leilões de concessão de ferrovias brasileiras por meio de uma cooperação da China Railway Construction Corporation (CRCC) com a construtora Camargo e Corrêa. A empresa brasileira confirmou ontem ter assinado um termo de acordo “para estudos de viabilidade de investimentos no PIL, programa de investimentos em logística, do governo federal”. Foram oferecidas aos chineses seis linhas que o governo brasileiro considera estratégicas.
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A primeira linha a ser leiloada é uma ligação entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), mas há diversas outras em fase de estudos. Entre elas, algumas que ligam o cerrado brasileiro a portos do Norte, como Sinop (MT) a Miritituba (PA) e Sapezal (MT) a Porto Velho (RO).

#SAIBAMAIS#“Esse é o grande fato do nosso encontro”, disse o presidente da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), embaixador Sérgio Amaral, durante evento com empresários dos dois países promovido pela entidade. “Não conversamos mais sobre exportação de commodities ou investimento em infraestrutura, que marcaram o início das nossas relações, mas partimos para outro patamar, que é o de parceria.”

Segundo o embaixador, a diferença agora é que as empresas dos dois países atuarão juntas. Haverá cooperação na construção da linha e no transporte da carga aqui. A associação continuará do outro lado do mundo, pois empresas  como a BR Foods têm centros de distribuição na China.

Por ligarem áreas produtoras de alimentos aos portos, algumas ferrovias caem como uma luva no interesse estratégico chinês de garantir sua segurança alimentar. Os empreendimentos também proporcionarão redução do custo do transporte. Com elas, será possível aos chineses comprar grãos e proteína animal diretamente dos produtores brasileiros, em vez de adquirir esses produtos de tradings, como ocorre hoje. O comércio direto, disse Amaral, foi mencionado pelos negociadores chineses de alto nível como um objetivo.

A concessão do trecho Lucas do Rio Verde-Campinorte já está pronta para ir a mercado, segundo informou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. “Nós o lançaremos quando tivermos convicção que teremos concorrência e interesse do setor privado”, comentou. Ao Brasil, interessam não só os investimentos diretos chineses, mas também os investimentos financeiros, informou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Pablo Fonseca.

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