quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Lewis Hamilton vence em Abu Dhabi e fatura bicampeonato da F1

- Publicidade -

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi e conquistou o bicampeonato do Mundial de Fórmula 1 na manhã deste domingo. O feito do britânico foi parabenizado pelo princípe Harry, que agradeceu ao piloto por representar a Inglaterra nas pistas. Ele foi o primeiro inglês a conseguir dois títulos mundiais da categoria desde Sir Jackie Stewart, em 1971. O restante do grid foi completado pelo brasileiro Felipe Massa, em seu melhor final de temporada desde 2012, e pelo finlandês Valtteri Bottas.

“Oh, meu Deus! Campeão do mundo! Não consigo acreditar! Muito obrigado!”. Foi assim que Hamilton festejou a conquista do título. Apesar da regra de pontuação dobrada, a esperança de Nico Rosberg conquistar o campeonato durou poucos metros. Ele estava na pole, mas, largou mal e viu Lewis abrir vantagem ainda nas primeiras voltas. Para piorar a situação, o motor do alemão teve perda de potência ao longo da prova e fez com que o piloto despencasse na classificação até cruzar a linha de chegada em 14º.

Já Felipe Masssa largou bem e chegou a liderar o GP de Abu Dhabi em duas ocasiões, cruzando a linha de chegada apenas 2s5 de Lewis Hamilton. Com dois pódios seguidos – foi terceiro em Interlagos -, ele repete a temporada de 2010 e fechou o ano em boa fase. A Willians, escuderia do brasileiro, também comemorou a terceira colocação de Valtteri Bottas. Uma dobradinha de pilotos na equipe em um pódio não acontecei desde o GP de Mônaco em 2005.

Corrida
A largada do Grande Prêmio de Abu Dhabi foi decisiva. O alemão Nico Rosberg, pole position, começou de maneira vagarosa e acabou ultrapassado por Lewis Hamilton. Já o brasileiro Felipe Massa tomou terceiro lugar do finlandês Valtteri Bottas, que caiu para o oitavo posto.

Punidos por participarem do treino classificatório, realizado no sábado, com uma irregularidade na asa dianteira, o alemão Sebastian Vettel e o australiano Daniel Ricciardo foram obrigados a largar dos boxes. Rapidamente, os pilotos da Red Bull fizeram uma série de ultrapassagens, assim como Bottas.

Após as primeiras paradas dos líderes Hamilton e Rosberg, Massa sentiu por alguns momentos o gosto de liderar, o que se repetiu durante a corrida. Na 24ª volta, Bottas ultrapassou Ricciardo e assumiu a quarta colocação, ficando imediatamente atrás do brasileiro, seu companheiro na Williams.

Por volta do 25º giro, Rosberg passou a sofrer com um problema no carro, aparentemente no sistema de recuperação de energia. Com sua Williams rendendo bem, Massa se aproximou rapidamente do alemão e, duas voltas depois, ultrapassou-o com facilidade.

Desesperado no volante da Mercedes, Rosberg reclamou seguidamente pelo rádio com os integrantes de sua equipe, mas não conseguiu permanecer entre os primeiros colocados da corrida. Na 44ª volta, Massa parou nos boxes e voltou com pneus super macios.

O piloto brasileiro, em jejum de vitórias na Fórmula 1 desde a temporada de 2008, retornou à pista disposto a tentar atacar Hamilton nas últimas voltas. O piloto britânico, no entanto, soube como controlar o rendimento de sua Mercedes e não correu riscos.

*Com informações da Gazeta Esportiva

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas