sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Litoral potiguar vai ganhar “comunidade planejada”

- Publicidade -

Um dos dilemas da expansão urbana é saber como levar a infraestrutura básica de uma cidade para lugares distantes dos grandes centros. A região metropolitana de Natal é um exemplo de como não fazer isso. Em São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, por exemplo, faltam saneamento básico e vias de acesso. Na contramão da ausência  do planejamento urbano, o Rio Grande do Norte está prestes a ganhar uma nova modalidade de moradia: a comunidade planejada. Erguido em meios às dunas das areias finas de Pitangui e Jacumã, no litoral norte,  surge o empreendimento Vista Mar, da Sociedade Potiguar de Empreendimentos (SPEL).   
Flávio Oliveira, diretor da SPEL: sustentabilidade será priorizada
São mais de 2.500 hectares de terreno, ladeados por 4km de praia, onde serão construídos condomínios residenciais, escolas, hospitais, bancos e equipamentos de lazer.  O objetivo é criar uma cidade dentro de outra cidade,  que ofereça maior conforto e a possibilidade de evitar as idas e vindas ao centro. Saneamento, coleta de lixo e segurança também são prioridades do projeto. Em menor medida, essas comodidades já são oferecidas por condomínios de porte mais modesto. Uma das diferenças do Vista Mar é que, em uma mesma área, conviverão pessoas das mais variadas classes, em variados tipos de moradias.

As obras para a construção do Bosque da Praia, primeiro condomínio residencial do Vista Mar, já foram iniciadas. O alvo desse empreendimento é a classe A, mas em breve a SPEL anunciará também a venda de condomínios voltados para o Minha Casa, Minha Vida. “Queremos possibilitar o crescimento de uma sociedade diversificada, onde todos possam contribuir para o desenvolvimento da região”, explica o diretor de projetos da SPEL, Hugo Bueno Torres.

A ideia do empreendimento é nova por aqui, mas já chegou a outras cidades brasileiras, como Recife e Florianópolis. Nesses dois casos, as localidades no entorno das  construções cresceram com investimentos privados e públicos. Na capital de Santa Catarina, o destaque fica por conta da Cidade Sustentável Pedra Branca, que usou o terreno de uma antiga fazenda para construir um multi-condomínio com imóveis residenciais e comerciais.  O Vista Mar segue linha semelhante, mas em área maior, protegida pelo Ministério Público Estadual (MPE). Boa parte da região deverá ser preservada, seguindo critérios definidos em acordo com o MPE, que previu, entre outras regras, a não intervenção em dunas.

A limitação acompanha o desejo dos  proprietários do terreno.  “Escolhemos não inchar a área com a construção despropositada de condomínios. A ideia é lançar os empreendimentos de maneira espaçada, sempre priorizando os critérios da sustentabilidade”, declarou um dos diretores da SPEL, Flávio Oliveira. O diretor cita o crescimento de Nova Parnamirim – um dos bairros mais inchados da região metropolitana – como um outro exemplo a não ser seguido.

Segundo ele, o desenvolvimento do Vista Mar  deve atingir a sua plenitude em 20 anos. O projeto já estava no papel há mais de 3. Só agora, com a liberação de todas a licenças ambientais, foi possível começar a venda de lotes e a construção dos condomínios. Depois de uma rodada intensa de negociação com os órgãos ambientais, a área foi delimitada e registrada junto ao cartório de imóveis.

Empreendimentodeve ser entregue em dois anos
A  SPEL, em parceria com a Cipasa Urbanismo, empresa paulista,  apresentou ontem o próximo empreendimento a ser erguido na região, o Reserva Pitangui, que deve ficar pronto daqui a dois anos, junto com o Bosque da Praia.

A empresa também pretende aproveitar o potencial turístico da região e lançar um linha de hotéis e flats. “Sabemos que o  Rio Grande do Norte é privilegiado pelo litoral que tem. Queremos aproveitar isso.” comentou Hugo Bueno.  O Estado foi premiado recentemente como “melhor destino Estado” no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).  Na opinião de Flávio Oliveira, essa posição pode melhorar ainda mais, mas é necessário que o poder publico invista em infraestrutura. Uma das  prioridades é a duplicação da avenida Moema Tinoco. A via seria um dos principais acessos ao litoral norte,  e serviria para desafogar o trânsito da região, atraindo mais visitantes.  

Há 20 anos o grupo responsável pelo Vista Mar, através da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (FUNDEP), vem investindo na região, elevando o nível educacional da comunidade local e preparando o espaço para ter uma economia sustentável. A Escola Dunas, implantada em 1991, já possibilitou a formação de mais de 4.000 jovens nativos no ensino médio. Cerca de 500 alunos se tornaram bolsistas integrais da  Universidade Potiguar.

A empresa também se orgulha do Centro de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Com 22 anos de atuação em níveis regional, nacional e internacional, o centro já atendeu mais de 80 mil pessoas com o curso  “Educação Ambiental”, tendo sido o representante do Governo Brasileiro para a Eco’92, no Rio de Janeiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas