quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Livro aborda terapia contra traumas

- Publicidade -

Roberto Lucena – Repórter

Um assalto, um acidente de trânsito, a separação dos pais ou mesmo uma discussão grave entre familiares. Esses são alguns exemplos de eventos causadores de traumas que podem durar muitos anos. Dependendo do tamanho da dor psicológica, é preciso recorrer às psicoterapias e uso de medicamentos para aliviar o sofrimento. Porém, uma nova técnica promete ajudar pacientes a enfrentarem seus medos. Trata-se do “Eye Movement Desensitization and Reprocessing” (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares), conhecida pela sigla EMDR. A terapia, descoberta nos Estados Unidos pela psicóloga Francine Shapiro, foi introduzida no Brasil, há seis anos, pela também psicóloga Esly Regina Souza de Carvalho que lança, hoje à noite, o livro “Curando a galera que mora lá dentro – Como o EMDR e as novas terapias de reprocessamento podem tratar nossos papéis internos”.

Esly Regina  de Carvalho afirma que a técnica já é adotada por alguns especialistas, em Natal, e tem sido bem aceita pelos pacientesSegundo Esly, a nova técnica é uma mudança de paradigma das terapias, pois o paciente não precisa falar muito durantes as sessões. “Falar sobre um trauma, sobre um problema grave como um estupro, por exemplo, é muito difícil. Ao contrário das terapias tradicionais, no EMDR não há exigência de que o paciente fale muito e os resultados são mais rápidos. A explicação para isso é que a técnica reproduz uma ação orgânica natural”, afirma.

O paciente, explica a psicóloga, durante as sessões, é induzido a lembrar de eventos traumáticos do passado. Nesse momento, a terapeuta movimenta os dedos que são seguidos pelos olhos do paciente. A movimentação aumenta e os olhos repetem o comportamento que se tem quando se está em sono profundo. “O paciente visita o momento traumático e é possível reorganizar os componentes causadores das memórias negativas, dando às emoções um significado mais positivo”, informa Esly de Carvalho.

“Dentro de cada um de nós, existe uma galera formada por várias personalidades. Temos a menininha medrosa e o adolescente em crise, por exemplo. É preciso analisar quem está influenciando o nosso comportamento atual. Não podemos deixar que papéis do passado se sobreponham ao nosso presente”, diz a psicóloga. É sobre assunto que o livro “Curando a galera que mora lá dentro – Como o EMDR e as novas terapias de reprocessamento podem tratar nossos papéis internos” trata. Voltando para todos os públicos, o livro propõe-se a identificar e esclarecer a existência dessa “galera”.

Segundo a autora, o livro tem linguagem fácil e acessível a todos. “Não é um livro didático de como aplicar o EMDR, mas trazemos exemplos da aplicação da técnica”, diz Esly. Em Natal, a técnica já foi repassada a outros psicólogos e, segundo a escritora, vem sendo bem aceita pelos pacientes. “Não se faz terapia como antigamente. Essa história de passar dez anos fazendo terapia é coisa do passado. É possível ter uma boa resposta com poucos meses de tratamento”, alega. O medo de viajar de avião, diz a psicóloga, pode ser superado com apenas uma sessão.

No Brasil, mais de mil psicólogos estão aptos a aplicarem a técnica. Em Natal, Esly de Carvalho ministra o curso há três anos e uma turma já foi formada. Nesse fim de semana, uma nova turma está sendo fechada e as aulas começam em breve. Durante o curso, os psicólogos descobrem como aplicar a técnica. Uma sessão de EMDR pode durar de 50 minutos a 1 hora e o tratamento completo é composto de oito fases. No início, o especialista analisa o histórico do paciente e verifica a aplicabilidade da técnica. Posteriormente, verifica-se o tema a ser processado.

Traumas adquiridos após experiências com violência urbana, separação dos pais e divórcio lideram o ranking de transtornos de estresse pós traumático. “Os pacientes são, em sua maioria, adultos, mas também atendemos crianças com problemas como o bullying”, diz Esly.

Lançamento

“Curando a galera que mora lá dentro – Como o EMDR e as novas terapias de reprocessamento podem tratar nossos papéis internos” é o quarto livro da psicóloga Esly Regina Souza de Carvalho.

O lançamento em Natal acontece hoje, a partir das 19h30, na livraria Poty Livros, no Praia Shopping. O livro tem 119 páginas e custa R$ 30,00. A editora é a EMDR Brasil.

“Levei um ano para escrever o livro. A linguagem é fácil e acessível ao público em geral”, explica a escritora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas