sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Livros para entender o momento atual no Brasil

- Publicidade -

Carlos de Souza [ [email protected] ]

O livro Redemocratização e Mudança Social no Brasil reúne um conjunto de ensaios – organizado por Maria Celina D’Araujo – que levanta o debate sobre um estilo de vida centrado na liberdade e na igualdade vivenciadas e produzidas hoje por um novo ator social: o indivíduo autônomo, que é centro, meio e fim da vida coletiva. Nesse viés, o livro destaca questões como a comunicação globalizada, a supressão aparente de barreiras geográficas e epistemológicas e os fenômenos sociais acentuados justamente por essa nova dimensão.
Redemocratização e Mudança Social no Brasil
A autora investiga as diferentes figuras do pária, retomando as variações de sentido do termo ao longo da história, para concluir que pária é uma metáfora carregada de sentidos, momentos e versões diversas de um mesmo relato. São igualmente párias, embora essencialmente diferentes, o intocável indiano, o pária ocidental, a mulher autora, o judeu, o homossexual, o imigrante, o desempregado. O termo pária, assim, demonstra ela, não remete à trajetória de um grupo particular ou de um povo específico. Antes, afirma, é uma expressão do polo negativo de um discurso emancipador.

Ao problematizar a figura do pária, a autora toca em uma questão contemporânea relevante, demonstrando a dificuldade de pensar simultaneamente a diversidade do grupo excluído por uma construção hierárquica e a singularidade do indivíduo que não cabe na definição do grupo ao qual é associado: “Por meio dos destinos extraordinários dessa ‘escória do mundo’ revela-se o destino imposto a toda uma população. Mas também as contradições de nossa modernidade política e a exigência sempre atual dos párias rebeldes, que se obstinam em reivindicar a admissão na categoria de humanidade de cada indivíduo particular”.

Eleni Varikas é professora de Teoria Política na Universidade Paris-VIII e membro do laboratório Gênero, Trabalho, Mobilidade. De sua obra, a Editora Unesp publicou O gênero nas ciências sociais (2014, com a Editora da UnB), organizado com Danielle Chabaud- Rychter, Virginie Descoutures e Anne-Marie Devreux.

A Escória do Mundo
Autor: Eleni Varikas
Editora Unesp, 178 Páginas
Preço: R$ 36,00

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas