segunda-feira, 6 de maio, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Lojas de shoppings desistem de fechar aos domingos

- Publicidade -

Sara Vasconcelos
Repórter

Representantes de Sindicatos patronal e  trabalhista do comércio varejista potiguar recuaram sobre a possibilidade de não mais abrir as lojas de shoppings aos domingos. A medida, que vinha sendo analisada por lojistas como forma de reduzir os custos de operação, implicaria na demissão de cerca de 2 mil  funcionários, segundo explica o presidente do  Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), George Ramalho.

A decisão de manter as lojas em funcionamento neste dia da semana foi tomada durante reunião entre as entidades realizada na noite da última segunda-feira (2). Com isso, o funcionamento aos domingos deve se manter no horário normal.
Shopping em Natal: Discussão no setor agora é sobre o funcionamento de lojas em dias de feriado
A discussão, agora, é sobre o funcionamento em dias de feriado.  A ideia é que os trabalhadores tenham folga e com isso sejam reduzidas despesas com hora extra em dobro, adicional de 20%, concessão de folga durante a semana, além de custos com energia elétrica e outros insumos. Uma nova reunião com os Sindicatos está marcada para o dia 12, quando se deve definir a convenção coletiva da categoria para este ano.

Desemprego
“Verificamos que são 52 domingos e 11 feriados, em 2016, e o fechamento aos domingos seria uma solução dramática para o desemprego, com um emprego e meio, em média, cortado por loja. É preciso encontrar outros lugares para cortar que não implique em mais demissões”, enfatiza Ramalho. Por mês, acrescenta ele, “o comércio varejista do Estado tem fechado 700 postos de trabalho”. O setor reúne cerca de 2 mil lojistas e mais de 12 mil empregados, segundo o Sicomércio.

A definição deverá ter validade temporária e poderá ser revista em abril de 2017, quando ocorre o período de negociações entre empresários e trabalhadores. Para funcionar aos domingos, os lojistas mantém uma escala que implica em pagamento de horas extras e, nos feriados, conta com adicional de 20%, além de custos com energia elétrica e outros insumos.

 A TRIBUNA DO NORTE tentou, sem sucesso, o contato com a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, durante toda a tarde de ontem.

O Natal Shopping já havia informado, em abril,  que a partir do dia 15 deste mês  funcionará em novo horário aos domingos. Assim, as chamadas lojas satélite – cerca de 170 – passarão a funcionar das 15h às 21h (atualmente é das 14h às 21h). As lojas âncora e mega-lojas – Americanas, Rio Center, Renner, C&A, Ri Happy, Centauro, Leitura e Luiggi Bertoli – passarão a funcionar das 13h às 21h (atualmente é das 12h  às 21h).  Sem alteração no horário de funcionamento das lojas da Praça de Alimentação, restaurantes e operações de lazer e entretenimento – das 11h às 22h aos domingos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas