quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lua de mel com quadriciclo

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha  [[email protected] ]

Os passeios de quadriciclos de Pirangi do Sul a Búzios, através de trilhas por Alcaçuz e com direito a parada na bela Lagoa da Juventude, já podem ser considerados um caso de sucesso do turismo potiguar. O casal proprietário da empresa Terra Molhada, que dispõe de 30 quadriciclos que fazem três saídas por dia (carga total de 90 passeios diários), é um cearense (José Maria) e uma paulista (Paloma).

Eles escolheram Natal para passar a lua de mel, há dez anos, e tiveram a ideia de criar o passeio, que já tem oito anos e está bombando de um ano para cá, apesar do preço considerado alto (R$ 180) para a maioria dos visitantes. Zé Maria e Paloma agregaram restaurante e bar no ponto de saída dos passeios (Pirangi do Sul) e estão pleiteando junto ao Idema a liberação de mais passeios por dia. No caso, segundo o casal, o ideal seria uma carga máxima de 150 tours por dia, o que exigiria um total de 50 quadriciclos, em três saídas diárias.

Jampa vira opção aérea
Já está acontecendo o que era previsto: turistas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste que vêm para a Pipa estão preferindo utilizar o Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, na Grande João Pessoa, já que é mais próximo de Tibau do Sul (em torno de 90 quilômetros) do que o Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (cerca de 120 quilômetros). Muitos natalenses, quando vão viajar de avião, também começam a comparar preços com voos que partem de João Pessoa, pois o trajeto da capital potiguar até Bayeux é pela BR-101 duplicada e segura, enquanto para São Gonçalo do Amarante, pelo menos durante o dia, é através de uma Zona Norte congestionada e perigosa. Em ambos os casos o trajeto dura em média uma hora e meia.

Mudanças na hotelaria
Rubem Alencar Peixoto, que já atuou em várias operadoras em Natal, é o novo gerente comercial do Pestana Natal. Já Pedro Anjo, que andou pela hotelaria paraibana, assumiu a gerência geral do Visual Praia Hotel. E Washington Souza deixa o Rio Grande do Norte, após cinco anos no hotel Thermas, em Mossoró. Assumiu a gerência geral do Victory Suítes, em Juiz de Fora (MG). Vai acumular com a implantação de outra unidade do grupo na cidade que fica em Minas Gerais porém é mais carioca do que mineira. Está a apenas 180 quilômetros da Cidade Maravilhosa.

Bate-papo – Ernest Guitart
diretor do Grupo Serhs no Brasil

Qual a taxa média acumulada de ocupação do Serhs Natal Grand Hotel, em 2014, e quantos apartamentos estão disponíveis atualmente?
A taxa média de ocupação acumulada até o momento é de 61,78%, com 396 apartamentos disponíveis para vendas. Este ano está diferente dos outros. Além de termos recebido a Copa do Mundo, conseguimos um bom resultado de vendas com o segmento corporativo, que nos ajuda – e muito – na baixa temporada. No mercado de lazer, o prêmio recebido pelo site de viagens Tripadvisor como sexto melhor resort da America do Sul para viajar em família tem nos ajudado nesse segmento, mesmo com as dificuldades que a cidade está enfrentando no setor turístico, principalmente motivadas pela falta de divulgação como destino turístico e falta de segurança, infraestrutura e limpeza das áreas turísticas.

Quais os principais polos emissores para o hotel no mercado nacional e no internacional?
Este ano foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguidos de Paraná e Pernambuco. O movimento do mercado internacional teve um considerável acréscimo devido ao Mundial de Futebol. Os hóspedes vieram, em sua maioria, dos EUA, Uruguai, Itália e Japão. Finalizada a Copa, não temos previsão de aumento do mercado internacional devido à falta de divulgação e planejamento. Existem destinos que trabalham bem o mercado estrangeiro e, junto com tarifas competitivas, conseguem atrair muitos turistas de diferentes países. Natal tem muito trabalho pela frente se quisermos recuperar os níveis de visitantes estrangeiros que tivemos no passado.

Depois de Natal e da Pipa, o grupo planeja outro investimento no RN? Ou no Brasil?
Nós estamos atentos à oportunidade de fazer alguma outra coisa aqui no Rio Grande do Norte porque gostamos muito do que temos aqui. Mas nesse momento, não existe nenhum projeto concreto.

Cuidado!
O foco principal do turismo de Natal era divulgação e promoção. Cobra-se ações de marketing do destino há décadas. De uns tempos para cá, porém, a prioridade passou a ser a segurança. Com passagens aéreas caras e correndo risco de assalto, os turistas podem evitar Natal, já que há capitais do Nordeste com trechos aéreos mais em conta e menos violentas.

Incremento
Ex-guia e atual diretor de agência de receptivo, a Wheltour, Wellington Palhano informa que a empresa já tem loja no setor de desembarque do Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Ele lembra ainda que a Wheltou investiu em novas vans e ônibus próprios nesse último ano

Erramos
Na coluna da semana passada, escrevemos que Gustavo Porpino está concluindo o curso de Doutorado em Turismo, quando na verdade está terminando o Mestrado. Pedimos desculpas. O curso de Doutorado em Turismo da UFRN já foi liberado e a primeira turma começa em breve.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas