terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Lula defende fim de restrições a palestinos

- Publicidade -

Ramallah (AE) – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, depositou ontem uma coroa de flores no túmulo do histórico líder palestino Yasser Arafat. Lula também fez críticas às políticas de Israel, o que levou alguns funcionários israelenses a dizerem que o presidente brasileiro não estava sendo imparcial. O líder brasileiro prestou  homenagem a Arafat durante visita realizada ao território palestino da Cisjordânia e manifestou apoio à luta do povo palestino pela independência.

Falando em coletiva, Lula criticou o muro que Israel construiu separando a Cisjordânia, pediu ao governo israelense que acabe com o bloqueio à Faixa de Gaza e descreveu os assentamentos judaicos na Cisjordânia como algo que extingue “a vela da esperança”.

Lula mostrou “simpatia, compreensão e apoio” aos palestinos, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, mas apenas “cortesia, polidez e boa educação” a Israel. “Essa é uma diferença que nós lamentamos”, afirmou Palmor.

Lula tem manifestado o desejo de ajudar nos esforços pela paz no Oriente Médio e protagoniza visita à região esta semana. Na terça-feira, o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, disse ter boicotado o discurso de Lula perante o Parlamento de Israel, na segunda-feira, porque o brasileiro não visitou o túmulo de Theodor Herzl, fundador do movimento sionista.

Assessores de Lula observaram, no entanto, que em nenhum momento esteve nos planos uma visita do presidente ao túmulo de Herzl. O governo israelense não se pronunciou sobre a homenagem de Lula a Arafat.

Depois da visita a Israel, o presidente do Brasil viajou à Jordânia, com o objetivo de impulsionar os laços econômicos entre os dois países Segundo uma declaração do palácio real da Jordânia, Lula assinou 11 acordos nas áreas da ciência, tecnologia e turismo com o governo jordaniano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas