quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lula faz de Dilma presidenta

- Publicidade -

No chamado “Dia das Bruxas”, mais de 54% dos brasileiros optaram pela candidata ungida por Lula, apostando em duas incógnitas: no governo que a primeira presidente do Brasil fará e se nele se incluirá, mesmo nos bastidores, o presidente Lula, o grande vencedor desta disputa entre o “continuísmo” e a “experiência” alardeada pelo tucano José Serra. Mas o criador descarta participar do governo da criatura.

“Ao ex-presidente só cabe torcer para que ela faça mais do que eu”

Lula, em mais um ataque de modéstia, afirmando que não vai atuar no futuro governo

A era do isopor

Lula jurou que não quer encargos no novo governo, mas ninguém acredita que ele optará por carregar isopor em praia paradisíaca. 

Não é com ele

Chefe de gabinete Gilberto Carvalho diz que o presidente fica longe da escolha do ministério de Dilma. A menos que seja chamado a opinar.

Pé-quente

Dilma livrou Lula da fama de pé-frio, mas ignora-se se manterá a pulseira de olho grego contra má sorte que usou durante a campanha.

Finados

Prefeito, governador, ex-ministro, José Serra terá que refazer seu destino: aprender a fazer oposição, com Aécio Neves de olho em 2014.

Bernardo pode assumir a Casa Civil

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) continua o mais cotado para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Ele conhece bem a máquina governamental, ato porque durante o governo Lula cuidou das áreas de Orçamento e Gestão, e se trata de um quadro respeitado no PT, com trânsito em setores da sociedade e até na oposição. Paulo Bernardo também tem a confiança de Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Ciro quer o BNDES

Ciro Gomes quer ser presidente do BNDES, mas Dilma acha que se trata de um cargo estratégico. A prioridade será a escolha técnica.

É só querer

Principal assessora de imprensa da campanha de Dilma, Helena Chagas só não será ministra de Comunicação Social se não quiser.

Eminência parda 

Muito ligado a Dilma, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, pode não ocupar cargo, mas terá muita influência no novo governo.

Palocci quer a Petrobras

A presidência da Petrobras é sonho de consumo do ex-ministro Antonio Palocci, que em nome de Lula atuou como verdadeiro “tutor” de Dilma candidata. A menos que ela o queira na Casa Civil, o cargo será dele.

Ministro Coutinho

Guido Mantega se credenciou para continuar ministro, mas não mais da Fazenda. Faz a cabeça de Dilma Roussef nessa área Luciano Coutinho, atual presidente do BNDES. Mantega talvez volte para o Planejamento.

Irrevogável desejo

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) espera uma boa recompensa pelo “sacrifício” que fez pelo partido, disputando sem chances o governo de São Paulo. Pode virar ministro de Ciência e Tecnologia.

Ministro Márcio

O PSB quer um ministério de prestígio no governo Dilma Roussef. Já escolheu até o nome para ocupá-lo: deputado Márcio França, que tem a bênção do governador campeão de votos de Pernambuco, Eduardo Campos.

Jobim, de novo 

É forte a chance de o ministro Nelson Jobim (Defesa) permanecer no cargo. Sua lealdade a Lula ficou demonstrada na campanha, quando não fez força pela candidatura do velho amigo José Serra.

Haddad, a missão  

O paulista Fernando Haddad tem sido considerado um dos melhores ministros do atual governo, por isso sua indicação para permanecer do cargo pode entrar na quota do presidente Lula.

A volta de Lobão 

Poucos depois de Edison Lobão assumir, Lula admitiu a Sarney: “Se eu soubesse que ele era tudo isso, teria nomeado antes”. Lobão também caiu nas graças de Dilma: pode voltar ao Ministério de Minas e Energia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas