quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Macau deve atrair perto de 300 mil foliões até a Quarta-feira de Cinzas

- Publicidade -

Até a Quarta-feira de Cinzas, o carnaval de Macau, zona salineira do Rio Grande do Norte, deve atrair perto de 300 mil foliões, segundo estimativas da Prefeitura Municipal. Serão 20 horas por dia de muita festa. No Largo de Eventos Mestre Avelino, uma estrutura com camarotes, praça de alimentação e banheiros químicos está pronta para recepcionar foliões e turistas de várias regiões do Estado e do país.

Foram montados dois palcos e um moderno sistema de som, telões e iluminação. A prefeitura de Macau também se preocupou em fazer da folia de momo uma oportunidade para os artistas prata da casa que se apresentam nos dois trios elétricos que puxam o arrastão do mela-mela, no polo do frevo na Praça da Conceição e no largo de eventos.
Tradicional mela-mela de Macau deve reunir multidão nas ruas
No final das manhãs, o point do carnaval de Macau é orla da Praia de Camapum, que esse ano será animada a partir deste sábado até a terça-feira, por paredões de som, acompanhando uma nova tendência que tem agradado e atraído o público jovem e disposto a curtir música eletrônica e outros ritmos, que ganham eco nos potentes sistemas de som.

Mela-mela

Brincar o carnaval em Macau e não se jogar no tradicional arrastão do mela-mela é quase impossível. Este ano, dois trios elétricos vão invadir as ruas da cidade, já a partir das 16 horas deste sábado (1º), arrastando multidões, numa maratona que se repetirá todos os dias, até a terça-feira (04). O percurso acontece no anel viário que contorna a cidade em mais de seis quilômetros de avenidas e ruas totalmente asfaltadas, puxando cerca de 60 blocos de trator e paredões de som, num grande espetáculo que enche os olhos pela dimensão, mas também pelo clima de paz e animação total.

Frevo

O frevo vai correr solto na Praça da Conceição, no Centro da cidade. A partir deste sábado de Zé Pereira à madrugada da quarta-feira de Cinzas quem faz a festa daqueles que preferem curtir o ritmo que está presente nas raízes do povo nordestino é a tradicional Orquestra Harmonia do Frevo, formada por músicos da cidade. Este ano, na segunda-feira, dia 03, o projeto abre espaço para a banda Perfume de Gardênia e o cantor Leão Neto, sendo este último, macauense da gema com talento reconhecido e dono de prêmios em vários festivais de música que participou.

Samba

As tradicionais escolas de samba também marcam presença no carnaval da Terra do Sal. São quatro agremiações carnavalescas que envolvem diretamente quase 2 mil componentes, mantendo acessa uma tradição que atravessa décadas na festa de momo da capital do sal. O desfile das escolas de samba também traz uma novidade em 2014 com a mudança da passarela do samba para um corredor que será montado na Rua Padre João Clemente, em frente ao colégio CEIMH, no Centro da cidade. Com a mudança as quatro escolas de samba vão desfilar na terça-feira, dia 04, a partir das 21 horas.

Blocos

Outra tradição no carnaval de Macau são os blocos de rua. O Bloco da Vitória, As Mulatas da Alcanorte e o Cordão da Fantasia não deixaram se perder com o tempo a tradição dos carnavais de outrora. Instrumentos de sopro, máscaras, fantasias, confetes e serpentinas estão presentes na festa dos foliões que preferem um carnaval genuinamente cultural. São esses e outros atrativos que fazem da folia macauense um carnaval multifacetado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas