quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Maior parte dos produtos vendidos é de outros estados

- Publicidade -

“A estiagem prejudica, principalmente, a produção do Estado do Rio Grande do Norte. É o que percebemos nesses últimos anos”, a declaração é do diretor presidente da Ceasa-RN, Adécio Filho, ao explicar a quantidade de produtos adquiridos para negócio do RN e de outros Estados. Em comparação, a grande maioria das frutas e verduras vendidas na Ceasa vem de fora. No ano de 2013, 66% da participação de fornecedores era de outros estados, enquanto do RN foi de 33,2%. No ano de 2012, a participação potiguar foi de 35,2%.

Os dados de 2014 ainda não estão fechados. Mas, há uma tendência a continuar o decréscimo. Pernambuco é o Estado com maior participação em volume de mercadoria, tendo 18,8%, e por segundo Bahia, com 13,1%. Ainda suprem o estoque de hortifrutas a Paraíba, Sergipe, São Paulo e Minas Gerais. No RN, a maior participação no volume comercializado é das cidades de Baraúna, Assu e Touros.

#SAIBAMAIS#Quem também sente, e sofre com a situação, são os distribuidores – caminhoneiros que trazem os produtos das fazendas ao centro comercial. Aldecir Ferreira, caminhoneiro, diz que comumente trazia 2.100 caixas por semana de melão. Hoje, traz em média 1.500 caixas. Cada caixa significa 10 kg do produto. “Não há uma produção suficiente. Tem menos produto para trazer, por causa da seca. Além disso, tem aumentado os produtores do Agreste. Esta região está plantando mais”, disse.

Com menos produtos no mercado, o preço sobe, e dificulta as vendas. É o que percebe o caminhoneiro Cláudio Santos, que carrega bananas.

A maior parte da clientela da Ceasa são pequenos e médios mercados. Mensalmente, a movimentação é de 72 mil pessoas. Francisco Moraes, gerente do Mercantil Amaral, de Natal, disse que há dois anos compra frutas e verduras, semanalmente, na Ceasa. “Já aumentamos em 240% o volum de compras nesses últimos anos”, diz, apontando o preço como vantagem.

José Adauto vem da Serra de São Bento, para pegar mercadoria e abastecer seu comércio na cidade. Ontem, ele estava a procura de mamão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas