sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Maioria das vítimas não procura a polícia

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Um em cada três brasileiros já sofreu agressão, discriminação, ofensa sexual, roubo, furto, sequestro ou se envolveu em acidente. Considerando os últimos 12 meses, um em cada cinco cidadãos no País foi vítima de uma ação criminosa. Os dados que revelam o quadro nacional de violência, assim como os números que mostram as dificuldades das polícias e da Justiça em lidar com a questão, foram apresentados ontem na primeira pesquisa nacional de vitimização. De acordo com o levantamento, apesar da elevada quantidade de crimes, apenas 19,9% das vítimas no Brasil deram queixa para as autoridades policiais. A baixa confiança nas polícias é uma das causas apontadas. Apenas 18% dos brasileiros afirmam confiar muito na polícia – 59,6% confiam pouco.

A pesquisa de vitimização ouviu 78 mil entrevistados em 346 cidades com mais de 15 mil habitantes e foi feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) e o Instituto Datafolha. “A pesquisa permite observar que, quanto menor a confiança na polícia nos Estados, maior a chance de ser vítima de algum tipo de crime”, diz o sociólogo Claudio Beato, que coordenou o estudo. “Revela-se também a necessidade de se rever a estrutura de Justiça e de Segurança Pública, que não está funcionando como deveria”, afirma.

#SAIBAMAIS# Os Estados do Norte e do Nordeste concentram os maiores porcentuais de vítimas de crime no Brasil nos últimos 12 meses e ocupam as primeiras sete posições na lista. No outro extremo, estão os moradores da Região Sul, onde as populações dos três Estados foram as que menos foram vítimas de crimes. São Paulo fica na 19ª posição entre as 27 unidades da Federação e o Rio, em 21º. A primeira posição ficou com o Amapá, onde 46% dos entrevistados sofreram algum desses crimes no ano que antecedeu a pesquisa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas