quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Maioria dos financiamentos foi destinada à rede hoteleira de Natal

- Publicidade -

bate-papo

Thiago Dantas e Silva – superintendente em exercício do BNB

É possível dizer que a proximidade da Copa estimulou a procura por crédito?
Sim. A procura por investimentos, especialmente para a modernização e implantação de hotéis cresceu bastante. Além disso, cresceram também os negócios com micro e pequenas empresas, especialmente no setor de comércio e serviços, que usufruem do aumento do mercado estimulado pela Copa.

Que setores mais tomaram crédito para investir em seu negócio com vistas ao Mundial? Só o turismo?
Os setores de comércio e serviços, que estão diretamente ligados à área turística, foram os que mais procuraram novos recursos em 2013.

O dinheiro emprestado (ao setor do turismo, por exemplo) foi aplicado em quê?
A maioria dos financiamentos foi para a rede hoteleira e pousadas, especialmente para a modernização e ampliação de suas estruturas e implantação de novos negócios. Itens como renovação de mobília, adequação a novas tecnologias também constaram nas propostas. Além dos equipamentos de hospedagem, diversos estabelecimentos como restaurantes, bares, operadoras de turismo, dentre outras, também procuraram o apoio do Banco.
#SAIBAMAIS#
A Copa continuará estimulando empréstimos em 2014?

A nossa expectativa é que esse aumento continue, especialmente nos projetos que precisam de menor tempo para serem viabilizados, tendo em vista a proximidade do evento. Além dos investimentos – operações de prazo mais longo -, também esperamos um aumento na procura pelas linhas de capital de giro, pois os empresários precisarão estocar mercadorias e insumos diversos para atender a crescente demanda do período.

O banco criou alguma linha de crédito específica para quem desejava investir de olho na Copa? Que linha é essa e quais as suas condições?
O financiamento  correlacionado com a Copa do Mundo 2014 é operacionalizado pelo FNE COPA, que segue as mesmas condições do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur). Tal diretriz é oriunda da Programação Regional do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), no relatório “Diretrizes e Prioridades Espaciais e Setoriais”, elaborada pela Sudene.

Quanto o banco emprestou ano passado?

Somente em 2013, foram emprestados cerca de R$ 80 milhões para empreendimentos ligados ao turismo e expectativa é de ultrapassarmos a marca do R$ 100 milhões em 2014.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas