segunda-feira, 13 de maio, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Mais amor pela poesia

- Publicidade -

Dizem que o amor é o mais nobre dos sentimentos e, felizmente, muitos acreditam que ele é o único caminho capaz de mudar o mundo para melhor. Por essa trilha circula a jornalista Glácia Marillac, que estreia no campo da literatura com o livro “O amor é… – 108 poemas para simplificar a vida”, um lançamento sugestivo nesta semana do Dia dos Namorados. A noite de autógrafos está marcada para hoje, logo mais às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, e conta com presença do Grupo Auta de Luz que fará apresentações de músicas e poemas musicados sobre, claro, o amor.
Entre mandalas e frases amorosas, Glácia experimenta um primeiro mergulho na escrita poética
Ilustrado por 54 mandalas criadas pela artista plástica Vallença Dias, o livro passa longe do clima meloso. “São poemas assertivos, como uma flecha vão com tudo e com força”, adiantou a autora, que passou a ver o mundo de outra maneira com o nascimento da filha Helena, hoje com 4 anos. “Foi um desafio. Durante reunião de pais na escola da minha filha, surgiu a ideia de produzir esse livro, me deram dois meses. Topei meio sem saber por onde começar, até então tinha feito uma única poesia para minha mãe e alguns cordéis”, confessou Glácia, que descartou a primeira remessa poética. “Sugeriram que eu meditasse antes de começar a escrever, e que escrevesse com o coração”.

Ela adiantou que todos os poemas trazem uma lição de moral no fim, “pois o objetivo é plantar a semente, colaborar com a construção de um mundo melhor. Ouvi de um amigo que os dois momentos mais importantes da vida de alguém é quando a gente nasce e quando descobre porque nasceu. Descobri que nasci com a missão de provocar sorrisos através do amor”, contou.

Os poemas, que incluem textos voltado para o público infantil, falam das várias formas de amor: o expresso nos valores, na infância, na arte, aprendizagem, natureza e transcendência. O prefácio foi escrito pela pedagoga e educadora infantil Angelita Araújo, diretora do Centro Infantil a Arte de Nascer, uma das responsáveis pelo desafio.

“Quem leu disse que parecia que as poesias tinham sido feitas para si; outros disseram que se sentiram tocados e mudaram suas atitudes. O fato é que, todo dia, ao ler uma poesia penso que escrever foi fácil, praticar é que é o verdadeiro desafio”.

Editado de forma colaborativa, o preço de capa é de R$ 25 no dia do lançamento, com direito a ingresso para assistir a performance do Grupo Auta de Luz (nome alusivo a poetisa Auta de Souza). Depois poderá ser encontrado nas principais livrarias da cidade ou através do e-mail   [email protected].

Poema
O amor é o amar

Ao caminhar, ame
Ao se levantar, ame
Ao se irritar, ame
Ao se amar, ame

Diante da ofensa,
Promova o amor
Diante da descrença
Elimine  o rancor

Seja sempre
Na alegria e na dor
Uma luz acesa
Uma chama de amor

Quer algo fácil?
Esqueça, por favor.
A vida é um eterno laço.
Um laço eterno com o amor

E o amor?
Ah, o amor é uma prova diária
É buscar na mais dura dor
A leveza da sua alma

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas