Emanuel Amaral
Apenas profissionais que trabalham na área da saúde estão sendo vacinados nesta fase
A estratégia de vacinação contra a Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte até a manhã desta quinta-feira (11) imunizou 4.046 profissionais de saúde, conforme dados do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI).
De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Juliana Araújo, a estimativa é de que esse número seja bem maior, em razão de muitos municípios ainda não terem cadastrado as doses aplicadas no Sistema de Informação do Programa de Imunização.
Estão sendo vacinados nesta primeira fase apenas médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica envolvidos na resposta à pandemia.
Natal vacinou 653 profissionais de saúde contra a gripe A. Enquanto que Mossoró aplicou 513 doses de vacina. A vacinação deste grupo prioritário segue até o próximo dia 19 de março, nas unidades de saúde dos municípios potiguares.
A partir do dia 22, será a vez das gestantes, crianças de seis meses até dois anos e pessoas com doenças crônicas serem imunizadas contra a gripe A.
Hemocentro recomenda doação de sangue antes da vacinaA direção do Hemocentro Dalton Cunha faz uma recomendação aos doadores de sangue que vão tomar a vacina contra o vírus da gripe A (H1N1): antes de receber a vacina, os doadores devem fazer primeiro a doação de sangue para que não haja interferência no resultado dos exames.
A diretora-geral do Hemocentro, Joana D´Arc Ramos, explica que a doação também pode ser feita em 48 horas após a vacina, desde que o doador informe o procedimento. "Como fazemos vários testes nos sangue doados, a vacina pode interferir no resultado, dando um falso positivo em algum item analisado. Não é fato comum, mas pode acontecer. Por isso, a recomendação de que a doação seja feita antes da vacinação", alertou.
O doador ou doadora deverá se dirigir à sede do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, de segunda a sábado das 7h às 18h; ao posto fixo de coleta da Zona Norte, que funciona na Casa da Cidadania, na Avenida Paulistana, em Paratis, de segunda a sábado das 8h às 17h; ou ao ônibus de coleta que fica no centro da cidade, na Avenida Deodoro, em frente à Catedral Metropolitana, que atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.