terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Mais groove na programação do Fest Bossa e Jazz

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O time titular da edição 2014 do Fest Bossa & Jazz está quase todo escalado, e os primeiros nomes confirmados dão pistas do tamanho da envergadura da programação que irá movimentar a praia de Pipa de 21 a 24 de agosto. Entre as atrações já anunciadas figuram os experientes Marcos Valle e Roberto Menescal, legítimos representantes da bossa nova; os guitarristas Ricardo Silveira e o angolano Nuno Mindelis; mais presença de Ed Motta dividindo o palco com a SESI Big Band. A potiguar Camila Masiso é, por enquanto, a única artista local convocada. Toda a programação é gratuita. “Logo logo divulgaremos a programação completa, o que posso adiantar no momento é que teremos mais umas três atrações internacionais”, disse a produtora Juçara Figueiredo com ar de suspense.
A convite do Sesi, Ed Motta traz show autoral e standarts do  jazz e será acompanhado da orquestra Sesi Big Band
Resoluta na guarda do segredo, ela adiantou algumas dicas ao VIVER: “Teremos uma orquestra de Nova Orleans, daquelas que levantam o público, e workshop em Natal com (o trompetista) Jessé Sadoc”. O lançamento oficial do festival está marcado para o dia 23 de julho. Mas a seleção do Fest Bossa & Jazz ainda não está fechada, as inscrições para músicos do RN interessados em participar do evento, no palco Novos Talentos, seguem abertas até 1º de agosto.

O formato deste ano será parecido com o visto em 2013, com palco principal montado no Pipa Park Estacionamento (na Av. Baia dos Golfinhos, rua principal da Pipa), e a principal mudança fica por conta da nova localização do palco secundário (“Novos Talentos”), que sai da frente da Igreja de São Sebastião, próximo à beira mar, e sobe para a Praça dos Pescadores. “O palco lá perto da praia não funcionou, e como queremos dar mais visibilidade aos artistas esse tipo de ajuste é natural”, avalia Juçara, lembrando que até a posição do palco (em relação ao Sol) prejudicou as apresentações.

Outra mudança destacada pela produtora é a ampliação da área ocupada pela estrutura principal do evento: em vez de vagas de estacionamento, o festival terá nova configuração com mais espaço para convivência do público. “Vamos transferir o estacionamento para outro local, assim ganhamos uma folga na disposição da estrutura. Este ano teremos lojinha exclusiva do festival e uma área para exposição dos instrumentos feitos pelas crianças durante as oficinas na comunidade”, informou.

Os longos intervalos entre alguns shows que aconteceram no palco principal em 2013 também serão minimizados, com “um movimento a mais na plateia”: enquanto a troca é feita em cima do palco, o público será entretido por atrações no chão. “Também vamos aproveitar esses momentos para exibir vídeos que mostram outras atividades do festival que acontecem durante o dia, como as oficinas de música com alunos da região”.

Arranjos exclusivos
Cantor, compositor e multiinstrumentista, que transita entre a soul music e o jazz, Ed Motta desembarca no litoral Sul do RN a convite da SESI Big Band. O músico carioca, sobrinho do saudoso Tim Maia que despontou no cenário musical no final dos anos 1980 com os hits dançantes “Manuel” e “Vamos Dançar”, irá interpretar sete canções, autorais e standards do jazz mundial, especialmente rearranjadas pelo maestro Eugênio Graça, da SESI Big Band.

Informações sobre os workshops que acontecem em Natal antes e depois do festival; sobre as oficinas em Pipa com estudantes da rede pública de ensino; e os detalhes das inscrições para o palco Novos Talentos, que este ano presta homenagem ao guitarrista e compositor potiguar Manoca Barreto, que morreu em novembro do ano passado aos 49 anos.

Chegando a sua quinta edição, o Fest Bossa & Jazz já é considerado o maior festival do gênero a oferecer programação inteiramente gratuita na região Nordeste – a expectativa para 2014 é atrair um público de cerca de 30 mil pessoas. O evento tem patrocínio do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, da Cosern e da Oi. Ainda conta com apoio da Oi Futuro, parceria com o Sistema Fecomércio (Sesc-RN), Emprotur e Prefeitura Municipal de Tibau do Sul.

Inscrições
Artistas potiguares interessados em participar da seleção para o palco Novos Talentos Manoca Barreto devem publicar vídeos, mostrando suas performances, e enviar o respectivo link, mais release, fotos e contatos, para o e-mail [email protected] até o dia 1º de agosto. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas