quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mais perto do Alaska

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O bom (e velho) rock’n’roll não tem idade, extrapola fronteiras e aproxima as dunas do Rio Grande do Norte às terras gélidas do Alaska. Que o diga a banda potiguar Far From Alaska, vencedora de um concurso nacional valendo vaga na já tradicional festa Brazilian Day em San Diego (EUA): com o passaporte carimbado e viagem garantida até a Califórnia, o quinteto, cujo nome ao pé da letra significa ‘longe do Alaska’, adiantou dois terços do caminho rumo ao extremo norte das Américas. Dividida entre Natal e São Paulo, de onde a banda irradia sua fase profícua, a Far From Alaska faz show nos Estados Unidos no próximo de 13 de setembro.
Sonho de carreria internacional chega mais cedo para a potiguar Far From Alaska, que venceu, no último domingo, concurso nacional para integrar o Festival Brazilian Day, nos Estados Unidos
O resultado do concurso foi anunciado neste domingo (16), após Emmily Barreto (voz), Rafael Brasil (guitarra), Cris Botarelli (voz e synth), Edu Filgueira (baixo) e Lauro Kirsch (bateria) vencerem três etapas com ajuda do votos do público e da banca de jurados. O hard rock cantado em inglês dos conterrâneos desbancaram as bandas Trama (Mogi das Cruzes/SP) e Zimbra (Santos/SP); Esteban (ex-Fresno, do RS); e Donna Duo (RS/PR).

“Ainda não tenho como dizer se vamos aproveitar essa viagem para articular uma turnê pelos EUA”, disse a vocalista Cris Botarelli por telefone ao VIVER ao ser questionada se haverá desdobramentos a partir do show no Brazilian Day. “O importante é que estamos alcançando mais um objetivo (de sair do país), e antes do previsto”, comemora.

Ela informou que ao longo dos próximo dias irão acionar todos contatos que a banda tem nos EUA. “Conhecemos pessoas que conhecem pessoas. O circuito alternativo de música por lá é muito profissional, nossa intenção é que algumas agências gostem do nosso som e queiram trabalhar conosco nesse período”.

Essa é a primeira vez, em oito edições do Brazilian Day San Diego, que a organização do evento brasileiro em solo norte-americano promove um concurso público para escalar atrações. Todas as despesas com a viagem serão custeadas pelo evento.

Na primeira fase do concurso Brazilian Day San Diego, a Far From Alaska ficou entre as dez melhores. Em seguida, após performance transmitida ao vivo via internet, a banda do RN ficou com a segunda maior votação popular e garantiu um lugar na lista das cinco finalistas. A decisão final coube ao júri formado por Lampadinha (produtor musical com 30 anos de carreira e quatro Grammy’s no currículo: Charlie Brown Jr., CPM 22, NX Zero e Titãs); Anna Butler, produtora do canal VEVO no Brasil que já trabalhou com Planet Hemp, Raimundos, Skank, Pato Fu e NX Zero; e Rafael Rossato, empresário de artistas como Gabriel O Pensador, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Banda do Mar, Filipe Catto e Aline Muniz.

Os critérios adotados pelos jurados consideraram Desenvoltura, Arranjos e Melodia, Letra e Composição, Profissionalismo e Maturidade Artística e, por fim, Engajamento Social e Digital (com relação a divulgação do próprio concurso).

Topo da lista
Na esteira da boa repercussão do disco de estreia “modeHuman” (Deckdisc, 2014), os potiguares concentram forças na divulgação do álbum e no lançamento de parcerias com outras bandas. “Como sabíamos que esse ano não teria um disco novo, estamos lançando músicas que fizemos com a banda Scalene (de Brasília) e com a Ink (SP)”, adiantou Cris Botarelli.

A parceria com a Scalene, por exemplo, foi consolidada em março no palco do Lollapalooza; e como a banda brasiliense está confirmada no Festival Mada deste ano, o produtor Jomardo Jomas adiantou que há possibilidade da dobradinha se repetir em Natal em outubro. “Vou falar com eles”, declarou Jomardo a reportagem do VIVER.

A Far From Alaska surgiu no primeiro semestre de 2012, e o primeiro EP do quinteto – lançado em outubro do mesmo ano – logo conquistou reconhecimento da crítica especializada. Também via concurso para novas bandas, assinaram contrato com a gravadora carioca Deckdisc e tocaram no Festival Planeta Terra (SP) – participação que rendeu elogios nas redes sociais por parte da banda Garbage e reportagem de meia página na Rolling Stone Brasil.

Nesses quase três anos de estrada já figuraram no topo de listas dos melhores do ano (2014), nos quesitos banda e disco, colecionam resenhas positivas (shows e disco), e acumulam participação em vários festivais espalhados pelo Brasil como Grito Rock (RJ), Bananada 2013 e 2014 (GO), Porão do Rock (BSB), Festival DoSol (RN), Indie Sessions (PB), Feira da Música (CE), Festival Mada (RN), Vaca Amarela (MT), Sesc São Carlos (SP) e Rock n’Beer (SC).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas