quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mais que um café

- Publicidade -

O Mercado de Petrópolis resiste às intempéries e continua se mostrando um dos espaços mais interessantes do bairro. O local é repleto de espaços comerciais criativos e charmosos, entre antiquários, sebos, cafés, lojas de decoração, itens para colecionadores, botecos e ateliês. Duas pérolas recentes são a Cria da Casa, para quem curte  artesanato sustentável com estilo, e o Café das Três, um espaço com delicadeza e sabor. Uma ida ao mercado é quase sempre garantia de encontrar algo bacana.
#ALBUM-5319#
É possível ser útil, decorativamente bonito, e ecologicamente correto. São algumas das qualidades vistas nas peças que o espaço Cria da Casa expõe no Mercado de Petrópolis. O material é exclusivo e original, resultado da parceria entre a jornalista Margot Ferreira e seu irmão Marcos Ferreira. Para dar o toque de charme complementar, a loja também conta com uma pequena porção bistrô, dispondo de bebidas e petiscos para a ocasião.

“Em Tirol e Petrópolis há muitas lojas de arquitetura e decoração. A gente oferece qualidade similar, mas num espaço popular e aconchegante como o Mercado. Essa é a ideia”, explica Margot. Ela e o irmão praticam o chamado artesanato sustentável. Todas as peças são feitas a partir de refugos de marcenaria e madeira de demolição. “Mas só pegamos madeira de qualidade, algo que renda peças duráveis”, ressalta.

#SAIBAMAIS#Margot conta que sempre gostou de reaproveitar materiais e transformá-los para uso caseiro. O hobby e hábito ganharam uma perspectiva comercial há um ano e meio, quando seu irmão manifestou a vontade de mudar de ramo. “No começo, produzíamos as peças em casa e escolhíamos um dia do mês para fazer um bazar na minha garagem”, conta. Esse bazar passou a ser a Cria da Casa, que no começo era só para amigos e chegados.

O bazar caseiro repercutiu, e veio a necessidade de partir para um espaço próprio para maior rotatividade de produção e comércio. “O Cria da Casa já podia e precisava ampliar seu público. A gente queria ir para Tirol e Petrópolis, onde há um bom público consumidor de decoração, mas não queríamos uma loja cara e inacessível. O Mercado de Petrópolis foi a melhor opção nesse quesito”, diz.

Frida, Adão e Eva
O estilo do Cria da Casa fora da casa de Margot continua o mesmo: peças utilitárias e decorativas, trabalhadas artisticamente com material reciclado. São janelas que se transformam em quadros, cabides e espelhos; uma cadeira colonial  que vira um cachepô; banquinhos, mesas e cadeiras que ganham texturas e cores diferentes, apliques decorativos ou imagens de ícones  como John Lennon e Yoko Ono, Lampião e Maria Bonita, Adão e Eva, Charles Chaplin, e Frida Kahlo. “Olha, as pessoas ficam loucas por qualquer coisa que tenha a imagem da Frida. Fizemos até uma versão  infantil, visando a criançada”, diverte-se.

Sanduba de Santa Teresa
O cardápio do Cria da Casa é apenas uma pincelada saborosa na proposta da loja. “Não temos a pretensão de ser realmente um bistrô, oferecemos algo só para dar um sabor extra”, afirma Marcos. O destaque é o sanduíche ao forno que os irmãos trouxeram a receita de Santa Teresa, no Rio de Janeiro: pão tipo francês com recheio de queijo gorgonzola, presunto de peru defumado e tomate. Tem ainda pão de queijo, café, paninis, sucos importados com pedaços de frutas, e cervejas especiais.

Margot também vê o trabalho do Cria da Casa como um serviço de resgate. “Muitas construções antigas de Petrópolis e Tirol estão vindo abaixo nos últimos anos. De certa forma, e gente está resgatando pedaços da história desse bairro para tranformar em arte”, conclui.

Serviço:
Cria da Casa.
Mercado de Petrópolis, box 22.
Aberto de terça a sábado das 7h30 às 15h. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas