terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

“Malu de Bicicleta” é premiado como melhor filme do FestNatal 2011

- Publicidade -

O longa metragem “Malu de Bicicleta”, do diretor Flávio Tambellini, foi escolhido o melhor filme da seleção oficial da 21a edição do Festival de Cinema, Vídeo e Televisão de Natal (FestNatal) de 2011, premiado com o troféu Estrela do Mar. Autoridades e organizadores que participaram da entrega da premiação na noite deste domingo (11), na sala 3 do Moviecom do Praia Shopping, em Ponta Negra, foram unânimes em afirmar que o FestNatal 2011 não teria ocorrido sem o apoio fundamental da Prefeitura do Natal, numa parceria que abrangeu patrocínio e divulgação.

“Malu de Bicicleta” narra a história de Luiz Mário (Marcelo Serrado), um empresário da noite paulista, bom vivant e mulherengo, que coleciona casos amorosos. Tudo muda quando ele é atropelado pela bicicleta da carioca Malu (Fernanda de Freitas), na orla do Rio de Janeiro. Os dois, então, iniciam um tórrido romance que parece perfeito até que a descoberta de uma enigmática carta de amor muda tudo.

“Ao longo de todos estes anos o Festival vem contribuindo não apenas para a divulgação do melhor da produção cinematográfica brasileira, mas também por apresentar a cidade do Natal em nível nacional e internacional”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, durante a entrega da premiação.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que o Festival não existiria sem o empenho fundamental do seu diretor geral, Valério Andrade. “Do que depender da nossa gestão, o FestNatal terá todo apoio na sua próxima edição em 2012”, disse Micarla de Sousa, que entregou o troféu Estrela do Mar a Wilson Cunha, representante do diretor Flávio Tambellini, vencedor na categoria melhor filme, com “Malu de Bicicleta”.

O diretor geral do FestNatal, Valério Andrade, fez questão de enfatizar o apoio da Prefeitura: “Se não fosse o apoio decisivo da Prefeitura, não teríamos realizado o Festival este ano”. Em consonância com a opinião de Valério Andrade, o vereador Júlio Protásio, diretor executivo do FestNatal, também destacou a importância do apoio do executivo municipal e lembrou que, ao lado de Valério Andrade e do deputado federal Henrique Eduardo Alves, visitou várias empresas públicas e privadas em busca de apoio e recursos para o FestNatal, sem sucesso.

“Por conta de entraves burocráticos não conseguimos nada. Se não fosse a ajuda fundamental da Prefeitura do Natal, o Festival teria muito mais dificuldades para ser realizado”, afirmou o parlamentar durante a entrega da premiação.

Mais premiado

A produção mais premiada do FestNatal 2011 foi o filme “Estamos Juntos”, do diretor Toni Venturi, nas categorias de melhor ator, melhor atriz e atriz coadjuvante. Também foram agraciadas as categorias de Curta Nordestino, Prêmio Cinearte, Mostra Vidas na Tela, menções honrosas e destaques da televisão.

“Minha expectativa é que o FestNatal contribua para atrair um bom público para meu filme, que estreia oficialmente nas telas de cinema na próxima sexta-feira (16)”, colocou a atriz Débora Duboc, que atua em “Estamos Juntos”. Para ela, Natal tem um grande potencial para receber público de todo o mundo, e o Festival pode ser um cartão postal para isso”, declarou Débora Duboc.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente de honra do FestNatal, representou o senador Aécio Neves, neto do ex-presidente Tancredo Neves, que teve sua história retratada no documentário “Tancredo Neves – A Travessia”, do diretor Silvio Tendler.

Participaram ainda do evento o patrono do Festival, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que foi homenageado com a entrega de um troféu, além do diretor Toni Venturi, da atriz Débora Duboc, do ator Diogo Picchi, que participou do curta  “O Leilão”, exibido no FestNatal 2011; do crítico de cinema Alfredo Sterheim, além da representante do Festival no Rio de Janeiro, Selma Dantas.

Premiados

Filmes de ficção – longa metragem – Seleção oficial
Melhor Filme – “Malu de Bicicleta” – direção de Flávio Tambellini.
Melhor Atriz – Leandra Leal, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Ator – Cauã Raymond, pelo Filme “Estamos Juntos”.
Melhor Atriz Coadjuvante – Dira Paes, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Ator Coadjuvante – Lee Taylor, pelo filme “Estamos Juntos”.
Melhor Direção – Ana Luiza Azevedo, pelo filme “Antes Que o Mundo Acabe”
Menção Honrosa: para o filme “Antes Que o Mundo Acabe”, da diretora Ana Luiza Azevedo.
Prêmio Oficial do Júri Oficial: para o filme “Um Sonho Bollywoodiano”, da diretora Beatriz Seigner.

Curta Nordestino

1o lugar – O Silêncio do Mundo (CE).
2o lugar – Antoninha (PB).
3o lugar – A Cura (RN).

Prêmio Cinearte 2011

Conferido ao crítico de cinema e escritor Alfredo Sterheim, por sua contribuição à crítica cinematográfica brasileira e pelas cinebiografias publicadas na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Mostra Vidas na Tela (documentário de longa metragem)

Menção Honrosa – filme “Rock Brasília – Era de Ouro”, do diretor Vladimir Carvalho.
Prêmio Especial do Júri Oficial – para o filme “Lembrar Para Não Esquecer”, do diretor Milton Alencar Júnior.
Melhor Documentário – “Tancredo Neves – A Travessia”, direção de Silvio Tendler.

Destaque da Televisão 2011

Márcia Elisa – editora-chefe do Cabugi Comunidade, da InterTV Cabugi.
Ana Luiza Câmara – diretora de jornalismo da InterTV Cabugi.
Michele Rincon – repórter da InterTV Cabugi.
Murilo Meireles – apresentador da TV Tropical.
Jânio Vidal – comentarista da TV Tropical.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas