quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Mantos diferentes

- Publicidade -

Frase: “@elianalima, prefeitura de Natal ainda nem concluiu a UPA de Cidade da Esperança, mas já publicou edital para terceirizá-la: http://jazu.in/5Xg”
Do deputado Fernando Mineiro, no Twitter

»Mantos diferentes
O arcebispo Dom Jaime Vieira proibiu sacerdotes de sua região de disputar eleições, evocando o código de direito canônico, de que os sacerdotes não podem atuar ao mesmo tempo na política e na Igreja. Mas não valerá para um município próximo, pois um padre já prepara seus santinhos como vice de prefeito em reeleição.

»Colocando…
Correm à insistência nas searas petistas gravações interceptadas em 2006 (ano de eleições), que estavam em poder da Procuradoria Geral da República e vazaram há cerca de um mês; o que batizaram de Caixa 2 do DEM. Gravações que constam vozes do senador José Agripino, do primeiro-cavalheiro Carlos Augusto e do seu assessor Galbi Saldanha falando em dinheiro para campanhas.
A pergunta que não quer calar: por que essas gravações não vieram à tona no período da campanha, que poderiam impedir a então candidatura de Rosalba Ciarlini ao Senado ou perda de mandato, posterior? Por que o MP não tomou providências? No caso, Fernando Bezerra, seu adversário à época, saiu prejudicado.

»…Pontos…
A coluna levou os questionamentos ao procurador-geral de Justiça, Onofre Neto. Ele explicou que as interceptações começaram em agosto de 2006 para apurar o homicídio de um agricultor. Durante dois anos e cinco meses de investigação, assuntos políticos caíram nas escutas, mas a investigação corria em segredo de justiça para não atrapalhar na captura dos réus. Concluída, a denúncia foi oferecida em janeiro de 2009, com Rosalba já no Senado, portanto, na PGR.

»…Nos…          
As gravações que chegaram recentemente ao conhecimento da mídia não eram objeto da investigação, apenas encontro fortuito da prova. Se houvesse revogação precoce do segredo de Justiça em 2006, prejudicaria a investigação para desbaratar um grupo criminoso que praticou várias mortes. Até hoje alguns dos investigados estão presos.

»…Is
Onofre Neto explica ainda que a prova dessa investigação só foi concluída em 2008, possibilitando, então, revogar o segredo de justiça e enviar a denúncia em janeiro de 2009. Com o desfecho da investigação e o oferecimento da denúncia, Rosalba era senadora e por isso o Ministério Público requereu a remessa dos indícios obtidos fortuitamente na interceptação telefônica ao PGR, o juiz deferiu e os áudios foram remetidos ao Ministério Público Federal para providências.

»Caos…
É sabido de todos a caótica situação da Polícia Militar. Em especial no 4º BPM ZN. Para se ter ideia, os colchões das bases e das guardas não estão em condições de uso; coletes estão vencidos e sujos; as viaturas do tático 6 e 2 estão quebradas – lembrar que para compor a equipe do tático deveriam ser, no mínimo, quatro PMs com armamento de grosso calibre.

»…Anunciado
Mais: falta efetivo no 4ºBPM. Na ronda ostensiva, deveriam ser no mínimo três PMs por viatura e em cada conjunto da ZN. Porém, todavia, só há uma viatura com dois policiais. Cerca de 80% dos conjuntos da ZN estão relegados à própria sorte, sem viaturas – umas estão quebradas; outras no comando, outras foram tomadas pela Locável e não houve reposição ao 4ºBPM.

»Tem mais
Nas bases para dois PMs, só fica um. A munição de pistola 40 está acabando, obrigando o policial a sair para combater o crime com revólver 38 e apenas 15 munições. Não se vê mais policiamento nos bairros. E as caras, porém péssimas, quentinhas para policiais? É se contentar com arroz e pedacinho de fígado ou bife ecológico, por ser verde (cru), que batizaram de Incrível Hulk. Ah! Os sanitários das bases estão quebrados, idem, dos visitantes.

»E mais
Não existem mais viaturas para Nova Natal, Gramoré, Pajuçara, Parque das Dunas, dos Coqueiros, Planície das Mangueiras, Vale Dourado, Cidade do Sol, Niterói, Redinha, Boa Esperança. Só uma para todos, e uma equipe do tático que não sai da Av. Moema Tinoco. Acabou o serviço ostensivo por falta de viaturas de área e o tático não pode entrar nos bairros, só em caso de emergência ou após o delito. Algumas viaturas estão sem embreagem, freio, farol, os pneus carecas, rolamento estourado, amortecedores idem, e sem alinhamento; rádios em constante pane, etc e mais. E os policiais vulneráveis aos bandidos.

»Em tempo
E enquanto o praça fica patrulhando com revólver 38, bandidos estão bem armados com 12 e fuzil AR15.
Ou seja: dinheiro para reforçar policiamento não tem; mas para financiar estádios, clubes de futebol, segurança durante jogos…ahhh…pra isso não falta. Não mesmo. E quem reclama ainda é taxado de atrasado.

»Nacional

A Universidade Cândido Mendes (UCAM) completa 110 anos. Para festejar, homenagem a ex-alunos com medalha comemorativa, entre os quais o deputado-potiguar Felipe Maia, que se formou em Direito pela UCAM em 1996. Será hoje, no Teatro João Theotônio, Rio.

 »Se joga!
Jota Oliveira vai se vestir de coronel e receber os que são, os que não são, os que querem ser e os que pensam que são para dançar no 11ª Arraiá Pra lá de Dez!, este ano no Condomínio Jardins Amsterdã – Cajupiranga, Nova Parnamirim, sexta 15, a partir das 21h. Pra dançar: Waldonys, Thiago & Santa Fé e DJ Dilvan. As delicinhas terão assinatura Renata Motta, espetinhos Sal & Brasa e Pastéis Petrópolis. Caipirosca Cervantes será à vontade. Quem quiser pode levar o uísque que o gelo é garantido. Passaportes à venda na Donna Donna e Banca Cidade do Sol.

»Paio
E no sábado, a blond Liege Barbalho pilota seu 20º Feijão Society’, no restaurante Dunas do hotel Pirâmide. A camiseta de acesso dá direito à feijoada completa, caipifrutas, cerveja Devassa, refrigerantes, água, e sobremesas Caffech, além de sorteios de vários brindes. Música por conta de Rubinho. Camisetas à venda no bistrô Douce France e na Banca Cidade do Sol.

COLMeIA

» Sexta tem III Festival de Cultura Popular do CEI-Romualdo com o lançamento do livro ‘Cascudinho: o menino feliz’, autoria de pai-filha Cristine e Diógenes da Cunha Lima, pela Cortez Editora. Às 16h.

» Artistas plásticos chilenos residentes em Pipa, Pablo Móran e Dante Barraza (professor e aluno) abrem a exposição ‘Reflexos do Paraíso’, dia 15, no Solar Bela Vista, 19h, ao som de musical de piano e violino.

»Com café da manhã, tem lançamento do Festival do Turismo, Artesanato e Cultura de Natal, no Shopping Mãos de Arte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas