quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Maratona gourmet em Pipa e Natal

- Publicidade -

O caldeirão volta a ferver em Pipa com a realização de seu 10º Festival Gastronômico, de 10 a 18 de outubro. Após uma década, o evento se mostra ainda mais diversificado em suas propostas, culturas e texturas culinárias. A programação inclui oficinas, concursos, shows, degustações, e a  terceira edição do Festim, ao paladares mais exclusivos. Entre novidades e receitas caprichadas, o balneário mais badalado do Estado fica ainda mais suculento.  A abertura, nesta sexta, às 20h, será ao gosto de um baião de dois servido num grande tacho no centro da cidade.
Praia da Pipa abre festival gastronômico nesta sexta-feira e comemora 10 anos de boa mesa
Pólos
Uma das novidades do festival para 2014 está na própria estrutura: será dividido em dois pólos, a Arena Gastronômica, em terreno próximo à Praça do Pescador, e a área para a programação cultural. Segundo o produtor e idealizador do evento, Cláudio Freitas, é uma forma de dar maior dinâmica à programação. “Poderemos ter ao mesmo tempo apresentações artísticas e as oficinas gastronômicas sem que umas não interfiram nas outras”, diz.

Cláudio também destaca a votação técnica para o concurso de restaurantes locais, que será acrescida aos votos populares, com maior peso. Dez chefs vão provar anonimamente os pratos dos estabelecimentos participantes. Eles escolherão os três primeiros colocados nas categorias petisco, prato principal, lanche, sobremesa, e drink.

Pratos concorrentes
#SAIBAMAIS#Há muito para saborear, bem ao estilo multicultural da Pipa, como o kebab de kafta de cordeiro com jerimum tahine, do Árabe da Pipa; o petit gateau de camarão da MP Lanches; o crocante de porco com barbecue de rapadura, e escondidinho de filé mignon e cogumelos com aligot de queijos do sertão, do O Tal do Escondidinho; costela de cordeiro ao forno, do Dall Italiano; moqueca de sol com banana, do Maloka; robalo ao molho de gengibre e limão, do Oca Toca; camarão ao molho de maracujá picante, da Barraca da Neide, entre outras. São 32 estabelecimentos, e 40 receitas a serem degustadas.
O Festim será realizado pelo terceiro ano, mas estará concentrado numa única noite: dia 16, no hotel Ponta do Madeiro. O menu confiança será elaborado pelo chef belga Mathieu, e pela chef paulista Paula Labaki. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por e-mail.

Oficinas
A oficina de abertura, sexta, às 21h, será “A complexidade da simplicidade”, com o chef Walter Dantas. Às 22h terá chef Joyce Francisco com a ‘Cuisine Du Soleil’. No sábado, os destaques serão as oficinas “Raiz indígena e contemporânea”, às 18h, com chef Thiago Gomes; “História, cultura e sabores – A valorização de nossas raízes”, com Bruno Duarte; “Carnes brasileiras, da genética à mesa”, 21h, com chef Mário Portella; e “Mar e terra”, às 22h, com chef Don Fabrizio.

Mestre cuca mirim
O domingo contará com um atrativo para a criançada, em seu dia oficial: o lançamento do livro “Mestre Cuca”, de Márcia Matos, às 18h30, com contação de histórias na Praça do Pescador, seguindo às 19h30 com teatro infantil  no mesmo local. A noite de domingo terminará com um toque oriental: às 21h, o oficina “Nikkei potiguar”, com o chef Joelson Leite (do restaurante Lotus), e “Sabores da Coréia”, às 22h, com o chef Ângelo Medeiros. Outro destaque, o concurso de novos talentos, com estudantes de gastronomia, terá neste ano 12 participantes. Começará na segunda-feira (13).

Banana no prato
O tema do festival 2014 é a banana. “A gente sempre escolhe um ingrediente de representatividade regional. A banana é uma fruta muito usada entre os potiguares, e bastante brasileira”, diz Cláudio Freitas. Ele ressalta o crescente alcance nacional do festival. “É um feito um evento sem apoios fortes como o nosso chegar a 10 anos. E estamos num momento de convergência, com gente de todo o Brasil por aqui”, conclui.

Serviço:
10º Festival Gastronômico de Pipa.
De 10 a 18 de outubro.
Acesso gratuito.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas