sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Maratona musical na Pipa com virtuoses da música

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Música de graça nas esquinas, na praça e nos palcos. Artistas da nova geração misturados a medalhões da Bossa Nova e grandes nomes do jazz e do blues mundial; gente daqui, dali e dacolá circulando na mais cosmopolita das praias do litoral potiguar. Esse é o clima proposto pelo Fest Bossa e Jazz, que anunciou na noite desta quarta (23) as atrações que embalam a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, entre os dias 21 e 24 de agosto. Estão na lista artistas nacionais de calibre como os bossanovistas Marcos Valle e Roberto Menescal, o cantor e compositor Ed Motta, o guitarrista Ricardo Silveira e o experiente violoncelista Jaques Morelenbaum, time que divide atenções com os guitarristas Eric Gales (EUA) e Nuno Mindelis (Angola/Brasil), o trompetista Mark Rapp (EUA) e o grupo de Nova Orleans Glen David Andrews Band.
Jaques Morelenbaum, Roberto Menescal e o guitarrista norte-americano Eric Gales são novos nomes confirmados para o festival, que contará também com Ed Motta e Marcos Valle
A escalação completa ainda agrega os conterrâneos Camila Masiso, Rogério Pitomba, Artur Soares, o grupo Sambossamba e a Sesi Big Band – lista que será reforçada logo que a escalação do Palco Novos Talentos do RN for divulgada no início do mês de agosto com mais quatro atrações locais. Oficinas de construção de instrumentos feitos com material reciclado, feira de artesanato e workshops de música também figuram no cardápio – a projeção de público está estimada em 30 mil pessoas.

Mas a grande novidade desta quinta edição do evento acontece na capital potiguar, um dia antes do som ecoar no litoral Sul: no dia 20 de agosto, uma quarta-feira, a Sesi Big Band convida Ed Motta para dividir o palco montado em Ponta Negra. O show é gratuito, assim como toda a programação do festival, e a Big Band (formada por 22 músicos sob regência do maestro Eugênio Graça) já trabalha em arranjos exclusivos para sete músicas que serão apresentadas pelo artista carioca. Serão seis composições autorais e um clássico do jazz mundial: “Dentre as autorais estão  ‘Colombina’ (2000) e ‘Baixo Rio’, está última do primeiro disco dele com a Conexão Japeri lançado em 1988. É o que posso adiantar”, disse o diretor musical Luciano Prates, parceiro da produtora Juçara Figueiredo, idealizadora do festival.

#saibamais#Luciano ressalta a presença do mossoroense Artur Soares, que lançou a proposta de fazer um show de blues com identidade nordestina. “Ele vai criar versões blueseiras para o repertório dele, e cantar blues de artistas nordestinos. Acho que vai surpreender muita gente”, aposta. Outra ideia aceita pelo diretor musical foi a mistura do Sambossamba, formada por Paulo Sarkkis (baixo), Neemias Lopes (saxofone) Michelle Régis (voz) e Silvio Franco (bateria), com o blues do guitarrista Wagner Andrade (SP). “Eles já tinham uma mistura de samba e bossa, agora acrescentaram o blues, vai ser interessante”.

Internacionais
Entre as atrações internacionais destaque absoluto para o guitarrista Eric Gales, 40, do Tennessee (EUA), um dos principais nomes da atualidade do blues mundial. Comparado a Jimi Hendrix, pelo virtuosismo e pela forma inusitada de segurar a guitarra (Gales é destro, mas toca como canhoto e com as cordas invertidas), tanto que recebe apoio de Janie Hendrix, que cuida do espólio do irmão. “Eric presta homenagem aos grandes artistas do blues do passado, porém, mais importante que isso, ele está criando uma nova música, totalmente sua. A Hendrix Records tem o orgulho de apoiar este jovem de incrível talento”, declarou Janie.

Entre os fãs de Eric estão Carlos Santana, com quem tocou no festival Woodstck de 1994, Mick Jagger, Keith Richards, B. B. King, Eric Clapton e Joe Bonamassa; todos já compareceram em seus shows e Bonamassa o considera “um dos melhores, se não o melhor guitarrista do mundo hoje”. De quebra, Eric Gales ainda ministra workshop em Natal, dia 25 (pós-festival).

Em tempo: as inscrições para interessados em participar dos workshops e/ou das oficinas são gratuitas e já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento (festbossajazz.com.br). O Fest Bossa e Jazz conta com patrocínio do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, Cosern e Oi/Oi Futuro, mais parceria do Sesc/Fecomércio-RN.  

Programação

Natal
20 de agosto, palco montado na Av. Praia de Ponta Negra (Praça Ecológica)
19h – Candeeiro Jazz (RN)
20h – Sesi Big Band convida Ed Motta (RJ)

Pipa, Tibau do Sul
21 de agosto
20h – Artur Soares Blues Nordeste (RN)
21h –  Ricardo Silveira Quarteto (RJ)
22h30 – Mark Rapp Quartet (EUA)

22 de agosto
20h – Rogério Pitomba (RN)
21h – Nuno Mindelis (Angola/Brasil)
22h30 – Sesi Big Band convida Ed Motta (RJ)

23 de agosto
20h – Camila Masiso (RN)
21h – Marcos Valle e Banda convidam Roberto Menescal (RJ)
22h30 – Glen David Andrews Band (EUA)

24 de agosto
19h – Sambossamba e Blues (RN)
20h – Jaques Morelenbaum Cello Samba Trio (RJ)
21h30 – Eric Gales (EUA)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas