Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 26°Natal - 26°

Natal

Natal, 11 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 16:31

Marcha da Maconha será hoje na praça do campus

Publicação: 30 de Julho de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Uma carta publicada há três semanas por quatro neurocientistas, entre eles Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal e um dos principais nomes da área no Brasil e no mundo, colocou a polêmica discussão sobre a descriminalização da maconha sob um novo prisma. Não se trata "somente" da opinião de usuários, vistos de forma negativa por boa parte da sociedade. Trata-se de um renomado cientista, respeitado pela sociedade, evocando argumentos científicos para defender politicamente a viabilidade de retirar a maconha da lista de drogas proibidas.

Coincidência ou não, um grupo de alunos da UFRN, depois de discutir o assunto, resolveu criar o Coletivo Cannabis Ativa, que hoje, às 16h, realiza a Marcha da Maconha, com o intuito de protestar pela descriminalização da droga. A marcha sairá da Praça Cívica do Campus e interromperá, por pouco tempo, o trânsito da BR-101. Vista com desconfiança pela Polícia Militar e Civil, após a atuação do Ministério Público ficou decidido que a Marcha acontecerá sob o monitoramento da polícia.

Usar, portar, vender ou fazer apologia à droga será motivo de prisão durante a Marcha, por se tratar de atividades proibidas por lei. Contudo, os organizadores, Leilane Assunção, Álvaro Andrade e Isabele Bentes, todos estudantes da UFRN, afirmam não ser esse o objetivo do protesto. "Queremos que a sociedade discuta o assunto, de maneira equilibrada, racional e sem preconceitos", afirma Álvaro. "Essa é uma discussão um pouco mais evoluída no Sudeste, que ainda é vista sob certo preconceito no Nordeste", complementa o neurocientista Sidarta Ribeiro.

Entre os principais argumentos utilizados pelo neurocientista, e pelos organizadores da Marcha, para defender a descriminalização é o potencial de dano ou vício da maconha. Sidarta Ribeiro afirma que cientificamente não há evidências de males causados pelo consumo de maconha. "O nosso próprio cérebro tem substâncias chamadas endocanabinóides, muito parecidos com o que é encontrado na maconha", afirma. E complementa: "Os males relacionados ao consumo de maconha provavelmente são devidos ao ato de fumar. Não há evidência científica de que, se fosse consumida através de inalação, por exemplo, existiria dano à saúde". A carta aberta à sociedade, enviada por Sidarta e mais três neurocientistas, argumenta da mesma forma. Para eles, a política de repressão causa mais males que o consumo da substância.

Esse é o segundo ponto de articulação dos argumentos dos defensores. Descriminalizar, permitindo inclusive o cultivo, seria, nessa ótica, uma forma de diminuir o poder do tráfico. Aliás, a ilegalidade da maconha é o motivo alegado pelos defensores, inclusive Sidarta Ribeiro, para a famosa ligação entre o uso de maconha e a porta de entrada para outras drogas. "Torna-se uma porta de entrada porque quem vende a maconha é o mesmo cara que vende o crack. Além disso, cientificamente, comparar essas duas substâncias é a mesma coisa de comparar cerveja a veneno de rato", garante Sidarta. E encerra: "Infelizmente, as pessoas em geral ainda não tem informação suficiente para diferenciar uma substância da outra. O "povão" mesmo não faz distinção entre maconha, cocaína ou crack"

Leilane Assunção, uma das organizadoras da Marcha da Maconha, acredita que o debate sobre o tema é o melhor caminho para vencer preconceitos. Ela, e outros organizadores, querem rechaçar o esteriótipo do usuário de maconha. "As pessoas chamam de vagabundo, de maconheiro, criminoso. Queremos mostrar que somos pessoas bem sucedidas e levamos nossa vida normalmente. O nosso movimento é antes de tudo político. É um direito nosso nos manifestar sobre o que acreditamos", diz Leilane, que faz doutorado no curso de Ciências Sociais.

Posicionamentos contrários

Não precisa ser especialista em estatística para perceber que a proposta de descriminalizar, ou legalizar, a maconha não encontra maioria na sociedade. E não é somente no público leigo. Assim como Sidarta Ribeiro, outros acadêmicos respeitados se manifestam totalmente contrários ao "afrouxamento" da legislação no que diz respeito à substância. Os argumentos utilizados pelos defensores são replicados um a um, tornando essa uma das questões mais polêmicas em discussão na sociedade atualmente.

O professor de Serviço Social, João Dantas, um dos principais pesquisadores do tema álcool e drogadição na UFRN, se diz contrário à proposta defendida pelo Coletivo Cannabis Ativa. Ele prefere não entrar em questão no que diz respeito aos argumentos "neurocientíficos" evocados por Sidarta Ribeiro. "Não é a minha área, mas eu me amparo em uma série de pesquisadores reconhecidos até internacionalmente, como o professor Ronaldo Laranjeiras, que é psiquiatra e uma das maiores autoridades sobre o assunto", diz.

Por esse segundo ponto de vista, a Cannabis passa a ser causadora de diversos problemas de saúde. "Dependência, bronquite crônica, insuficiência respiratória, problemas de memória e diminuição do rendimento acadêmico", esses são os principais problemas citados pelo pelo professor João Dantas, baseado em pesquisas de Ronaldo Laranjeiras, pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unifesp). João Dantas rechaça também a idéia de "droga mais leve". "Não existe droga mais leve. É impossível prever a reação das pessoas quanto a drogas", afirma.

Que a maconha é "porta de entrada" para drogas mais pesadas é outro argumento evocado pelo professor João Dantas, assim como pela major Margarida Brandão, coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). "Cerca de 80% dos crimes estão relacionados às drogas e quase a totalidade das pessoas que usam drogas pesadas começaram pelo álcool, tabaco e maconha", diz a major, frisando que, na opinião dela, uma vida sem droga alguma, lícita ou ilícita, é o melhor para a sociedade. "Já temos uma droga lícita bastante perigosa e muito usada, que é o álcool. Liberar mais uma não traria nenhum benefício para ninguém", acrescenta.

Liberdade

Sempre que se fala em descriminalizar a maconha, uma palavra se faz presente nos discursos: liberdade. Os defensores pretendem a liberdade de escolher se fumam ou não. "O corpo é meu e eu tenho o direito de decidir ao que eu exponho ele. Se fizer mesmo mal, a vida é minha, a escolha é minha e quem vai pagar o preço sou eu", argumenta Jota Mombaça, de 19 anos, artista plástico e usuário de maconha há dois anos. O próprio conceito de liberdade é bastante apelativo, mas isso não é suficiente para convencer quem discorda.

Para o professor João Dantas, não dá para tratar o tema sob essa perspectiva por um motivo: a sociedade brasileira e seu Estado não estariam preparados para lidar com uma possível descriminalização. "Falam que na Holanda é permitido, na Espanha ou em outros países. Mas a comparação não procede porque são realidades muito distintas", avalia, lembrando que no Brasil o acompanhamento e controle do poder público é deficiente, em comparação com países europeus. Um exemplo: é proibido vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, todavia quem duvida da facilidade de um adolescente comprar qualquer bebida?

"Independente de ser contra ou a favor, é preciso respeitar as pessoas que defendem o seu ponto de vista. Sou contra proibir uma Marcha como essa. Eu não concordo com a descriminalização, mas se fosse fazer algo a respeito, faria uma marcha pela vida, daria a minha opinião. Assim é a democracia", encerra o professor João Dantas. A falta de informação, de fato, é uma das mais perigosas "drogas" que existem.

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

patricia_andrade25@...30/07/2010 @ 02h20
A maioria das pessoas que são contrárias a legalização da maconha realmente desconhecem os seus beneficíos a saúde. Concordo quando dizem que a falta de informação é a droga mais perigosa de todas, a maconha será liberada em breve queiram ou não queiram os defensores do tráfico e da violência que acontece hoje em nosso país. Gostaria de fazer só uma pergunta aos contrários a legalização da maconha quando dizem que ela faz mal a saúde: Porque o tabaco é liberado e todos sabem que ele é misturado com CADMÍO uma das substâncias mais câncerigenas do mundo usada na solução de bateria de todos os veicúlos automotores, e a maconha que é uma planta 100 % natural dizem que faz mal a saúde e deve ser proibída ? Só existe uma resposta: POR CAUSA DA HIPOCRÍSIA E FALTA DE INFORMAÇÃO !!
suporteinfo.marcelo@...29/07/2010 @ 23h56
SÓ SEI DE UMA COISA, EM "GRANDES PAÍSES DESENVOLVIDOS" É LIBERADO, O BRASIL POR SER SEM CULTURA E AS PESSOAS NÃO GOSTAREM DE LER E ASSIM SUCESSIVAMENTE DE SE INFORMAREM CRITICAM SEM NEM TER NOÇÃO DO QUE É A "ERVA" MACONHA. A MACONHA PURA E PLANTADA É UMA ERVA, ASSIM COMO MUITAS OUTRAS "É INOFENSIVA" COMO É PROIBIDA O QUE OS TRAFICANTES FAZEM É MISTURA-LA COM "QUÍMICA" "COMO NA FABRICAÇÃO DO CIGARRO" PARA FAZER COM QUE AS PESSOAS QUE A USEM FIQUEM VICIADOS, AO CONTRÁRIO DA "PURA" QUE NÃO TEM "QUÍMICA" E NÃO VICIA! SÓ DIGO UMA COISA TENHO UMA GRANDE EMPRESA EM NATAL E RECIFE, HOJE TENHO 47 ANOS AOS 17 COMECEI A FUMAR, HOJE TODA MINHA FAMILIA SABE E EU PREFIRO PLANTAR EM MEU QUINTAL, DO QUE COMPRAR E SUSTENTAR UM TRAFICANTE QUE PAGA AOS "QUE DIZEM QUE NOS PROTEGEM" E TAMBÉM ESTÃO POR TRÁS DO TRÁFICO! COMO ROLA MUITO DINHEIRO POR TRÁS NÃO DEIXAM LEGALIZAR PARA NÃO "PASSAREM FOME". TENHO MINHA EMPRESA, FUMO QUANDO QUERO "GERALMENTE TRABALHO TODA A SEMANA E FUMO FIM DE SEMANA" NÃO BEBO E NÃO FUMO CIGARRO! MINHA SAÚDE É 100% "GARANTO". E MUITOS QUE CRITICAM E DISCRIMINAM COMPRAM TANTO EM MINHA LOJA QUE NÃO TEM NOÇÃO, COMPRAM DE UMA PESSOA "QUE NA BOCA DOS MEUS PRÓPRIOS CLIENTES" É MACONHEIRO! CADA UM SABE O QUE FAZ EM SUA VIDA, E TEM CONSCIÊNCIA DO QUE FAZ E FALA, QUANDO MORRER-MOS HAVERÁ QUEM IRÁ NOS JULGAR, E VAMOS VER SE É ERRADO USAR UMA ERVA ASSIM COMO MUITAS OUTRAS EXISTENTE ANTES DO HOMEM NA FACE DA TERRA!
fecc@...30/07/2010 @ 06h24
Vejam só um "artista" diz que é problema só dele fumar ou não. Tão egoista e irracional, gaba-se da ignorância. As drogas são a fonte principal da violência e demais crimes que se relacionam por força de idiotas como esse da matéria. Será que essa corja não vê isso? Ou apenas por não ter coregem de ser traficante agora, espera essa liberação para colocar sua boca de fumo?
jairmarquespe@...30/07/2010 @ 08h15
Antes de se preocuparem em fazer uma marcha para a liberação, deveriam se preocupar em realizar uma marcha para fazer algo com aqueles dependentes químicos que, muitas vezes, iniciaram com a maconha. Temos que primeiro consertar aquilo que está errado para depois pensarmos em liberação, pois, isso acontecendo, certamente o país irá mergulhar numa imoralidade além das que já tem. Não estamos preparados para isso! Em países de primeiro mundo não existe tanta violência urbana, as leis são cumpridas rigorosamente, o poder aquisitivo da população é superior a nossa, a tolerância é zero com os excessos, sem falar que a grande maioria utiliza a maconha como forma medicinal, coisa que eu duvido que aqui aconteça.
phcrust@...30/07/2010 @ 08h10
Enquanto o Neurocientista lança livro sobre o assunto, debate suas idéias o grande professor João Dantas, repete como um papagaio, idéias já elaboradas e ultrapassadas. Parabéns professor João Dantas!
ferreiraseis@...30/07/2010 @ 08h00
É inacreditável ver pessoas falarem coisas como essas aí!! Pessoas fazendo doutorado em Ciências Sociais encabeçando um evento desse!! Dizer que maconha não faz mal a saúde é no mínimo insanidade mental!! Faça uma pessoa viciada em maconha passar uns 3 dias sem a droga para ver o efeito da abstinência!! Não tem nada de respeitar a opinião de quem é a favor da liberação. Tem é que coibir o tráfico e o uso. E acabou!!
jobson_galdino@...30/07/2010 @ 07h47
...Torno a dizer: LIberar para uso MEDICINAL e SUPERVISIONADO Sim, liberar para um monte de viciados filhinhos de papai frustados e transformar o pais em um paraiso de maconheiros NÃO!!! o Sr. Sidarta trata o uso para fins ciêntificos, ou seja, usar as substâncias existentes na Maconha para uso medicinal, dai vem esse bando de desocupados oportunistas se valendo de sua carta, justificada por meios ciêntificos para pegar uma onda e incerir na sociedade suas banalidades. A Souza Cruz esta torcendo para que vcs consigam, para fazer cigarros 100% de maconha e lhes vender pelos olhos da cara... ...e concorda-se que a maconha é porta de entrada para outros vícios, liberar é escancarar mas essa porta, transformar ela em um portão. Pois quase todos, ou digo melhor: TODOS! que vão estar nessa caminhada não estão nem ai para seus beneficios e sim para seu uso descontrolado... ...proponho até que se forme um grupo de discursão sobre isso, contra a caminhada da Maconha, eu me proponho quem mas ?
quadrilheirospt@...30/07/2010 @ 07h41
a Dilma veio ontem a natal, entao esta marcha esta em dia errado deveria ter saido ontem
mnn@...30/07/2010 @ 10h04
Hoje é a "marcha da maconha", amanhã será "marcha da cocaína", depois será "marcha do crack", estão querendo transformar o País numa ZONA. Isso não passa de uma cambada de viciados, os pais desses maconheiros devem estar muitos felizes, só em pensar que uma mãe de um desses passou nove meses carregando na barriga com todo o cuidado e zelo, alimentação saudável e tudo mais, e agora vê o seu filho "crescido" se drogando, estão querendo acabar com as famílias.
marcos.emanoel@...30/07/2010 @ 10h10
NÃO SE RESOLVE UM GRAVE PROBLEMA, GERANDO OUTRO GRANDE PROBLEMA. NÃO SÓ PARA A SOCIEDADE, MAS, COMO TAMBÉM PARA A SEGURANÇA PÚBLICA, PARA A SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA, COMO TAMBÉM PARA A LEI E A POLÍTICA NO BRASIL. DE NADA ADIANTA, PESSOAS TOMAREM ATITUDES INCONSEQUENTES, PENSANDO EM SEU PRÓPRIO BEM, ESQUECENDO DO RESTANTE DA POPULAÇÃO. O TRAFICO JÁ É UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL EM NOSSO PAÍS, E MUITO DIFÍCIL DE SE RESOLVER, POIS TODOS AQUELES QUE GERAM RECEITAS FINANCEIRAS COM A VENDA DESSA E DE OUTRAS DROGAS ÍLICITAS EM NOSSO PAÍS, NÃO IRIAM DE MANEIRA ALGUMA, PAGAR VERBAS PARA O GOVERNO, COMO IMPOSTO E ETC. PARA SÓ ENTÃO VENDER E GERAR CONTRABANDO EM NOSSO PAÍS. DE NADA SERVIRIA A LEGALIZAÇÃO DESSA DROGA, SE ISSO NÃO MUDARIA EM NADA MESMO, SÓ GERARIA MAIS PROBLEMAS AINDA EM NOSSA SOCIEDADE, NA SEGURANÇA PUBLICA, NA SAÚDE PUBLICA E PRIVADA E ETC. POIS OS GASTOS FINANCEIROS PARA CADA ESTADO E PARA O GOVERNO AINDA SAIRIA MUITO MAIOR, VEJAMOS OS GRANDES PROBLEMAS JUDICIARIOS, QUE A PRÓPRIA JUSTIÇA NO BRASIL ENFRENTA, NÃO SÓ COM O CONTRABANDO DE DROGAS, ENTRE OUTROS MATERIAS ILICITOS, MAS, COMO TAMBÉM, COM OS PRÓPRIOS PROCESSOS ESTAGNADOS NA JUSTIÇA. É PRECISO, PARAR PARA PENSAR, ANTES QUE SE EVITE MAIS GRANDES PROBLEMAS PARA O NOSSO PAÍS
cleusivan@...30/07/2010 @ 09h33
o tema deve ser bastante discutido.discordo do rapaz no que diz respeito ao corpo ser dele e fazer o que bem entender, acho que ele não sabe a situação que passam os familiares de um viciado, seja em alcool, maconha, cigarro e outras drogas, alguém sabe quanto custa cuidar de um câncer no pulmão provocado pelo excesso de fumo?
dayanernrs@...30/07/2010 @ 09h18
Concordo com quem defende que em outros países já são liberados, vamos ver que lá existe SEGURANÇA PARA TODOS e não para alguns, LÁ EXISTE SAÚDE para todos e não para alguns, bem, ACORDA povinho!!! Aqui é BRASIL, país sem LEI para os menos desfavorecidos!!!! Vamos legalizar EDUCAÇÃO para todos, UNIVERSIDADE para todos, SAÚDE para todos, vamos atrás do que não temos! Não se pode ficar mais nas calçadas de casa, poís os bandidos estão passando e assinando, não se pode ficar numa parada de ônibus sozinho(a) os bandidos estão passando assaltando, estrupando, roubando!! ACORDA povinho vamos atrás do MELHOR, da QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS! E é fato q estamos no BRASIL!!!! FRANCAMENTE vcs são estudantes, puxa vida!!!! Quando se toparem com um drogado de maconha na cara de vcs, cuidado, uma arma pode ser sacada em sua cabeça e: PÁ!!!!! MORREU!!!! fui vou trabalhar pq enquanto uns trabalham outros vandalizam!!!!
cpinheirorosa@...30/07/2010 @ 09h34
se o problema do maconheiro afetasse somente ele, ninguem tava nem aí para o problema das drogas, agora, quando nao tem dinheiro, rouba, bate nos familiares, fuma, fica doido, sai fazendo merda, mistura com alcool, outras drogas, vicia, nao consegue parar mais, tem que internar em clinicas caríssimas para reabilitação, e os que conseguem sair sao um percentual mínimo. espero que a PM cumpra seu trabalho, reviste todos estes maconheiros que eu duvido nao acharem drogas nesta manifestaçao ridícula e imoral.o bom é que eles começaram defendendo o consumo para uso medicinal, agora ja estao querendo usar indiscriminadamente, o que querem mesmo é se drogar o dia todo e sair fazendo merda por aí. ah, e se tudo que é 100% natural faz bem, como diz a maconheira de carteirinha patricia andrade, que ela fume merda de vaca, deve fazer bem para ela q só tem merda na cabeça.
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 08h50
as pessoas deveriam se informar melhor, a carta do professor sidarta além de defender o uso medicianl defende também o uso recreativo, então antes de falar besteira as pessoas deviam se informar.
flavio_the_saint@...30/07/2010 @ 10h33
Pessoal, queiram ou n, a maconha deve ser e será liberada com o tempo. Mas pq? Primeiro, o numero de usuários só aumenta com o passar do tempo, essas políticas de conscientização n servem p nada ou n estão surtindo efeito. Segundo, como as pessoas não vão parar de fumar, seja legal ou ilegal, n seria melhor ou mais viável que elas comprassem do "estado" ou plantassem em casa? Ou é melhor financiar os traficantes? pq parar de fumar, isso eles n vão fazer!! Terceiro, se o álcool e o cigarro(químicos pesados produzidos pelo homem), que são as verdadeiras portas de entradas p qualquer outra droga, são liberados e fazem muito mais mau do que a maconha e matam mais tb(em todos os sentidos), pq n liberar uma planta(natural)? de qualquer maneira, tem coisa mais importante a ser discutida!!!
bomconheiro@...30/07/2010 @ 10h29
Para quem não sabe, a maconha não tem crise de abstinência, dá até vontade mas o corpo nao fica tremendo. nem ninguem sai vendendo as coisas em casa para comprar. É isso com essa marcha que discutir. as pessoas que falam isso realmente estão deitados na rede da ignorância. O cigarro o café causa uma crise maior do que o da maconha, causando dor de cabeça e tremedeira. Queremos a MARCHA para melhorar a sociedade. É uma proposta complexa sabemos disso. E quer saber DROGA TODO MUNDO USA, café wisk cerveja cachaça. ninguém é esse SANTO que diz. HIPÓCRITAS E VAGABUNDOS que não tem coragem de mudar uma sociedade para melhor. Sou usuário falo 3 idiomas e mais 3 linguagens trabalho tenho filho carro casa e dinheiro passei em 2 vestibulares QUAL É O PROBLEMA?
cpinheirorosa@...30/07/2010 @ 12h05
bomconheiro, voce é o pior tipo de drogado que existe, pois vc tem estudo, tem consciencia do mal que seu vício causa a sociedade, vc sabe muito bem de onde vem a merda da droga que voce usa, sabe a quantidade de pessoas, adultos e crianças que perdem a vida pra voce poder ficar "nóiado", e que bom exemplo voce está dando pro seu filho hein? imagino a excelente criaçao q vc da dentro de casa, parabens mesmo, espero que um dia se seu filho (deus o proteja) chegar fumando pedra em casa voce tambem apóie e diga para ele fazer uma passeata para a legalizaçao do crack, porque pode ter certeza que do jeito que vai, o crack vai ser tao "Normal" daqui ha ums dez anos quanto a maconha é hoje. mais nao fique pensando que eu acho ruim a existencia de maconheiros não, eu adoro, pra mim quanto mais maconheiro tiver melhor, é um concorrente a menos, é apenas mais um fracote no caminho, continue aí fumando, patrocinando o narcotráfico, e destruindo seus neuronios.
heltonhenriques@...30/07/2010 @ 12h00
espero que liberem eles merecem fumar em paz!!!
renatahqz@...30/07/2010 @ 11h50
Olha pra vcs q estao falando q aqui nos EUA a maconha e legal...primeiro lugar os EUA e composto por 50 estados e 1 distrito federal(washington dc ) um Pais muito,muito grande.So alguns estados (poucos) existe a legalizacao da maconha,mas nao ESQUECA q esse uso e totalmente controlado pois vc so pode adquirir a machonha com a receita medica e for comprovado q vc tem um problema de saude q possa se usar um pouco da machonha. A machonha tem alguns beneficios e usado por pessoas q tem muita dor , mas por outro lado se nao houver um controle pode sim causar dependencia psicologicas e outros maleficios. Entao conclusao conhecendo o Brasil como eu conheco .VCS REALMENTE ACHAM Q O USO DA MACONHA VAI SER CONTROLADO? SE FOR LEGALIZADO? minha gente vamos ser realista no Brasil nao existe controle de nada . Se a machonha for legalizada no Brasil vai ser igualzinho ao alchool onde qualquer menor de idade pode entrar em uma bar e comprar uma cerveja(bem diferente dos EUA onde vc so pode comprar alcool se mostrar sua identidade comprovando q vc tem mais de 21 anos) entao meus queridos amigos nao se preocupem o Brasil nunca vai ser um EUA.
luiztrindade@...30/07/2010 @ 11h47
Ah, bom! Em sendo assim como diz o bom-bomconheiro, tá correto liberar.
mana182@...30/07/2010 @ 11h36
bah, esqueci o que eu ia falar, tomei um goró brabo ontem... vou vomitar...
jbarros@...30/07/2010 @ 11h34
ACONSELHO A ESSES MACONHEIROS CIENTISTAS (CIENTISTA ERRA E ERRA MUITO), QUE QUANDO ESTIVEREM DOENTES, NÃO PROCUREM ASSISTENCIA MÉDICA; JÁ QUE SÃO CONHECEDORES E DONOS DAS SUAS VIDAS, NÃO CHEGUEM AOS HOSPITAIS PEDINDO AJUDA, POIS VÃO ONERAR O ERÁRIO TÃO VILIPENDIADO COM ESSES DESOCUPADOS E VICIADOS
menina_do_gato@...30/07/2010 @ 11h30
Eu quero plantar minha maconha em casa, adubar, ver ela crescer, colher, secar e fumar, como faziam os indios? POSSO? Não. Mas beber, ficar locona, brigar, ameaçar o trânsito, vomitar e ficar de ressaca? NORMAL, tá na lei. Vai entender.
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 11h08
? O impacto das políticas probicionistas alargar o aspecto da violência. ? E necessário haja política cientificando, uma em relação a outra. ? Violência e exclusão que afetam de forma mais drástica a juventude e as mulheres. ? Narcotráfico é igual à hierarquia e relação de poder no comercio. ? O mercado das drogas tem uma capacidade de aprimoramentos e adquamentos rápidos, dignos das industrias econômicas mais avançadas dos paises capitalistas. ? Fracasso da política de guerra contra as drogas. ? Hegel presidente da USA. ? Imposição de uma economia conservadora pacto conservador da sociedade USA. ? Vários mitos, trapaças e ideologias de sobra foram articulados, quem lucra com isso? ? Trafico de armas e a industria armamentícia, as industrias Farmacológicas, e as de construção civil. ? A atividade econômica tem que ser regulada pelo Estado para que se respeite a divisão social do trabalho e os pré-supostos de confiança que trazem as instituições reguladoras. ? Sem essa regulação quem sai lucrando é a violência gerada pela ausência do estado regulador. ? Criminalização do pobre. ? Violência de regularização do mercado paralelo se da através de chacinas, acertos de conta, etc. ? O custo social e político è muito alto. ? A guerra contra as drogas gera aumento exponencial da autoridade policial, justificações autoritárias, moralistas e conservadoras, e socialmente desastrosas, exemplo nazismo facismo e Segunda Guerra Mundial. ? Pensar e pesquisar a função da polícia. ? O trabalho policial tem que procurar novas fontes de representatividade e justificativas.
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 11h08
? O uso de substancias é uma função biológica da consciência. ? 3.000 a.c. a deusa egípcia Seshat da sabedoria contem em suas estatuas uma alusão simbólica a folha da maconha. ? Índia e interior do imalaia culturas milenares que transcendem para a espiritualidade a partir do uso de psicoativos. ? Abundancia de endocanabinol no cérebro, ou seja já existem canabinoides que fazem parte da estrutura funcional do cérebro e que não são produtos dos meios externos. ? Grupos de riscos: grávidas jovens e os limítrofes boderlines depressivos. ? Jovens passam por uma fase amotivacional. ? Tem uma ação antidepressiva, e uma diminuição da ansiedade. ? Ajuda nos processos de consolidação da memória x reestruturação da memória. ? Na apresentação de slides vários são os efeitos benéficos do uso da maconha: ??resposta imune, apetite, sono, ansiedade, emoção, dor, locomoção, funções cardiovascular e respiratória, pressão intraocular, inflamação, reprodução, sexo, remodelagem de circuitos neurais, formação de novas memórias, extinção de memórias traumáticas, neuroproteção, neurogênese, percepção e coordenação motora alteradas, mudança de pensamentos, criatividade, motivação??
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 11h08
? Consumo de substancias alucinógenas faz parte dos valores de liberdade psíquica introduzidos na sociedade humana milenar, desde de que se conhece a história das civilizações sabe-se do uso de psicoativos para regular a relação mantida entre homem, consciência e natureza. ? Outro ponto importante para se conhecer é a valorização do conhecimento vegetal, o conhecimento humano em relação às plantas e a natureza têm contribuído para que o homem possa usar a potencialidade embutida na natureza com o objetivo de cuidar da sanidade mental e do corpo. ? O Estado deve ter o dever de conceber uma política para as drogas e não políticas anti-drogas, tendo em vista todas as mazelas, o custo social além dos desrespeitos aos direitos humanos que uma política de guerra propicia para sociedade. ? As substancias que alteram o estado de consciência são normais, assim como todos os tipos de excesso na vida que podem alterar a consciência, o uso excessivo de qualquer substancia provoca alterações prejudiciais ao corpo humano, a diferença entre um remédio e um veneno esta na dose, o conhecimento cientifico vegetal, aliados a uma política de redução de danos devem ser as principais medidas efetivadas pelo Estado em relação ao uso de psicoativos, principalmente no caso especifico da maconha. ? Todas as sociedades ancestrais tiveram políticas que regularizavam o uso de psicoativos. ? As formas do uso de psicoativos contem algumas determinantes históricas contidas em demandas, na medida em que o Estado trabalha regulando e conscientizando os abusos podem ser evitados. ? O uso das substancias servem para, aliviar os sofrimentos, criar formas de percepção da realidade recreativos e lúdicos, potencializando o alargamento do conhecimento humano, sendo esse um dos principais papeis no uso dos psicoativos dentro da humanidade. ? O estado deveria então trabalhar no sentido de manter políticas de redução de danos para aquelas pessoas despreparadas que fazem o mau uso das substancias prejudicando a outras pessoas e a sociedade como um todo. ? Sendo assim, quem teria o direito de regular a pesquisa interior através do uso de psicoativos? ? O tema gira em torno de Tecnologias de si, ou seja, a partir do momento em que não se prejudique outro individuo, a pesquisa mental e corporal deve ser um direito humano. ? O equilíbrio é a busca de uma medida de regulação própria do cuidado de si. ? As políticas públicas devem seguir o objetivo de pensar uma ética onde o ser individual seja garantido da sua autodeterminação. ? Na medida em que o uso de psicoativos quebrar com as amarras sociais levando o usuário a formas não convencionais do pensamento estabelece-se um pânico social, o medo da desagregação da destruição e da revalorização do pensamento faz com que os setores mais conservadores da sociedade ajam de forma violenta e repressora. ? Devemos encarar o uso das drogas não como fonte, e sim como catalizador que gera atividades do pensamento livre, uma razão teorética abstrata, experiências como, quebras das amarras sociais, a suspeita da verdade absoluta, as alterações, as modificações e extravios benéficos, uma compreensão nova, uma capacidade de nos renovarmos, de pensar o pensamento, da liberação psíquica, todas as políticas probicionistas devem ser entendidas como uma censura do conhecimento, do direito inerente que o homem tem de conhecer e de se fortalecer politicamente. ? As atividades relacionadas ao uso de psicoativos podem ser entendidas no sentido de potencializa a compreensão das sensibilidades humanas. ? A presença do surto criativo causado pelo êxtase das drogas na atividade intelectual deve sempre estar atrelado a uma vida de estudos.
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 11h07
Tendo em vistas as novas formas de abordagem que a ciência hoje concebe o uso da maconha, como exemplo temos as novas abordagens da neurociência que recomendam além do uso para fins medicinais ainda recomendam para fins recreativos, podemos afirmar a responsabilidade que o Estado deve ter para a implementação de uma política de legalização da maconha e o regulamento do mercado, assim como o incentivando as políticas de redução de danos e as pesquisas dos efeitos, para que o individuo possa encontrar um equilíbrio saudável, no que se diz respeito ao uso dos psicoativos e não só da maconha.
diegomarcosbarros@...30/07/2010 @ 11h07
O investimento na repressão do tráfico e do uso mostra-se uma estratégia incapaz de atingir seus objetivos. As motivações para a procura, ou seja para o uso de substâncias que provocam alterações de consciência estão ligadas ao desejo humano de criar novas formas de percepção e interação com a realidade, os psicoativos agem quebrando amarras e elevando a consciência em sua potencialidade imagética e de forma bem específica em sua potencialidade teórica. A melhor forma para o consumo de substancias psicoativos é quando, o uso de psicoativos está relacionado a seres humanos empenhados em uma vida de pesquisa e enfrentamento das teorias e realidades impostas, uma vida de pesquisa que permita ao usuário o alargamento de percepção das reações externas e internas, externas: da sociedade assim como das coisas do mundo, e internas: no que diz respeito ao corpo e aos sentimentos. Propiciando uma consciência onde as reações internas e externas possam ser entrelaçadas de forma nova e cada vez mais veloz, aumentando o numero de agenciamentos, conjecturas e estruturações, que a mente humana possa pensar a respeito de qualquer objeto ou realidade dada. È baseado nesses argumentos que negasse as teorias de condenação às drogas que atribuem a essa capacidade de alteração da consciência uma suposta fuga de realidade que alteraria uma ?consciência de vigília? tida como uma boa e desejável consciência. O sonho acordado, o transe, o delírio, são alterações de consciência provocados e valorizados por experiências religiosas sem que estas sejam tidas como uma fuga da realidade prejudicial à sociedade. O fato é que as experiências de alteração da consciência sejam elas agenciadas pela religião ou por substancias que contenham psicoativos, são experiências extremamente importantes para o processo de fortalecimento da mente humana. Ao trabalhar o tema especifico da maconha outros valores alem da elevação nos processos mentais são tidos como questionáveis se visamos uma formação humanizante da sociedade, as formas de interação sociocultural a que o usuário se envereda, e os meios pelo qual o usuário obtém a substancia podem até parecer conforme as leis ilegais, mais se o fossem de uma forma socialmente aceita, qual o motivo então para que indivíduos das camadas urbanas da classe media inseridos no mercado de trabalho e gozando de sua sanidade física e mental se submetam ao mercado informal? Nos primeiros séculos do Brasil até o inicio do século XX, a maconha era tida como uma planta fumada por negros, tropeiros, sertanejos e alguns índios, essa característica de ser usada por uma parcela da sociedade marginalizada denegria a imagem do usuário e em alguns casos gerava pequenas perseguições e restrições, no entanto em sua maioria o uso tinha um tom de natural um elemento cultural já enraizado e aceito socialmente. Tudo muda com as campanhas sanitaristas da década de 30, argumentos absurdos sem preocupações científicas, baseadas apenas em padrões sociais moralista e ditadores. Alguns exemplos desses argumentos absurdos eram que, a maconha estimulava a violência, a agressividade, gerava delírios furiosos, a degradação física, idiotia e sensualidade desenfreada, apesar desses argumentos parecerem para não dizer nada agressivo no mínimo uma ironia se compararmos ao conhecimento que a ciência do século XXI tem a respeito do uso da maconha, foram esses argumentos que levaram a essa legislação atual de repressão e proibição do uso da maconha, alem desses argumentos tiveram as motivações políticas do período da ditadura militar no Brasil em que se classificava qualquer elemento contestatório da realidade vigente como subversivo e cabível de coerção, aliados a uma campanha de guerra as drogas que se iniciou na década de 60, incentivado pelos Estados Unidos da América e levada a cabo pelos organismos internacionais.
marcoscostarn@...30/07/2010 @ 10h51
vocês da redação deixam espaço para nós leitores deixar nossos comentários, mais não os publicam, Porque? isso nos deixa constrangido e suja a imagem deste jornal, acho melhor voces tirarem ese espaço para comentários, ou publiquem na integra sem passar pela "CENSURA', imposta e já banida pela propria imprensa. sejam mais racionais, sei que voces jamais publicarão este comentário, pra mim pouco importa, pois será a ultima vez que acesso este site.
ajame@...30/07/2010 @ 17h20
Se for para chamar a atenção para a necessidade de discutir o tema, essa macha não deve ser coibida. Eu particularmente acho que a maneira que tratam a maconha só faz fortalecer os traficantes. Estes estão cada vez mais poderosos e atuantes. Isso é indiscutível. Não sou usuário, mas sei que quem quer comprar maconha sabe onde encontrar. Isso até a polícia sabe. O pior é que se compra na mão do bandido, aumentando cada vez mais o poder destes. Se a comercialização fosse legal, acabaria com o tráfico. O dinheiro dos impostos poderia ser usado maciçamente em campanhas de conscientização contra a própria maconha e outras drogas mais pesadas, como, por exemplo, o craque. É neste último onde anda o verdadeiro perigo, por diariamente arrastar os nossos jovens para o vício e crime. Mas até agora eu não vi nenhuma campanha maciça e eficaz contra o craque. Vale salientar que essa opinião não é só minha. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o deputado Fernando Gabeira já deram declarações públicas a favor da descriminalização total da maconha. Esta é a única maneira dos nossos filhos e netos não freqüentarem as bocas de fumos. Não querer enxergar isso é querer tapar o sol com a peneira. É um tema que gera bastante controvérsia e deve ser largamente discutido pela sociedade. Portanto, sou totalmente favorável a passeata, se ela se destinar especificamente para este fim.
anita123_9@...30/07/2010 @ 17h04
ACHO QUE PODERIAM FAZER UMA MARCHA POR ALGO DO TIPO, EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE SAÚDE, QUE ESTÁ EM ESTADO PRA LÁ DE PRECÁRIO!!!
voyer.h@...30/07/2010 @ 16h33
Aos egocentricos (leia: maconheiros), vocês financiam o tráfico e acham que o "tapinha" de vocês não faz mal a ninguém? Pois bem, sua liberdade, tão pregada em seus discursos, termina onde começa a minha. Se você quer fumar orêgano problema seu, mas o seu vício movimenta um sub-mundo e gera milhares de crimes, como: assaltos, assassinatos, corrupção, etc. E expõem a todos nós a se deparar com eles diariamente. Então sua liberdade está diretamente em confronto com a minha. Por isso a sociedade consciente, não apoia essa droga, entendeu. Vamos raciocinar (ops, tá difícil né), perai que vou desenhar e ver se o pessoal da redação consegue postar aqui pra você entender.
alexandresmiranda@...30/07/2010 @ 16h19
MACONHEIRO E UM PÉ DE MACONHA GRANDE ! QUEM BEBE ÁLCOOL E O QUE ?
renatahqz@...30/07/2010 @ 14h20
Gente vcs q sao contra a marcha da maconha e muito facil para sua voz ser ouvida e so forma um PROTESTO CONTRA a marcha da maconha e uma otima ideia ,e bem democratico! tenho certeza q o numero de pessoas sera bem maior so precisa divulgar....
iagojk2010@...30/07/2010 @ 13h58
Maconha é droga e causa dependência. Assim como o álcool, o cigarro, a cocaína, o crack, os remédios para dormir, para emagrecer, etc. O que está em discussão não é qual droga faz mais mal a saúde. O que está em debate é o direito individual de usar droga. É o direito de dispor do seu próprio corpo. Prostituição é uma atitude reprovável moralmente, mas não é crime. E o fato de não ser crime não faz com que todos se prostituam. Sou usuário de maconha há 15 anos. Hoje tenho 30. Usando a maconha concluí o 2º grau, passei no vestibular para direito de uma universidade federal, me formei sem ser reprovado uma única vez durante os 5 anos da universidade, passei na prova da oab, passei em concursos públicos, trabalho 10 horas por dia, sustento minha família, pago minhas contas e meus impostos e quero ter o direito de consumir maconha no meu país como consumo álcool. É isso. Tabaco é legalizado e eu não fumo. Cresci vendo meus pais fumando tabaco. Eles não consomem álcool. Hoje não fumo tabaco, mas consumo álcool e maconha. Falo consumir, pois fumar não é a única forma de consumir a planta. Ela pode ser digerida sem prejuízo para o sistema respiratório. Não estou afirmando que todos devem consumir maconha ou qualquer outra droga. Estou afirmando que eu quero consumir maconha sem ter que me esconder. No século 19 até a década de 30 do século passado a cachaça era proibida e tida como bebida de escravos negros (que a criaram). Hoje em dia a cachaça é um símbolo nacional. Se for pra ser coerente, que proibamos o consumo de álcool e tabaco. Aí quem quiser se drogar com álcool e tabaco vai ter que se esconder e comprar de um traficante. ?MARCHA CONTRA O ÁLCCOL E O TABACO? Eu lhes afirmo com conhecimento de causa: se for liberado o uso e o cultivo acaba a violência gerada pelo tráfico da maconha. Isso ninguém pode contestar! No meu caso e no caso de todas as pessoas que conheço, o álcool e o tabaco foram "a porta de entrada" para a maconha. "Posso não concordar com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las." Voltaire Vc pode não concordar com a Marcha, mas isso é que é DEMOCRACIA! Liberdade de expressão, vedado o anonimato.
bomconheiro@...30/07/2010 @ 13h46
RESPONDENDO AO cpinheirorosa@... Meu filho tem 6 anos devido a alimentação está acima da altura da tabela do governo, já está estudando espanhol e frances e libras "caso nao saiba Lingua Brasileira de Sinais" já está estamos escrevendo um livro infantil. Espero deixar um mundo mais livre para ele. Como viu o fato de ser usuario não me impede de fazer nada.... Abaixo o PRECONCEITO e VIVA A LIBERDADE... PARABÉNS MP E PM. esperamos que tudo de certo. Parabéns Natal !!!
katypaixao1@...30/07/2010 @ 13h44
Um pais sem lei falando em liberação, liberar mais o que? Cadê os governantes deste pais ou dessa zona. É brinquedo não seu joão, passamos um bom tempo de nossas vidas ensinando aos nossos filhos sobre o que bom e o que ruim, ai vem um cara de pau estudioso filosofando sobre a erva danana, a maconha boa nao vai para os pobre não para os lascados vai a bosta de burro misturada com outras porcarias por isso é que vem a chamada larica fome danada de fumar mais, a ligitima é para o alta sociedade que fede mais cheira cocaina equanto os lascados fume os restos mortais o crack. A porta para violência não vem das drogas e sim da falta de saúde publica, educação e de uma cidadania mais justa. Onde se é liberado a maconha é um pais onde não existe tanto analfabetismo, popbreza e a justiça funciona, é um pais onde a lei existe para todos do milionário ao pobre errou são iguais na cadeia, não tem essa boquinha de levar so uns tapas e ser solto no outro dia não........POUCA VERGONHA ESSA MARCHA dessenformado são aqueles que se jugam inteligentes demais!!!!!!!!!
josenadie50@...30/07/2010 @ 13h27
Oba Marcha da Maconha tô nessa...gostaria de saber se o Denarc vai estar la distribuindo amostras para quem quer experimentar? Ah! Precisa levar seda?? Como diz a musica "eu vou apertar mas não vou acender agora.." abraço
nirinha983@...30/07/2010 @ 13h13
Eita Moléstia!!!!! Vai ficar eh danado de bom p quem "fatura" com isso, desgraçando vidas.Agora,querer fazer analogia c Países Cultos...sei não...mas por aqui...não eh p ahi não!...Em meu ponto de vista a liberação p uso medicinal deveria ser apenas farmacológico e c tarja preta.
renatahqz@...30/07/2010 @ 13h09
Tenho uma pergunta pra todos q acham q a legalizacao da maconha vai diminuir os crimes? me respondam como todos ja sabemos q o alcool e tabaco e liberado ate mesmo menor de idade pode comprar alcool no Brasil., ja q essas drogas estao liberadas pq nao vemos baixos numeros de acidentes com jovens envolvendo alcool? , pq nao vemos baixos numeros de abuso domestico envolvendo alcool? pq nao vemos menos pessoas com problema pulmonar por causa do fumo? ora se o argumento de vcs e droga livre menos problema na sociedade! GENTE sera mesmo q vcs nao estao na macha errada? talvez vcs deveriam estar na marcha p/ diminuir o abuso dessas drogas e nao a favor de mais uma. Gente no brasil nao existe controle de nada , imagina se eles liberam essa droga vai ser geral mesmo! or vsc acham mesmo q com a legalizacao da maconha vai haver cadastro,controle,uso medicinal,gente tira esse oculos cor de rosa e acorda pra realidade se no brasil nao existe controle do alcool q e vendido p/ menor abertamente e do tabaco imagina se vai haver o controle da maconha , ha e nao venham com essa de q so benefico pq isso nao e verdade a maconha tem alguns beneficos mais tb tem muito maleficio como falhas na memória , taquicardia, xerostomia, paranóia, agitação, falta de coordenação motora, dependência psicológica, bronquite e tosse e tb porta de entrada p/ outras drogas! resumindo vai ser uma tragedia!
tiagopc_rn@...30/07/2010 @ 13h02
Gente, da p entender o nível de ignorância das pessoas q são contra mas não tem um argumento com credibilidade. Na verdade falam sem saber oq tão dizendo. O principal problema em relação ao preconceito, está na falta de informação, pois a maioria q é contrária é ignorante outros são burros mesmo. Basta vc olhar o nível de escolaridade das pessoas q são contra e as pessoas q são a favor. Eu sou a favor, fumo maconha há 14 anos. Sou formado, tenho mestrado, estou fazendo minha segunda faculdade (federal). Nunca perdi nada por isso. Fumo nos momentos de lazer e isso nunca atrapalhou meus estudos ou trabalho. A Leilane q ta na organização da marcha já está no doutorado. E vc q é contra, tem pelo menos o segundo grau? Procurem se informar antes de falar. Sinceramente, eu sentiria vergonha de dar opiniões sabendo q não entendo doq to falando. Muita gente aqui sequer sabe a diferença entre maconha e crack.
ibrahimsilva@...30/07/2010 @ 13h02
Ja estou ate imaginando os alunos em plena salas de aula e corredores de universidades, patios de colégios - tudo no baseado pela legalidade... e em nome da ciência. Se agora eles ja não querem estudar, assistir aulas, não respeitam professores, imagine a bagunça que serão transformados os estabelecimentos de ensinos, shopping centers,etc. A polícia nao consegue dar conta da bagunça que já existe, imagina se legalizar - fico pensando os pais passeando com os filhos olha para o estacionamento dos locais de lazer e lá estão os fumadores de maconha todos contribuindo para a saúde desse país. ISSO SIM É HIPOCRISIA E BURRICE. Sei que tem médicos, advogados, policiais, dentistas, profissionais de todas as esferas maconheiros, eu que não queria ser operada por um médico que eu soubesse fumasse maconha. E estão aproveitando a oportunidade de um neurocientista falar dos beneficios que na verdade os maleficios sao muito maiores para os usuários contribuir para um numero muito maior de usuários de maconha e nos sermos obrigados a aspirar essa fumaça verde em nome de um bocado de irresponsaveis, podem falar o idioma que quiser - mas não é uma pessoa justa com a sociedade.
jackson_douglas@...30/07/2010 @ 16h50
Peixinho, não existe cultura melhor ou pior, e sim culturas diferentes, espero que não sejas universitário com esse tipo de argumento.
linieh_@...02/08/2010 @ 11h41
Concordo toalmente com o que mnn@ falou. Com a legalização da maconha, outras drogas começaram a também ser liberadas, tornando nosso país um caos maior que já é. E patricia_andrade25, se você realmente estivesse a par da situação dos fumantes de cigarro e o furo que eles fazem na economia em relação a todas as campanhas que tem que ser feita e no tratamento que eles necessitam, veria que esse dinheiro poderia ser investido, por exemplo, na educação,para que ninguém nem pensasse em fumar cigarro nem nenhum outro tipo de droga. Além do mais,todos os professores renomados que estão defendendo a legalização da maconha, sabem que a nossapopulação não é a mais informada para saber em que níveis e em que condições essa droga deve ser uilizada para trazer benefícios a saúde, e que dessa forma nosso país logo enfrentará os mesmos problemas que a Holanda enfrenta em ter que cuidar de todos os seus viciados já que lá várias drogas são liberadas e sabemos que nosso Brasil nãotem condições para isso, etão,como todos eles ficarão??
juba3836@...01/08/2010 @ 14h35
É lamentável que esse tipo de manifestação popular se dê em nossa cidade Natal. Os que a defendem ignoram as consequencias futuras da nova geração, na sequencia das mudanças que se darão com a evolução desse vício. Pergunto: Vocês gostariam que seus filhos fssem viciados na maconha? Vocês já conviveram com viciados dentro de suas casas, roubando e vendendo tudo? Já conviveram com viciados que deixam os estudos e só pensam na erva maldita? Neste País tudo pode acontecer mas, sem dúvidas, é lamentável essa frente (resumida) de dependentes lutando pela legalização de algo tão perigoso para a humanidade.
georgeolliveira03@...01/08/2010 @ 12h01
Eu acho e que deveria era fiscalizar e aumentar os preços das outras drogas; bebidas alcolicas e cigarros; dirar liberar maconha... Meu povo vamos machar pra melhorar as coisas basicas do nosso pais. Em especial vamos machar pra melhorar o cenário da politica que e pura corrupção e nepotismo ereditário, e as politicas que os politicos fazem e que arrebentam com nosso povo. Outubro vem ai, e nós decidimos os cargos de quem presta e quem não ok. Aprendam a votar, que não precisarar de macha alguma. Vamos machar por educação de qualidade, saúde, segurança, emprego e divisão de renda. Demagogias em situações aleias e facil de se manifestar, dificil e resolver nosso proprios problemas internos.
lmaescobar@...02/08/2010 @ 12h36
Estes jovens, na sua grande maioria, NÃO ESTÃO PEDIDO COMIDA, NÃO ESTÃO PEDINDO SANEAMENTO BÁSICO E INFRAESTRUTURA, NÃO ESTÃO PEDINDO HONESTIDADE NA POLÍTICA, NÃO ESTÃO PEDINDO PARA ESTUDAR, NÃO ESTÃO PEDINDO DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. Estão pedindo para serem burros, pobres e medingos. Para seus futuros = IDIOTAS e BURROOOSSSS !!!!!!
RWCONSTANTINO@...31/07/2010 @ 09h28
VEJA QUE ABSURDO UMA AFIRMAÇÃO DESTE TIPO ! A NOSSA SOCIEDADE SENDO DESTRUÍDO PELO O ALCOOL, E OUTRAS DROGAS E O GRANDE CIENTISTA RIBEIRO AFIRMA :"o neurocientista Sidarta Ribeiro,afirma que cientificamente não há evidências de males causados pelo consumo de maconha." SERÁ QUE ESTA AFIRMAÇÃO CONVENCE UMA MÃE QUE PERDEU SEU FILHO PARA A MACONHA ? REALMENTE A BÍBLIA TÊM TODA RAZÃO AO AFIRMAR : "DIZENDO-SE SÁBIOS,TORNARAM-SE LOUCOS" Romanos 1:22 ESPERO QUE RIBEIRO NUNCA SEJA VÍTIMA DE UM JOVEM MUITO DOÍDOOOOOO!
danny.guga@...31/07/2010 @ 00h15
A que ponto nós chegamos!?!? estamos pagando nossos impostos para formar um bando de maconheiros! a maconha é uma porta de entrada para o mundo das drogas...
mariarbritto@...30/07/2010 @ 23h14
PENA QUE A "MARCHA DA MACONHA " NÃO SE EXPANDIU POR TODA NATAL, VAMOS LIBERAR A ERVA E QUEM QUISER FUMAR QUE FUME, NÃO EXISTE MAL TAMBÉM NA CACHAÇA (CULTURA) ? QUEM FAZ O MAL A ERVA OU A MENTE HUMANA ? COM A LIBERAÇÃO DA ERVA ACREDITO QUE A CONTABILILDADE DOS TRAFICANTES VAI DIMINUIR MENOS JOÃO HÉLIOS SERÃO ARRASTADOS PELAS RUAS, MENOS ADOLESCENTER SERÃO ASSASSINADOS POR NADA....ENFIM RESUMO QUE A ERVA EM SI É UM SER VIVO E INOFENCIVO ...CRUEL É A HUMANIDADE E A HIPOCRISIA QUE NOS CERCA E SUFOCA..
leandro_slask8@...30/07/2010 @ 22h15
Galera, a Marcha foi um sucesso! Meus parabéns aos idealizadores do evento! Aos contra: Foi só a primeira, se acostumem! Aos policiais: Meus parabéns, fizeram seu dever; nos protegeram (não sei de quem, nem de quê!). Parabéns profº João Dantas pelas suas teorias (que nem são suas) ultrapassadas e careta!
miguelcruzp@...30/07/2010 @ 19h38
Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, não sou usuário porém o que mais me chamou atenção foi o medo que o povão tem do debate, de qualquer assunto que seja, já vi muito comentário ridiculo mas a falta de discernimento de alguns bateu recorde com esse assunto e é preocupante isso. Tenham certeza que o arcadismo de vcs é muito mais prejudicial à sociedade, pois saibam que os políticos que vcs imbecis elegem, causam muito mais mal à sociedade do que a descriminalização da maconha. Façam a marcha da educação, da saúde, contra a corrupção, já que vcs criticaram tanto esse manifesto. Duvido, vcs arcaicos não levantam o rabo da frente da tv, são pessoas de percepção limitada, marias vai com as outras, alguns devem ser verdadeiros pudins de cachaça, e por tabela devem ser eleitores dessa politicagem que se reveza no poder em nosso Estado. Vcs vivem no RN, o Estado de pior educação do Brasil, daí é que vem tanta burrice e tanta mente atrofiada pela mídia, são os mesmos que criticam os professores quando entram em greve ao invés de reclamar dos políticos e seus secretariados. Vcs, desprovidos de discernimento, pelo menos me fizeram lembrar do saudoso Espanta Jesus em seu personagem Bastinha Procês: É MUITA IGNORANÇA.
anadunas@...30/07/2010 @ 18h40
EITA DR. ODILON TEODÓSIO COMO O SENHOR NEM VAI TER TRABALHO EM PRENDER ESSES "EMPRESÁRIOS DA MACONHA" POIS TEM UM LEITOR QUE ELE MESMO CONFESSA QUE É EMPRESÁRIO DEVE SER DO TRÁFICO; FUMA DESDE O S17 ANOS E AINDA CONFIRMA QUE TEM UMA PLANTAÇÃO EM CASA. ACHO QUE FICA BEM FÁCIL O SENHOR DESCOBRIR QUEM É ESSE E "EMPRESÁRIO DO TRÁFICO" E ANDA FALA QUE PAÍSES DESENVOLVIDOS É LIBERADO. SÓ QUE ELE MORA NO BRASIL, ESTE SENHOR MACONHEIRO DEVERIA TER VERGONHA NA CARA E FALAR QUE TEM 47 ANOS E TEM PLANTAÇÃO DE MACONHA EM CASA, TALVEZ OS FILHOS DELE TENHAM UM BAITA ORGULHO EM FALAR PARA OS AMIGOS ; MEU PAI FUMA MACONHA E TEM PLANTAÇÃO EM CASA. BEM QUE ELE DEVERIA MORAR EM PAÍSES DESENVOLVIDOS. POIS AQUI MACONHEIRO QUE PLANTA MACONHA EM CASA É TRAFICANTE E VAI PRA CADÉIA. CANA NELE PESSOAL DA DENARC. PARA ELE TER VERGONHA NA CARA E FALAR QUE É "EMPRESÁRIO", SÓ SE FOR DA MACONHA.
gustavoheadbanger@...30/07/2010 @ 18h25
aqueles que dizem que 'o corpo é meu e faço o que eu dizer' é no mínimo egoísta e esquece que vive em sociedade. aqueles que dizem que o álcool e tabaco são liberados e por isso também a maconha deveria ser liberado não tem o mínimo de visão, pois não obstante o mal que esses dois já causam dai legalizar mais um? alguém parou pra pensar o impacto no sistema de saúde? infelizmente portar maconha em quantidade que não caracterize trafico e consumi-lo deixou de ser crime, assim as pessoas deixaram de prestar serviço comunitário por ex nas alas das pessoas com câncer de pulmão, ou naqueles que tentam largar o vicio. o pior de tudo é que são universitários, e vem falando APENAS dos benefícios provados cientificamente, mas sequer citam os malefícios. Concordo porém no uso medicinal e controlado. Agora ler que sociedades avançadas permitem e que o brasil é sem cultura é brincadeira........prefiro não crer que foi um universitário que escreveu isso ai........
p2_guitar@...30/07/2010 @ 17h05
As pesquisas dos Dr. Sidarta Ribeiro são pesquisas do tipo correlacional (não experimentais), ou seja, não são de causa e efeito, não permitem uma conclusão baseada em evidencias que nos possam assegurar uma verdade indubitável, se fosse assim, ele teria ganhado prêmio Nobel. O fato do cigarro se liberado e a maconha não, é apenas uma questão de mais um erro que nossos políticos cometeram (o cigarro também deveria ser proibido). Alicerçar um argumento em um causa anterior errada é estupidez apenas.(sejam pelo menos criativos) O uso de maconha com finalidade medicinal é algo totalmente ultrapassado, temos técnicas mais eficientes como hipnose e tantas outras, além disso, não é uma necessidade médica o uso medicinal da maconha como anestésico ou outro tipo de substancia. Se fosse realmente uma necessidade quem estaria tomando a frente desta marcha seria o CRM-RN (Conselho Regional de medicina). Vale lembrar que a maconha é uma substancia Psicotrópica, ou seja, altera o funcionamento do cérebro e pode levar a pequenas perdas de consciências e outras tantas coisas mais. Não existe consumo seguro de drogas, pois são todas substancias psicotrópicas. Não podemos achar que somos onipotentes achando que sempre saberemos ?a hora de parar?. Quando perguntado a qualquer viciado de drogas ele geralmente diz que achava que não ia ser viciado, pois sabia a ?hora de parar? Em relação aos países desenvolvidos.-> o criminologista holandês Dirk Korf, da Universidade de Amsterdã, afirma: Hoje, a população está descontente com essas medidas liberais, pois elas criaram uma expectativa ingênua de que a legalização manteria os grupos criminosos longe dessas atividades . Pesquisas revelam que 67% da população holandesa é, agora, a favor de medidas mais rígidas. (desenvolvido hein?? Ta mais pra ingênuos!!) outra coisa, legalizar a maconha nao acabaria com o trafico. vejam só De acordo com o Grupo de Combate ao Contrabando de Cigarros e com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), são consumidos por ano quase 150 bilhões de unidades de cigarros no País. Desse volume, cerca de 50 bilhões são oriundos de contrabando. O governo deixa de arrecadar R$ 1,4 bilhão em tributos aos cofres públicos. pra terminar ACHISMO, SUPOSIÇÃO, "EU PENSO QUE", "TALVEZ" É COISA DE BUTECO, AQUI TEM QUE ARGUMENTAR COM FUNDAMENTO NÃO AS DROGAS
jobson_galdino@...30/07/2010 @ 15h10
(Ctrl C Ctrl V muito intereçante esse da wikipedia) ...Mas cpinheirorosa@, complementando sua muito justa e coerênte explanação; esse cara bonconheiro que não tem nem a coragem de colocar seu e-mail verdadeiro, fica usando de um fake, se é tão assim como ele diz, peça a seu filho que fale sobre você na escola dele, fala no teu trabalho que tu é maconheiro cara, se é assim tão bom esse capim de jumento, que mal há em afirmar pra todo mundo que vc é financiador da desgraça alheia ? quando vc vê aquelas reportagens da Globo no Rio cara vc fica orgulhoso ein!!!!???? espero que o seu filho lhe dê muito desgosto no sentido de nunca se espelhar em vc, que seja uma criança sádia, inteligente e não burro sabido como o pai, burro mesmo! (que consome capim literalmente kkk) e outra coisa, todo maconheiro fuma apenas maconha ? não! ele sempre tem um cigarrinho para disfarçar né, então mas uma prova de que vcs apenas querem liberar para fumar, e não estão preocupados com sáude PN, mas hoje, vi o CP chock na hora do almoço com as novas Taser's espero que tenha sido um investimento do estado muito bem utilizado hoje a tarde PM'S - outra coisa PM o velho e bom Forjado será muito eficiente, se é que me entendem rs. e fotografos, me deixem feliz, quero ver fotos bem lindas das prisões dos filhotinhos da Zona Sul. Outra coisa, ainda está de pé a formação do coletivo contra essa passeatinha.
pedro1.andrade@...30/07/2010 @ 14h42
As pesquisas dos Dr. Sidarta Ribeiro são pesquisas do tipo correlacional (não experimentais), ou seja, não são de causa e efeito, não permitem uma conclusão baseada em evidencias que nos possam assegurar uma verdade indubitável, se fosse assim, ele teria ganhado prêmio Nobel. O fato do cigarro se liberado e a maconha não, é apenas uma questão de mais um erro que nossos políticos cometeram (o cigarro também deveria ser proibido). Alicerçar um argumento em um causa anterior errada é estupidez apenas.(sejam pelo menos criativos) O uso de maconha com finalidade medicinal é algo totalmente ultrapassado, temos técnicas mais eficientes como hipnose e tantas outras, além disso, não é uma necessidade médica o uso medicinal da maconha como anestésico ou outro tipo de substancia. Se fosse realmente uma necessidade quem estaria tomando a frente desta marcha seria o CRM-RN (Conselho Regional de medicina). Vale lembrar que a maconha é uma substancia Psicotrópica, ou seja, altera o funcionamento do cérebro e pode levar a pequenas perdas de consciências e outras tantas coisas mais. Não existe consumo seguro de drogas, pois são todas substancias psicotrópicas. Não podemos achar que somos onipotentes achando que sempre saberemos ?a hora de parar?. Quando perguntado a qualquer viciado de drogas ele geralmente diz que achava que não ia ser viciado, pois sabia a ?hora de parar? Em relação aos países desenvolvidos.-> o criminologista holandês Dirk Korf, da Universidade de Amsterdã, afirma: Hoje, a população está descontente com essas medidas liberais, pois elas criaram uma expectativa ingênua de que a legalização manteria os grupos criminosos longe dessas atividades . Pesquisas revelam que 67% da população holandesa é, agora, a favor de medidas mais rígidas. (desenvolvido hein?? Ta mais pra ingênuos!!) outra coisa, legalizar a maconha nao acabaria com o trafico. vejam só De acordo com o Grupo de Combate ao Contrabando de Cigarros e com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), são consumidos por ano quase 150 bilhões de unidades de cigarros no País. Desse volume, cerca de 50 bilhões são oriundos de contrabando. O governo deixa de arrecadar R$ 1,4 bilhão em tributos aos cofres públicos. pra terminar ACHISMO, SUPOSIÇÃO, "EU PENSO QUE", "TALVEZ" É COISA DE BUTECO, AQUI TEM QUE ARGUMENTAR COM FUNDAMENTO NÃO AS DROGAS
uenderssa@...31/07/2010 @ 07h06
É muito complicado ver jovens morrendo por terem ido atrás de de "baseado". O fato de liberar não fará que as pessoas que não usam passem a usar e sim dará o direito de quem usa não ser enquadrado como marginal pois varias pessoas usam CANABIS e vivem normalmente !!! Precisamos derrubar alguns paradigmas e encarar as coisas de frente. O trafico de drogas hoje é uma industria muto forte e muita gente tem interesse em manter. Vamos quebrar um braço do trafico !!! LEGALIZE JÁ !!!
broger@...30/07/2010 @ 23h45
Conheço alguns exemplos de pessoas próximas a mim, que iniciaram fumando apenas um cigarrinho de maconha e o resultado de todos são bem parecidos ou seja: desagregação familiar, abandono do estudo e trabalho, furto, roubo, tráfico, tentativa de homicídio, estupro, afora os efeitos nocivos à saúde do próprio usuário. Liberação para uso indescriminado é uma idiotice, entretanto nada impedem os senhores neurocientista fazerem uso de alguns princípios ativos que existem na maconha para utilizá-los sob a forma de remédio para todo, dessa forma até eu faria uso.
joadirh@...30/07/2010 @ 18h59
É incrivel como as coisas são tratadas em nosso país, basta incluir a palavra "preconceito" para se tentar legalizar algo ilegal,é só verificar que as famílias estão sendo destruídas pelo uso das drogas e entre elas está a maconha. Na realidade essa marcha já se caracteriza como uma apologia, uma vez que de acordo com o dicionário auréli, apologia é "sf. 1. Discurso de defesa ou louvor. 2. Louvor" e como podemos verificar, a tal marcha é em defesa ao sua liberação. Atenção senhores políticos e autoridades policiais, tomem uma atitude rápida contra tal aprovação, ou teremos em breve tempo uma avalange na violência.
s_landra@...31/07/2010 @ 15h19
Muito boa a matéria.
m_anilorac@...03/08/2010 @ 20h31
VAMOS CRIMINALIZAR TODAS AS DROGAS!! A CERVEJA E SIMILARES ÉTILICOS, A CAFEÍNA,O TABACO, E ATÉ MESMO O ATROVERAN SÒ COM RECEITA DO MÈDICO, afinal "não há drogas leves" segundo João Dantas. (seria bom incluir o M'cdonalds também!) Acho bom refletir sobre o que faz mal à saúde e sobre o quanto a sociedade pode decidir o que podemos fazer ou não com o nosso corpo e a nossa vida individual. Houveram vários momentos na história em que essa intromissão prouvou ser o gatilho para as tragédias mais vergonhosas da humanidade. Não vou me demorar por aqui...embora este seja um passado muito recente. Outra reflexão importante é a quantidade real de tragédia humana que traz a criminalização e compará-la com sua legalização. A criminalização não impede a pessoa de se entorpecer. Nossa realidade é a melhor prova. Precisamos manter a coerência e saber tomar uma decisão com racionalidade, fatos e argumentos válidos. E isso tem que independer do afeto ou desafeto pela questão. Não é necessário ter afeto pelas mulheres, ou pela homossexualidade, para reconhecer a qualquer ser humano o pleno exercício dos direitos humanos, civís e políticos. E se realmente chegamos a ser coerentes em algo, e que fosse pela criminalização das drogas... as bocas teriam uma grande diversificação em seus produtos. Pior, lembro que quem nâo obedecer deverá ser tratado como marginal, destituído de qualquer credibilidade, mesmo que sua contribuição social seja de maior valia do que a de seus delatores! Imagine ser humilhado, esbofeteado e enjaulado porque teu vizinho sentiu o cheiro do café que tomastes ou do cigarro para encarar o cotidiano. A Liberdade parece tão absurda agora?
Alepaiva030468@...05/08/2010 @ 16h20
É só para lembrar que seram inalguradas este mês duas enormes empresas de produção de cannabis sativa para fins Medicinais e de olho ,nos fins de "diversão, para almentar ainda mais a produção , pagara grandes impostos para o estado da Califórnia, muito em breve deverão estar chegando por aqui pelo correio. Aqui só pode-sse falar oque se ouviu, pois é proibido estudar cannabis e seus fins. Lá fora esta sendo incentivado , enquanto a ONU recomenda a criação da Agência da cannabis e m cada país.
svsrgn@...06/08/2010 @ 23h55
Parabens Prof João Dantas pelo comentário. Todas essas pessoas estão querendo enrolar e ingrupir a nossa pequena e honesta populaçao. Eu moro no Rio de Janeiro e sei bem como é essas coisas, na minha infancia em Natal eu já convivia com esses viciados filhinhos do papai que sempre faziam um monte de bobagens e nunca foram punidos. E agora, estamos prestes a ter uma mulher na Presidencia da Republica só Deus mesmo para nos salvar. Porque tudo o que não presta está por vir. portanto mais uma vez Prof , meus parabéns.
stagliano11@...05/10/2010 @ 12h55
Sinceramente... Porque não fazem marcha para discutir melhores serviços de saúde e educação no país? Muita gente aí fala em causa própria, por gostar de dar um 'tapinha' de vez em quando. Espero que ninguém descubra algum benefício em outras drogas. Aí esperaremos o posicionamento dos 'neurocientistas de renome'...
Tribuna do Norte