quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Maternidade incentiva parto normal

- Publicidade -

Melhorar a rede de pré-natal para reduzir em 35% o índice de cesarianas nos próximos dez anos. Esse é o foco da Maternidade Divino Amor, que de janeiro a junho deste ano realizou 1.549 partos, sendo 891 normais e 681 cesáreas, numa média de 250 partos mensais.  Em 2014, foram feitos 1.539 partos, sendo 760 normais e 779 cesáreas. Na sexta-feira, dia 11, a maternidade completou 7 anos de atividades. E, por ter se transformado em uma unidade de referência no Rio Grande do Norte, tem muito a comemorar.

Para o diretor João Albérico, apesar de o número de partos normais terem sido 30% superiores às cesáreas, ainda há muito o que melhorar. “Se tivermos um cuidado especial com a rede de pré-natal conseguiremos fazer com que essas mulheres – a maioria jovens – tenham um parto natural”, defendeu.
Alexia Tanyelle, 19 anos, mãe da pequena Anna Kelly, fez o pré-natal na maternidade antes de ser submetida a uma cesariana
Para atingir a meta, a maternidade está desenvolvendo um trabalho de orientação com as pacientes e também com os obstetras. “Estamos orientando, fiscalizando e pedindo que os médicos fiquem atentos para só fazer cesáreas quando realmente for necessário”, disse o diretor que defende a ideia de que todos os municípios deveriam ter sua casa de parto.

O Brasil é líder mundial em partos cesáreos. As taxas atuais chegam a 84% no sistema privado e a 40% no SUS, segundo dados do Ministério da Saúde. O recomendado pela Organização Municipal de Saúde (OMS) é 15%.

Conforme o relatório das atividades realizadas no período de janeiro a junho de 2015, divulgado pela equipe do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica da maternidade (NHVE), dos 1.549 recém-nascidos, 869 é do sexo feminino e 680 masculino.

Além disso, mais de dois mil procedimentos, entre tratamentos clínicos, cirurgias femininas e eletivas foram realizados até o momento. No ano passado, a maternidade chegou a superar os 10 mil procedimentos somente em partos e exames do pré-natal. “A maternidade é uma referência de alto risco no estado e exclusivamente para os parnamirinenses. Com a qualidade dos serviços oferecidos aqui, nenhum paciente do município é encaminhado para outras localidades. No entanto, recebemos vários pacientes de outros municípios”, destaca o diretor da unidade, o médico João Albérico.

As mães que passam pela maternidade aprovam o atendimento e a qualidade dos serviços. “Estou recebendo alta, mas foram quatro dias tranquilos. Os profissionais que me atenderam foram carinhosos e tiveram capacidade para que o meu parto fosse seguro”, disse Ana Karina, de 25 anos, que deu à luz a pequena Giovana. A moradora de Nova Parnamirim realizou o parto cesárea.

Já Alexia Tanyelle, de 19 anos, fez o pré-natal na unidade, antes de ser submetida, também, a uma cesariana. “Fiz meu acompanhamento aqui [maternidade]. Isso me deu um suporte para que o meu parto fosse sem risco”, declarou a mãe da recém-nascida Anna Kelly.

A maternidade ainda disponibiliza o registro dos recém-nascidos na própria unidade. Basta os pais levarem o cartão do SUS.

Estrutura de ponta
O Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA) é referência no atendimento de urgência obstétrica e neonatal, além de oferecer a população serviços ambulatoriais e cirurgias eletivas. A unidade é composta por uma equipe multiprofissional qualificada com médicos neonatologistas, neuropediatra, enfermeiras, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, farmacêuticas e equipe de terapia nutricional, entre outros. E disponibiliza serviços de ultrassonografia, colposcopia, teste do pezinho, banco de leite, imunização, bem como atendimento de pré-natal de alto risco.

A maternidadeDivino Amor  dispõe de 74 leitos, distribuídos nas unidades críticas e semi-críticas, sendo: 6 leitos no pré-parto, 24 no alojamento conjunto de clínica e cirúrgica, 6 leitos na clínica geral da UTI, 5 no setor de médio risco, 6 no clínico pediátrico, 10 na Terapia Intensiva(UTIn) e 17 na clínica cirúrgica eletiva(masculina e feminina).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas